Lagoa dos Dinossauros

Salvar nos favoritos

Clima pré-histórico para Salvador

Novo espaço tem pracinhas com brinquedos para as crianças

Lagoa dos Dinossauros. Bairro do Stiep. Salvador Bahia. Imagens aéreas de Igor Santos Secom.

Organize sua agenda para conhecer a Lagoa dos Dinossauros, onde toda a família vai se divertir vendo réplicas de Velociraptor, Dilofossauro, Braquiossauro e muito mais. O novo equipamento de convivência, pesquisa e lazer com um clima de pré-história fica na Lagoa dos Frades, no bairro do Stiep, próximo ao antigo Centro de Convenções. A área foi requalificada, tornando o local um atrativo diferenciado de tudo o que existe na cidade.

Com clima pré-histórico, o visitante deixa a imaginação voar e se diverte, tendo a sensação de ter voltado no tempo, diante das esculturas em tamanho real. Duas delas são de Tiranossauro Rex, com aproximadamente cinco metros de altura e nove metros de comprimento cada. As demais estão distribuídas em seis réplicas de Velociraptor, duas de Dilofossauro, uma de Dilofossauro Sinensis, uma de Braquiossauro, uma de Pteranodonte e um Anquilossauro. As réplicas emitem som, com a aproximação das pessoas, por meio de um sensor de presença e do uso de um aplicativo. A estimativa é que a lagoa ganhe ainda mais esculturas.

O local é situado em uma área verde, com vegetações nativas de Mata Atlântica em pleno meio urbano. A lagoa tem 16.470 m² e o entorno possui espaço de convivência, sanitário, novo mobiliário, com jogos de bancos e mesa, banheiro para pessoas com deficiência, pergolado, anfiteatro, acessibilidade e quiosques.

Saiba mais sobre as esculturas, os peixinhos e a participação da comunidade

Lagoa dos Dinossauros. Bairro do Stiep. Salvador Bahia. Foto Jefferson Peixoto Secom .

O processo de construção das peças envolveu um estudo sobre como era a anatomia dos dinossauros. Após o estudo e a busca de imagens, os colaboradores da autarquia projetaram as imagens em 3D e as retrataram em estruturas metálicas. O passo seguinte foi cobrir essas estruturas, esculpindo célula por célula com argila. Depois que as peças foram totalmente cobertas e fibradas, foram recortadas, dando origem à fibra de vidro que é utilizada como forma final.

A lagoa também passou por um processo de aeração, que melhora as condições da água. Serão lançados, ainda, cinco mil alevinos de espécies diferentes, doados pela Bahia Pesca, para aumentar o número de peixes. Durante 30 dias, será proibida a pesca para que essa população possa se multiplicar.

No espaço de convivência e lazer também são encontradas espécies como camaleões, micos e até mesmo joões-de-barro. O projeto tem a participação intensa da comunidade que, inclusive, ajudou na aquisição de produtos para melhoria da água e na doação de patos que vão embelezar o local.

Número de visitantes e protocolos de saúde

A quantidade de pessoas presentes simultaneamente dentro do parque da Lagoa dos Dinossauros, no Stiep, será de 200. Funcionários fazem a contagem dos visitantes, que entram e saem do espaço, nos dois portões de acesso, efetuando o controle de fluxo, enquanto um sistema de agendamento está em estudo.

Vale lembrar que as medidas de segurança sanitária previstas nos protocolos geral e específico devem ser seguidas, a exemplo do uso obrigatório de máscara. Dessa forma, também não serão permitidas atividades que possam gerar aglomerações, como piqueniques, eventos, shows, práticas esportivas coletivas, grupos escolares ou religiosos e similares.

Serviço

Lagoa dos Dinossauros
Lagoa dos Frades – Stiep, Salvador – BA
Funcionamento: segue o decreto municipal de enfrentamento à covid-19, de segunda a sábado, das 6h às 17h.
Número de visitantes: 200
Importante: use máscara e leve álcool 70°.

Lagoa dos Dinossauros. Bairro do Stiep. Salvador Bahia. Foto Jefferson Peixoto Secom .

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
10
Seu bolso
Localização
Lagoa dos Frades - Stiep, Salvador - BA

Outras experiências

Agenda

03
mar
04
mar
05
mar
06
mar
08
mar
09
mar
10
mar
Ver mais em Agenda