
Uma experiência sensorial para quem gosta de comer bem

Transformar a refeição em uma experiência sensorial, despertar curiosidade, apresentar novos sabores aos que gostam de comer bem. Surpreender. Esses são os principais objetivos do Restaurante Manga. Tenha certeza que os pratos servidos vão ficar no seu imaginário por algum tempo. A criatividade das propostas, o respeito à sazonalidade, os ingredientes de alta qualidade, sejam locais, nacionais ou importados, proporcionam uma verdadeira aventura ao seu paladar. Um encontro entre técnicas contemporâneas, respeito aos alimentos e liberdade de criação.
Das ervas colhidas no começo do dia, parte vindas da horta no terraço do próprio prédio, às cerejas vindas da fazenda da família em Ravensburg, na Alemanha, tudo se conecta até o alimento chegar à mesa, cheio de carinho e atenção. Grande parte dos alimentos vem de feiras orgânicas da cidade como a que acontece na UFBA e no Parque da Cidade. O Manga prima pela valorização dos alimentos de qualidade, orgânicos, e processos feitos na casa, como a arte da charcutaria com salames e outros embutidos. O restaurante produz pães e sorvetes, além das suas próprias carnes maturadas a seco.
Mas vamos do começo. Essa experiência gastronômica reflete a vida e os sonhos do casal de cozinheiros Katrin e Dante Bassi. Ela nasceu na Alemanha e ele em Salvador. Com almas pertencentes ao mundo, montaram um menu degustação completo. O menu é surpresa e adaptado aos gostos e restrições de cada cliente – Sim! Ao reservar, você pode dizer o que pode ou não comer, como glúten, lactose e afins. Katrin e Dante passaram por grandes experiências profissionais e se conheceram quando trabalhavam no D.O.M (restaurante do chef Alex Atala), em São Paulo, ele como sous chef e ela como chef de menu. É desde lá também a parceria com o baiano Pedro Mesquita, hoje sous chef do Manga.
O menu degustação
O Manga tem criações autorais que refletem as experiências de ambos os donos em restaurantes de renome, tendo como sugestão principal um menu degustação compartilhado, com opção de versão individual. Uma opção de preço fixo é oferecida, na qual o comensal escolhe dentre duas ou três entradas; dois ou três pratos principais; e duas ou três opções de sobremesa.
Mais mais e mais
O carinho continua na decoração com um ambiente aconchegante, casual e descontraído, em um casarão de três andares e com vista para o mar. Um fator interessante é que as fotos nas paredes são sob medida para o restaurante, feitas pelo arquiteto David Frauenkron, cunhado de Katrin e apaixonado por fotografia. Elas relatam o dia a dia do bairro onde fica o Manga, o Rio Vermelho. Também há uma foto do filho mais velho do casal, Peter, brincando nas areias de Moreré (BA) e outra do pai de Katrin em cima de uma escada, colhendo cerejas numa árvore em sua fazenda na Alemanha.
Outro detalhe que não podemos deixar de contar é que todas as cerâmicas usadas na casa são feitas exclusivamente para o Manga, um desenvolvimento de Ana Ramalho, do Cantinho de Barro. Elas levaram cerca de um ano para ficarem prontas, respeitando o tempo de cura, mudanças de cores de criação para criação, deixando tudo muito harmonioso.
Mas antes disso tudo, assim que você chegar ao Restaurante Manga, ainda no térreo, entre uma conversa e outra, vale uma prévia no bar ou até mesmo ir para um happy hour. São chopps e cervejas artesanais fabricados na Bahia, carta de vinhos e menu de “comidinhas” com foco em charcuteria. Além, é claro, de uma carta de coquetéis assinada pelo renomado bartender paulista, Jean Ponce, proprietário do Guarita Bar, em São Paulo.
Serviço
Restaurante Manga
Endereço: Rua Professora Almerinda Dultra, 40, Rio Vermelho – Salvador.
Referência: em frente à Igreja de Nossa Senhora de Santana
Funcionamento:
Segunda e terça fechado
Quarta e quinta: das 18 às 23h (bar) / das 19 à 23h (restaurante)
Sexta e Sábado (almoço): das 12 à 15h
Sexta e Sábado (noite): das 18 à 24h (bar) / das 19h à 24h (restaurante)
Domingo (almoço): das 12 à 16h30
Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!