Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo

Salvar nos favoritos

O templo católico com uma das sacristias mais belas do mundo

Construída no início do século XVII, em estilo neoclássico, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo apresenta uma das mais belas sacristias do mundo. O convento é o maior da Ordem Carmelita no mundo, possuindo dois claustros e 80 celas, e parte delas já abrigou o primeiro hotel histórico de luxo do Brasil*.

A Igreja do Carmo, ligada ao convento das carmelitas, foi fundada em 1585, na Rua do Carmo. Neste convento, foi assinada a rendição dos holandeses. A igreja possui uma imagem de Nossa Senhora, de autoria de Chagas, o Cabra, um dos maiores escultores do Brasil. O altar é feito de prata, assim como o sacrário. Ali, se encontra também a cadeira onde se sentava D. João VI para assistir aos ofícios religiosos. Dentro da igreja, na capela de Nossa Senhora da Piedade, estão enterrados o poeta Junqueira Freire e o Conde de Bagnuoli, herói da expulsão dos holandeses.

A sacristia, rica em obras de talha dourada que se multiplicam ao redor dos painéis do forro, reproduzindo a vida de Santo Elias, se tornou ímpar no Brasil pela grandeza do conjunto. Se destacam, além de um crucificado de bronze, do século XVII, estátuas imponentes dos papas São Telésforo e São Dionísio e dos Bispos São Pedro Tomaz e Santo André Cursino, grandes dignitários carmelitanos. O mobiliário também é magnífico, de armários de jacarandá com puxadores de prata trabalhados à mão.

Hoje, lá está também o maravilhoso Cristo na Coluna, de autoria de Chagas, o Cabra, o maior escultor baiano de todos os tempos passados.

A rendição Holandesa

O principal acontecimento histórico relacionado com o Convento do Carmo se deu quando Salvador foi invadida por tropas holandesas, no ano de 1624. O prédio foi transformado em quartel-general das tropas luso-hispano-brasileiras.

A cidade de Salvador possuía uma grande rede de defesas, nas quais haviam várias ‘portas’ fortificadas. E o epicentro da resistência se deu justamente nas ‘Portas do Carmo‘. Após vários meses de cerco, foram vencidos os invasores, e a rendição foi assinada na sala que é a atual sacristia da igreja. O convento do Carmo passou a ser então uma referência na defesa da cidade.

Serviço

Endereço: Rua do Carmo – Santo Antônio Além do Carmo
Telefone: 71 3242-0182
Visitação: seg à sex, 7h às 17h e sáb, 8h às 12h / Gratuito

*Transformar conventos em hotéis é comum na Europa, porém, no Brasil, é raro acontecer.

Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo. Carmo Salvador Bahia.

1
2
3
4
5
5
Seu bolso
Localização
Rua do Carmo - Santo Antônio Além do Carmo

Outras experiências

Ver Agenda completa
03dez
04dez
05dez
06dez
07dez
08dez
09dez
10dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.