Primeira escola de Samba Junino de Salvador

Rua Padre Domingos de Brito, 4 D, Garcia, Salvador‑BA
Cidade da Música
Primeira escola de Samba Junino de Salvador. Fotos via Assessoria de Imprensa.
Primeira escola de Samba Junino de Salvador. Fotos via Assessoria de Imprensa.
Primeira escola de Samba Junino de Salvador. Fotos via Assessoria de Imprensa.
01/02

O ritmo que representa a  fusão vibrante de tradição e inovação

Salvador, cidade de muitos ritmos, celebra o nascimento da primeira Escola de Samba Junino. Essa iniciativa pioneira é a materialização de um sonho antigo, que ganha vida através da dedicação e do talento de figuras emblemáticas como Nonato Sanskey e o legado do Instituto Cultural e Carnavalesco MUCUM’G.

O Samba Junino, já reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador, é uma manifestação genuinamente soteropolitana que pulsa nas veias da cidade. Com suas raízes fincadas na cultura afro-brasileira e nas tradições juninas, ele representa a alegria, a fé e a resistência de um povo que encontra na música e na dança a sua mais pura expressão.

A Escola de Samba Junino chega com programas de formação e inclusão social por meio de oficinas gratuitas de percussão, canto, violão e expressão corporal, voltadas para crianças, jovens e adultos da comunidade do Garcia. Lançada em junho de 2025, tem como objetivo preservar, fortalecer e difundir, cada vez mais, a cultura do Samba Junino. As atividades são abertas à comunidade, e todos os públicos a partir de dez (10) anos de idade podem participar.

Para se inscrever, basta entrar no perfil do Instagram do Instituto Mucumg (@primeira_escola_s.junino) e clicar no link da bio. No momento, ainda não há visitação aberta – apenas para quem for participar das atividades. Além de suas ações artísticas e da formação, vai dar continuidade nas atividades complementares como encontros, seminários e ações mobilizadoras, promovendo o diálogo, a conscientização e a participação ativa da sociedade civil.

O Instituto também reconhece o valor das práticas esportivas e lúdicas como instrumentos de transformação. Por isso, integra em sua programação regular atividades de dança, boxe, capoeira e outras práticas de lazer, que contribuem para a saúde física, o fortalecimento de vínculos sociais e a autoestima dos participantes.

Sobre Nonato Sanskey e O Instituto Cultural e Carnavalesco MUCUM’G

Cantor, compositor, músico e intérprete começou a se relacionar com a música ainda na infância através da Banda Mirim do Olodum, já participou de diversos arrastões musicais com Carlinhos Brown, Timbalada e outros arrastões de Samba Junino além de se apresentar com Levada Louca, É o Tchan e Chiclete com Banana. Em 2000 criou o e O Instituto Cultural e Carnavalesco MUCUM’G de valorização da cultura baiana e afrodescendente.

Carnaval e São João

A atuação do MUCUM’G tanto no Carnaval quanto nas festas juninas demonstra a versatilidade e a capacidade de adaptação do samba duro junino, que transita entre diferentes festividades, sempre mantendo sua essência e energia.

O Samba da MUCUM’G é a principal vitrine cultural da instituição, promovendo eventos, espetáculos e celebrações que exaltam o samba duro junino, o samba de roda e outras expressões afro-brasileiras. Essas atividades não apenas preservam a memória cultural da Bahia, como também conquistam espaços de reconhecimento no cenário nacional e internacional.

Serviço:

Escola de Samba Junino de Salvador
Oficinas e atividades abertas à comunidade
Instituto Cultural e Carnavalesco MUCUM’G
Rua Padre Domingos de Brito, 4 D, Garcia, Salvador‑BA
Quanto: gratuito
Contato: 71 98813-8392
Instagram: @primeira_escola_s.junino
@sambajuninomucumg

Agenda

19
20
21
22
23
24
25
26
27
DomSegTerQuaQuiSexSáb
293012345678910111213141516171819202122232425262728293031123456789