Clima pré-histórico para Salvador
Novo espaço tem pracinhas com brinquedos para as crianças
Organize sua agenda para conhecer a Lagoa dos Dinossauros, onde toda a família vai se divertir vendo réplicas de Velociraptor, Dilofossauro, Braquiossauro e muito mais. O novo equipamento de convivência, pesquisa e lazer com um clima de pré-história fica na Lagoa dos Frades, no bairro do Stiep, próximo ao antigo Centro de Convenções. A área foi requalificada, tornando o local um atrativo diferenciado de tudo o que existe na cidade.
Com clima pré-histórico, o visitante deixa a imaginação voar e se diverte, tendo a sensação de ter voltado no tempo, diante das esculturas em tamanho real. Duas delas são de Tiranossauro Rex, com aproximadamente cinco metros de altura e nove metros de comprimento cada. As demais estão distribuídas em seis réplicas de Velociraptor, duas de Dilofossauro, uma de Dilofossauro Sinensis, uma de Braquiossauro, uma de Pteranodonte e um Anquilossauro. As réplicas emitem som, com a aproximação das pessoas, por meio de um sensor de presença e do uso de um aplicativo. A estimativa é que a lagoa ganhe ainda mais esculturas.
O local é situado em uma área verde, com vegetações nativas de Mata Atlântica em pleno meio urbano. A lagoa tem 16.470 m² e o entorno possui espaço de convivência, sanitário, novo mobiliário, com jogos de bancos e mesa, banheiro para pessoas com deficiência, pergolado, anfiteatro, acessibilidade e quiosques.
Saiba mais sobre as esculturas, os peixinhos e a participação da comunidade
O processo de construção das peças envolveu um estudo sobre como era a anatomia dos dinossauros. Após o estudo e a busca de imagens, os colaboradores da autarquia projetaram as imagens em 3D e as retrataram em estruturas metálicas. O passo seguinte foi cobrir essas estruturas, esculpindo célula por célula com argila. Depois que as peças foram totalmente cobertas e fibradas, foram recortadas, dando origem à fibra de vidro que é utilizada como forma final.
A lagoa também passou por um processo de aeração, que melhora as condições da água. Serão lançados, ainda, cinco mil alevinos de espécies diferentes, doados pela Bahia Pesca, para aumentar o número de peixes. Durante 30 dias, será proibida a pesca para que essa população possa se multiplicar.
No espaço de convivência e lazer também são encontradas espécies como camaleões, micos e até mesmo joões-de-barro. O projeto tem a participação intensa da comunidade que, inclusive, ajudou na aquisição de produtos para melhoria da água e na doação de patos que vão embelezar o local.
Número de visitantes e protocolos de saúde
A quantidade de pessoas presentes simultaneamente dentro do parque da Lagoa dos Dinossauros, no Stiep, será de 200. Funcionários fazem a contagem dos visitantes, que entram e saem do espaço, nos dois portões de acesso, efetuando o controle de fluxo, enquanto um sistema de agendamento está em estudo.
Vale lembrar que as medidas de segurança sanitária previstas nos protocolos geral e específico devem ser seguidas, a exemplo do uso obrigatório de máscara. Dessa forma, também não serão permitidas atividades que possam gerar aglomerações, como piqueniques, eventos, shows, práticas esportivas coletivas, grupos escolares ou religiosos e similares.
Serviço
Lagoa dos Dinossauros
Lagoa dos Frades – Stiep, Salvador – BA
Funcionamento: segue o decreto municipal de enfrentamento à covid-19, de segunda a sábado, das 6h às 17h.
Número de visitantes: 200
Importante: use máscara e leve álcool 70°.