Novo Mercado São Miguel

Salvar nos favoritos

Após uma grande reforma, o mercado volta renovado!

Ele já foi ponto de encontro de personalidades famosas e local significativo da capoeiragem baiana

Novo Mercado São Miguel. Nazaré. Salvador Bahia. Foto Max Haack Secom.

Mais uma pérola do Centro Histórico de Salvador está de cara nova, mas sem perder o caráter cultural e comercial. Depois do incêndio sofrido em 2017, o Mercado de São Miguel, situado no coração da Baixa dos Sapateiros desde 1965, passou por uma reconstrução e está de volta ao público, mais bonito, moderno e com todos os protocolos de segurança sanitária.

O mercado, que tem uma área de 4.460 m², sendo 1.671 m² de espaço construído, sofreu uma bela transformação. O projeto teve como objetivo conservar a tradição do centro de compras, levando em consideração as necessidades arquitetônicas atuais, como elementos de acessibilidade e paisagismo.

No total, são 40 boxes para comercialização de itens diversos, 28 bancadas de hortifruti e seis restaurantes. Além disso, a estrutura possui elementos de acessibilidade, estacionamento com vagas para até 30 veículos e um santuário dedicado ao culto de São Miguel, que recebeu a bênção do frei Edilson Santos, da Igreja do Convento de São Francisco.

O local sempre foi um ponto significativo para a população, principalmente dos bairros Saúde, Nazaré e Pelourinho. O Mercado São Miguel agora tem também espaço próprio para a capoeira, o maculelê e demais manifestações.

Muita gente bacana já passou por lá

Inaugurado em 1965, o Mercado São Miguel é um símbolo do comércio da Baixa dos Sapateiros, tendo seu auge entre os anos de 1970 e 1980. A diversidade dos produtos vendidos no local chamava a atenção do público: carnes, peixe e frutos do mar, galinha caipira viva, ingredientes da culinária baiana e até ouro para fazer joias.

Por lá, circulavam pessoas de diversas classes sociais e personalidades famosas, como os sambistas Batatinha, Riachão e Bezerra da Silva, e os escritores Jorge Amado e Jeová de Carvalho. A capoeira surgiu bem no meio da feira, o que garantia uma atração a mais para clientes e visitantes.

Em meados dos anos de 1990, mesmo aberto ao público, teve início o processo de degradação do equipamento por passar tantos anos sem manutenção. Em 2017, um incêndio tornou o local sem condições de funcionamento. Com isso, em março de 2019, foi iniciada a reconstrução do Mercado São Miguel pela Prefeitura de Salvador, que após dois anos de investimento na reforma do local, entrega agora um Mercado novo, resgatando essa estrutura tão importante para o comércio e a economia da cidade.

Serviço:

Novo Mercado São Miguel
Endereço: Av. José Joaquim Seabra, 151 – Nazaré, Salvador – BA, 40024-082
Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 16h.

Novo Mercado São Miguel. Nazaré. Salvador Bahia. Foto Max Haack Secom.

1
2
3
3
Seu bolso
Localização
Av. José Joaquim Seabra, 151 - Nazaré, Salvador - BA, 40024-082

Outras experiências

Agenda

25
set
27
set
28
set
29
set
30
set
01
out
02
out
Ver mais em Agenda