Timbalada

Salvar nos favoritos

Um movimento atemporal do Candeal Pequeno de Brotas para o mundo!

Timbalada é um fenômeno que nasceu no ano de 1991, com Carlinhos Brown, que se tornou um dos mais importantes nomes da cultura afro-baiana, orgulhosamente do Candeal Pequeno de Brotas para o mundo! O “Cacique Brown”, como o apelidaram, com seu timbal, envolveria uma legião de seguidores, os famosos timbaleiros. São quase 30 anos de muita inovação, resultado de experiências das mais variadas nuances sonoras e muita humanidade na trajetória, de transformação dentro e fora do seu bairro de origem, e nas inúmeras vidas que foram impactadas ao longo do processo.

Nova formação, mesma essência

Timbalada Salvador Bahia Foto: Lucas Assis e Paula Reis Estudio Gato Louco/ Assessoria

Sem perder sua essência, a banda segue com novos corpos pintados em diversas tonalidades. Três lindas vozes em total harmonia cantam um novo canto. Uma nova fase, que traz Buja Ferreira, Paula Sanffer e Rafa Chagas como ponta de lança assumindo a missão de liderar esse projeto grandioso que já energiza multidões há anos, ultrapassando carnavais.

“A Timbalada do século XXI é transbordante”. Essa é a frase utilizada pelo cacique Carlinhos Brown para definir o novo momento desse poderoso movimento percussivo. São 21 músicas inéditas. Entre as novidades, estão as canções “Traz a Cuchara”, “Xangô no Candeal”, “Mulheres Temos”, “Menina da Lua”, “Mulher Gameira”, “Ameaça”, “Hino Tim” e “A Pulga”. Salvador é a terra da música, da alegria, da maior festa de todos os tempos. Conhecer e viver a Timbalada é indispensável para quem aterrissa em Salvador.

Fazer música também é um ato social

A turma de percussão do professor Jair Rezende, no Pracatum, no Candeal. Foto: Amanda Oliveira.

Músico de origem humilde, Brown tem no seu corpo as vivências e o sentimento necessário para dar propósito a projetos que não se limitam à música em si, mas que coloca o jovem como protagonista da sua própria trilha sonora de vida, além de educar e ressignificar os contextos sociais, inspirando e impulsionando comunidades.

Foi no Candeal, bairro em que nasceu o músico, que percussionistas de todos os cantos, encantos e axés, se juntaram para criar ritmos inéditos, que hoje são referências para todo o Brasil e vários países do mundo. Carlinhos plantou sementes, e o bairro germinou esperança. Lá surgiu o Candyall Guetho Square, um espaço multicultural que recebe e promove shows e eventos culturais e que fez e faz história em Salvador. Quando foi lançado, surpreendeu a cidade em peso! “Vamos dar a volta no Gueto?” Sim, é lá a origem disso tudo!

Também no Candeal, em 1994, Brown iniciou seu trabalho educativo através da fundação da Associação Pracatum. A Pracatum Escola de Música e Tecnologias já formou mais de 2 mil músicos. A instituição desenvolve suas ações sustentada nos pilares de Educação, Cultura e Desenvolvimento Comunitário. Além disso, oferece cursos profissionalizantes para jovens e adultos.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Timbalada 2018 Salvador Bahia Foto Imas Pereira /Assessoria

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
11
Seu bolso

Outras experiências

Agenda

04
ago
05
ago
06
ago
07
ago
08
ago
10
ago
11
ago
Ver mais em Agenda