Igreja Nossa Senhora da Saúde e Glória

Salvar nos favoritos

Recentemente revitalizado, o local é de grande importância histórica e artística

Um dos templos religiosos mais antigos da Bahia, a igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória está novamente aberta para fiéis e visitantes. Localizada na Praça Severino Ribeiro, no bairro da Saúde, Centro Histórico de Salvador, a igreja integra o sítio da Saúde, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e considerado zona de preservação rigorosa.

Salvador tem um vasto patrimônio histórico religioso. Visitar igrejas, além de fortalecer o turismo religioso, também é uma forma de resgate da história. Dada a sua importância histórica e artística, a igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória foi tombada pelo Iphan em 1941, conforme Processo de Tombamento nº 274-T, tendo sido inscrito no Livro Histórico e no Livro de Belas Artes.

O bairro da Saúde cresceu à sua volta

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde e Glória foi construída na primeira metade do século XVIII (1723) e condicionou a ocupação urbana à sua volta. As ordens religiosas, geralmente detentoras de vastos terrenos à época, criaram pontos de consolidação de casarios, impulsionando o crescimento da malha urbana na região.

Com isso, o templo religioso teve forte influência na configuração do bairro, que tem como protagonista espacial o largo em frente ao imóvel. A igreja, com mais de 300 anos, está isolada em três lados e se abre para um largo onde convergem cinco ruas, repletas de sobrados que compõem a praça.

Observe os detalhes…

Em sua visita a esta igreja, você pode ver o rico acervo de bens móveis e integrados, tais como elementos artísticos, pinturas e imagens de arte sacra. Na arquitetura, o edifício detém elementos barrocos, rococós e, no seu interior, neoclássicos. Configura-se numa igreja de nave única, com corredores laterais e tribunas.

Possui na parte baixa das paredes laterais da nave e capela-mor importantes painéis de azulejos datados da transição do século XVIII para o XIX, de autoria de Francisco de Paula Oliveira. O painel representa os quatro evangelistas, os dois doutores da igreja, o Coração de Jesus e Nossa Senhora das Dores.

E, para completar o passeio, não deixe de olhar para cima. A igreja possui na nave um dos primeiros tetos de concepção ilusionista barroca realizados na Bahia, intitulado “A Assunção de Nossa Senhora”, composição pintada por Domingos da Costa Filgueira, que representa a Santíssima Trindade. A técnica de perspectiva dá a sensação de três dimensões às pinturas.

A revitalização

O último projeto de revitalização, feito em 2021, buscou oferecer mais segurança e conforto aos fiéis e visitantes, tem adequação às normas de acessibilidade universal, além de recuperar características originais e exaltar o valor histórico do templo na capital baiana.

Também foram realizados serviços de infraestrutura elétrica e hidrossanitária, criação de plataforma elevatória para acessibilidade, e construção de um novo anexo com o objetivo de alocar atividades de apoio e potencializar ações sociais da paróquia.

Serviço

Igreja Nossa Senhora da Saúde e Glória
Endereço: Largo da Saúde, s/n – Saúde, Salvador – BA, 40040-620
Telefone: (71) 99991-2696
Instagram: @saudegloria

Seu bolso
Localização
Largo da Saúde, s/n - Saúde, Salvador - BA, 40040-620

Outras experiências

Agenda

27
jan
28
jan
29
jan
30
jan
31
jan
01
fev
02
fev
03
fev