Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo

Salvar nos favoritos

O templo católico com uma das sacristias mais belas do mundo

Construída no início do século XVII, em estilo neoclássico, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo apresenta uma das mais belas sacristias do mundo. O convento é o maior da Ordem Carmelita no mundo, possuindo dois claustros e 80 celas, e parte delas já abrigou o primeiro hotel histórico de luxo do Brasil*.

A Igreja do Carmo, ligada ao convento das carmelitas, foi fundada em 1585, na Rua do Carmo. Neste convento, foi assinada a rendição dos holandeses. A igreja possui uma imagem de Nossa Senhora, de autoria de Chagas, o Cabra, um dos maiores escultores do Brasil. O altar é feito de prata, assim como o sacrário. Ali, se encontra também a cadeira onde se sentava D. João VI para assistir aos ofícios religiosos. Dentro da igreja, na capela de Nossa Senhora da Piedade, estão enterrados o poeta Junqueira Freire e o Conde de Bagnuoli, herói da expulsão dos holandeses.

A sacristia, rica em obras de talha dourada que se multiplicam ao redor dos painéis do forro, reproduzindo a vida de Santo Elias, se tornou ímpar no Brasil pela grandeza do conjunto. Se destacam, além de um crucificado de bronze, do século XVII, estátuas imponentes dos papas São Telésforo e São Dionísio e dos Bispos São Pedro Tomaz e Santo André Cursino, grandes dignitários carmelitanos. O mobiliário também é magnífico, de armários de jacarandá com puxadores de prata trabalhados à mão.

Hoje, lá está também o maravilhoso Cristo na Coluna, de autoria de Chagas, o Cabra, o maior escultor baiano de todos os tempos passados.

A rendição Holandesa

O principal acontecimento histórico relacionado com o Convento do Carmo se deu quando Salvador foi invadida por tropas holandesas, no ano de 1624. O prédio foi transformado em quartel-general das tropas luso-hispano-brasileiras.

A cidade de Salvador possuía uma grande rede de defesas, nas quais haviam várias ‘portas’ fortificadas. E o epicentro da resistência se deu justamente nas ‘Portas do Carmo‘. Após vários meses de cerco, foram vencidos os invasores, e a rendição foi assinada na sala que é a atual sacristia da igreja. O convento do Carmo passou a ser então uma referência na defesa da cidade.

Serviço

Endereço: Rua do Carmo – Santo Antônio Além do Carmo
Telefone: 71 3242-0182
Visitação: seg à sex, 7h às 17h e sáb, 8h às 12h / Gratuito

*Transformar conventos em hotéis é comum na Europa, porém, no Brasil, é raro acontecer.

Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo. Carmo Salvador Bahia.

1
2
3
4
5
5
Seu bolso
Localização
Rua do Carmo - Santo Antônio Além do Carmo

Outras experiências

Agenda

23
out
25
out
26
out
27
out
28
out
29
out
30
out
Ver mais em Agenda