Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo

Salvar nos favoritos

Famosa pelo filme o Pagador de promessas, reabre suas portas e a torre com vista panorâmica para o Centro histórico

Após 16 anos fechada e mais três anos e meio de um processo intenso de restauração, a Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo foi reaberta no dia 5 de fevereiro de 2018. Hoje, quem olha para a Igreja imponente de portas azuis – única no Centro Histórico desta cor – não imagina o trabalho complexo que envolveu diversos profissionais, com o objetivo de preservá-la.

Construída em 1736 para ser matriz da freguesia criada 18 anos antes, a igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo leva este nome devido à sua localização na rua do Passo, que tradicionalmente é o caminho da procissão dos sete passos de Jesus realizada pelos Carmelitas durante a semana Santa, na sexta-feira da paixão. O primeiro passo simbólico dos sete passos de reflexões de Jesus até o calvário é feito em frente à igreja.

Localizada teoricamente onde “o Pelourinho e o Carmo se encontram”, a Igreja do Passo ficou conhecida mundialmente após ter as escadarias de acesso como o principal cenário do filme “O Pagador de Promessas”, gravado no ano de 1962. O drama, escrito e dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes, conta a história de um homem que carrega uma cruz desde sua terra, no interior da Bahia, até a Igreja de Santa Bárbara em Salvador, onde a oferecerá ao padre local.

O curioso é que a Igreja do Passo não é de Santa Bárbara, mas ficou conhecida como se fosse. O grande sucesso do filme, a boa relação da equipe e a correlação que os visitantes fizeram com a santa depois dele, fizeram com que a produção do longa doasse uma imagem de Santa Bárbara para a igreja. Hoje ela se encontra na lateral do altar. Outro fato interessante é que no segundo andar da Igreja está exposta a câmera original usada nas filmagens, além de outros objetos e a cadeira do Diretor, Anselmo Duarte.

“Nós temos uma relação com Santa Bárbara. Antes de [a igreja] ser fechada por quase 20 anos, havia uma festa de Santa Bárbara aqui. Talvez tenha sido escolhida [para o filme] exatamente por isso. Inclusive, no dia 04 de dezembro, na data que se celebra a santa, além das festas por todo o Centro Histórico e a tradicional missa na Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, também há uma missa aqui na Igreja do Passo, ao meio dia”, explica Igor Bahia Auxiliar Administrativo da Igreja do Passo.

Uma vista inesquecível do alto do Centro Histórico

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo. Santo Antônio Além do Carmo. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

No processo de melhorias desta bissecular igreja, também foi aberta ao público a visitação à torre onde ficam os sinos da edificação. De lá, é possível ver, entre muitas outras coisas, o Elevador Lacerda, o Largo Terreiro de Jesus, a Fundação Jorge Amado, a Igreja Nossa Senhora Rosários do Pretos, grande parte da Baixa dos Sapateiros, as Igrejas do Carmo, Boqueirão e Santo Antônio, além de uma visão ampla na Baía de Todos os Santos. O pôr do sol visto de lá é algo realmente abençoado.

Do alto da torre, Igor afirma: “Quem não sobe aqui, não veio à Salvador! Aqui a gente tem uma experiência diferente da cidade. Daqui nós vemos tudo ao mesmo tempo. Quando o visitante sobe, ele tem todas as experiências que ele viveu isoladamente caminhando no Centro Histórico, de uma forma única”, diz, apontando no horizonte tudo que é possível ver lá de cima.

Também foi restaurada a escadaria que conecta a Rua do Passo e a Ladeira do Carmo, espaço de tradicionais eventos culturais de Salvador. Além disso, foram restaurados os bens integrados e imagens sacras, e promovidas soluções de acessibilidade universal, como implantação de elevador, rampas e plataforma para cadeirantes.

De estilo Neoclássico com detalhes Barrocos, a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo é em alvenaria de pedra e tijolos, possui subsolo (cripta), térreo (capela-mor e sacristia) e pavimento superior (tribunas e coro). No interior do templo destaca-se a pintura do teto, de autoria imprecisa, em perspectiva ilusionista barroca, de origem italiana. Em meados de 1750, ela recebe os azulejos portugueses na capela-mor.

Devido a época de construção ter se dado em meio à contrarreforma católica e à reforma protestante, a Igreja foi erguida como um monumento de afirmação da presença de Cristo na eucaristia. Como a maioria das igrejas, a do Passo também levou muitos anos para ser concluída, tendo assim influências de diferentes estilos. No chão do presbitério há uma linda técnica mulçumana de encaixe de mármore em diferentes cores. O altar-mor é de autoria do baiano Vitoriano dos Anjos, mestre e professor de entalhe que ficou conhecido por fazer os trabalhos de entalhe da Catedral de Nossa Senhora da Conceição na cidade de Campinas, São Paulo.

Após quase 20 anos, a Igreja do Passo celebrará seu padroeiro

Caminhando pelo segundo andar, vários objetos antigos estão expostos. Eles foram descobertos no decorrer da restauração. Pesquisas em livros antigos da igreja relatam os festejos ao Santíssimo Sacramento associado aos festejos do Sagrado Coração de Jesus.

Buscando resgatar esta memória, movimentar o Centro Histórico de Salvador e somar com a fé do povo baiano, a Igreja do Passo voltou a celebrar, em 2019, a festa do Santíssimo Sacramento e Sagrado Coração de Jesus. Depois de uma Solene Novena, acontece a procissão festiva com todo o Apostolado da Oração e fiéis devotos, saindo do Largo de Santo Antônio Além do Carmo em direção à Igreja do Passo, onde acontece uma Missa Festiva. Mais informações neste link.

Legenda: Baú cofre da Irmandade do Santíssimo Sacramento do Passo.
Legenda: Salão Nobre da Irmandade.

Serviço

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo
Endereço: Rua do Passo, Nº52A, Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – Bahia. 40301-408.
Visitação: de segunda a sábado, das 9h às 17h
Santas Missas: terças, quintas e sábados, às 17h
Santas Missas devocionais ao Sagrado Coração de Jesus: primeira e última sexta-feira de cada mês às 9hs
Visitas turísticas à Igreja durante o expediente: R$ 5,00 por pessoa
Visita guiada ao Campanário com visão panorâmica das janelas da Torre: R$ 5,00 por pessoa.
Telefone: (71) 3241- 6297
E-mail: igrejadopasso.ssa@gmail.com

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo. Santo Antônio Além do Carmo. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
62
Seu bolso
Localização
R. do Passo, 50A - Santo Antônio Além do Carmo, Salvador - BA, 01016-040

Outras experiências

Experiências em Salvador

Agenda

13
jul
14
jul
15
jul
16
jul
17
jul
18
jul
Ver mais em Agenda