Restaurante Veleiro

Salvar nos favoritos

Tradição, requinte e alta gastronomia com uma vista espetacular da Baía de Todos os Santos

Restaurante Veleiro Yacht Club da Bahia. Barra, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O Restaurante Veleiro destaca-se pela sua tradição de mais de 50 anos, oferecendo um refinado cardápio da culinária internacional e uma excelente carta de vinhos. Tudo isso com uma vista privilegiada da Baía de Todos-os-Santos.

Localizado no primeiro piso do píer do Yacht Clube da Bahia, teve mudanças na decoração que deixou o restaurante ainda mais charmoso. Tem um visual de tons de azul, branco e cinza em contraste com peças em madeira. O chef Fernando Cerqueira está à frente da cozinha do Veleiro há 3 anos sempre apresentando uma gastronomia de alto padrão e serviço de excelência.

O cardápio desenvolvido por Fernando faz um passeio pelas culinárias francesa, italiana, espanhola, mediterrânea e baiana. Com um menu internacional, de grande influência regional, tem um pouco de tudo. Para quem gosta de carnes nobres, tem opções como Prime Rib, Bife de Tira e o Bife Ancho. De frutos do mar, tem a pasta com lagosta, o badejo à flor de sal, camarão empanado com provolone e muitas outras excelentes opções.

De entradas, sugerimos o steak tartare ou o ceviche, que são muito saborosos. Para o prato principal, o Polvo Provençal, com um arremate de azeite de ervas feito na casa. Fara finalizar, a sobremesa Trilogia é fenomenal: quindim, cocada com maracujá, um manjar brulée. O chef dá a verdadeira importância ao bioma da região, destacando os ingredientes locais em criações elaboradas.

“Eu prezo muito o bem-estar do cliente. Por amar o que eu faço, eu quero dar prazer através do alimento, quero que a pessoa saia daqui feliz”, afirma o chef.

Além do funcionamento diário, o restaurante promove experiências gastronômicas como o “Jantar a quatro mãos”, onde é convidado um chef de fora para cozinhar com o chef do Veleiro, Fernando Cerqueira. Sempre com temas variados, ele já recebeu, entre outros, o francês Maxime Lebrun, dono de uma estrela do celebrado Guia Michelin, além de Helena Fialho, Fernanda Possa, Geovane Carneiro do D.O.M., o chef e restauranteur Roberto Ravioli, sucesso também na televisão com o quadro “Toque do Ravioli” no programa “É de Casa”, na TV Globo, e a chef Elíbia Portela, apresentadora do Prato de Casa, programa que vai ao ar na telinha da Band Bahia.

A carta de vinhos é extensa e há uma bela adega no local. O metre Victor Santos explica que o Veleiro possui aproximadamente mil garrafas. A carta é composta por volta de 150 rótulos, tendo vinhos do novo mundo e do velho mundo. Tem vinhos chilenos, argentinos, portugueses e os nacionais da região do Rio Grande do Sul, além de vinhos muito bons também da Bahia.

Os drinks são um caso à parte

Orlando Alves Viana tem 45 anos sendo o responsável pelos drinks da casa. Restaurante Veleiro Yacht Club da Bahia. Barra, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Os drinks ficam por conta do Seu Orlando, um ícone da casa, assim descrito pelo próprio chef: “… ele tem mais de 40 anos de casa, ele é tombado, quem representa o restaurante e sua tradição”, Fernando fala com respeito. Se você não for um entendedor no assunto, não se preocupe. Orlando tem o dom de descobrir qual o drink que melhor combina com o seu paladar. Paciente e de fala mansa, vai explicando o que leva cada um dos drinks, dos clássicos aos contemporâneos.

Orlando Alves Viana tem 45 anos sendo o responsável pelos drinks da casa. Ele entrou bem perto da inauguração e está lá até hoje. Uma história construída junto com Ramon Fernandes, metre gerente da época tido como um grande mestre para Orlando (e reconhecido na cidade). De todos os drinks, o que ele mais gosta de fazer é o Dry Martini.

“Tem pessoas que vêm aqui para tomar especialmente este drink e também o Blood Mary. Chegam dizendo: eu não ia beber não, mas estou te vendo aí, então por favor me dá o “meu veneno”, conta Orlando.

Orlando é discreto ao falar dos clientes, com a sabedoria de quem sabe que o “que acontece no balcão, fica no balcão”. Diz não gostar de fazer caipiroska: “faço contra a minha vontade”. Ele fala em meio a risos e termina dizendo: “mas, segundo muitos, faço a melhor caipiroska da cidade”. Se bater curiosidade, anota aí os horários em que esse ícone está comandando o balcão: ele fica de terça a domingo, a partir das 11h30 até às 17h. Você não vai se arrepender.

Mais sobre o Chef Fernando Cerqueira

O chef Fernando Cerqueira do Restaurante Veleiro .Yacht Club da Bahia. Barra, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O chef Fernando Cerqueira é baiano, graduado em Gastronomia pela Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo – HOTEC. Responde pelo cardápio usando na sua elaboração a expertise adquirida em 19 anos de atuação na capital paulista entre o restaurante francês Ici Bistrô e o italiano Tappo Tratoria e nos restaurantes Pobre Juan e Mistura, no seu retorno a Salvador. Identifica-se com as cozinhas mediterrânea, francesa, italiana, regional e com os cortes de carne argentinos.

Serviço

Restaurante Veleiro
Endereço: Yacht Clube da Bahia – Av. Sete de Setembro, 3252 – Barra, Salvador – BA, 40130-001
Horários de funcionamento: segunda, das 11h30 às 16h (apenas almoço). Terça a sábado, das 11h30 a 0h (último cliente). Domingo, das 11h30 às 18h.
Aberto ao público. Estacionamento com manobrista.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Restaurante Veleiro Yacht Club da Bahia. Barra, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
27
Seu bolso
Localização
Av. Sete de Setembro, 3252 - Ladeira da Barra, Salvador - BA, 40130-001

Outras experiências

Agenda

23
out
25
out
26
out
27
out
28
out
29
out
30
out
Ver mais em Agenda