Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques

Cidade da Música
Banner - Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques

Sede da Orquestra Afrosinfônica

O espaço funcionará como um núcleo de música afrobrasileira

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Casa da Ponte (@casa_da_ponte)

O sobrado do século XVIII, localizado no Largo do Pelourinho — um dos mais importantes espaços de manifestações afro-brasileiras em Salvador — abriga um espaço dedicado à educação, cultura, diálogo e fruição: um Centro Cultural em constante criação e com duas escolas voltadas à música e ao patrimônio histórico. Esta é a sede da Casa da Ponte, organização social ocupada pela Orquestra Afrosinfônica, pela escola Núcleo Moderno de Música, pelo projeto Ponte para a Comunidade e por outras iniciativas da instituição.

A Casa da Ponte é Música e Patrimônio Histórico

O casarão nº 10 — tombado pelo IPHAN e com 862 m² — foi ocupado em 2018 e totalmente reformado, sendo entregue em outubro de 2025. A reforma utilizou o processo de retrofit, preservando a estrutura original do imóvel.

Localizado no Centro Histórico de Salvador — área reconhecida pela UNESCO — o imóvel está em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e ao lado da Fundação Casa de Jorge Amado e de outros casarios centenários.

O Núcleo oferece cursos de qualificação, especialização e aulas para iniciantes, todos gratuitos. Estão previstas a realização de ensaios abertos da Orquestra Afrosinfônica, apresentações e encontros culturais. O Núcleo Moderno de Música também promove aulas, palestras e visitas guiadas relacionadas ao patrimônio histórico, incentivando a troca de conhecimentos e experiências. O espaço abriga ainda diálogos criativos e ações de capacitação voltadas a diversas comunidades, fortalecendo sua função social e cultural.

Um casarão histórico com vista para a Baía

A edificação passou por intervenções que a adaptaram para acolher atividades culturais e educacionais. O espaço conta com sala/estúdio para apresentações, ensaios e gravações da Orquestra Afrosinfônica; salas para aulas coletivas e individuais do Núcleo Moderno de Música; além de ambientes destinados à governança, administração, comunicação, corpo docente e reuniões. A reforma incluiu o restauro de esquadrias, forros, pisos e telhado, além da instalação de novas infraestruturas hidráulica e elétrica.

No quintal, com vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos, será construído um deck contemporâneo com café e área para apresentações de alunos e pocket concertos. Assim como na proposta musical da Casa, o espaço harmoniza o moderno e o ancestral, o presente e o passado, refletidos na escolha dos materiais e na ambientação.

Projeto Ponte para a Comunidade – Orquestras Afrobaianas

O Ponte para as Comunidades é uma iniciativa voltada à formação de músicos nas comunidades soteropolitanas. Criado em 2024, o projeto atendeu 1.500 jovens encaminhados para oito blocos afro da capital.

O projeto Orquestras Afrobaianas celebra a parceria da Casa da Ponte com oito organizações afro de Salvador: Banda Didá, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Grupo Étnico Cultural, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Olodum e Pracatum. A iniciativa atende gratuitamente mais de 1.300 pessoas a partir de nove polos de ensino de música implantados em Salvador, localizados no Pelourinho (Centro Histórico), Candeal (Brotas), Curuzu (Liberdade), Pirajá, Bairro da Paz e Itapuã.

Os cursos são amplos, com aulas de violão, guitarra, contrabaixo acústico, violoncelo, teclados, piano, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, percussão afro, percussão sinfônica, canto e coral. As contribuições incluem formação de Orquestras Afrobaianas (Projeto “Ponte para a Comunidade”), fortalecimento do ensino musical em diversas comunidades, intercâmbio cultural e fornecimento de instrumentos, expansão do alcance do Núcleo Moderno de Música e colaboração na preservação e difusão da identidade cultural.  Saiba mais neste link.

Serviço:

Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques
Instagram: @casa_da_ponte
Largo do Pelourinho, 10 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-280
Contato: 71 93300 5133
Portal: casadaponte.org.br
secretaria@casadaponte.org.br
comunica@casadaponte.org.br

O projeto de restauração e readequação arquitetônica do casarão do século XVIII foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, e tem patrocínio do Nubank.