Igreja do Boqueirão

Salvar nos favoritos

Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão dos Homens Pardos

A igreja que divide Salvador em duas

Em 1726, em um lugar onde havia uma trincheira de defesa de Salvador, a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos pediu ao Vice-Rei do Brasil, Vasco F. Cesar de Menezes, a autorização para construir uma igreja no local, que era agraciado com uma vista estonteante da Baía de Todos-os-Santos. Ali, foi construída a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão dos Homens Pardos, no Santo Antônio Além do Carmo.

A arquitetura do local é semelhante à da Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. A edificação do templo católico foi finalizada entre fins do século XVIII e meados do século XIX, com a construção das duas torres na fachada principal, revestidas por azulejos brancos, seguindo o estilo rococó. No seu interior, a igreja é decorada em estilo neoclássico e barroco. Uma curiosidade é que a igreja recebeu o nome de Boqueirão porque foi construída em uma grande encosta, onde ficava a antiga trincheira na falha geológica que faz a divisão entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.

A igreja tem três altares ricos em detalhes e folheados a ouro, além de pinturas que foram descobertas depois da restauração, em 2009. No teto, é possível admirar pinturas da Virgem Maria, sob o título de Imaculada Conceição, sendo glorificada junto à Santíssima Trindade. O templo conta com dois subsolos, andar térreo e primeiro pavimento. A igreja possui sacristia, galerias, coro e sala do consistório. O último subsolo foi transformado em catacumba no século XIX.

Quando a construção da igreja estava sendo finalizada, a irmandade dos Homens Pardos foi elevada à condição de Venerável Ordem Terceira. Por isso, o templo é de extrema importância, pois representa as pessoas pardas, que constituíam uma faixa majoritária da população, mas não possuíam poder político. Na época em que o espaço religioso foi construído, já havia sido fundada a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

A igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) devido à sua importância cultural e histórica. Atualmente, o templo é utilizado para cultos religiosos e como sede da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos.

Serviço

Endereço: Rua Direita de Santo Antônio, Santo Antônio Além do Carmo
Telefone: (71) 3241-5603

Seu bolso
Localização
R. Direita de Santo Antônio - Santo Antonio, Salvador - BA, 40301-155

Outras experiências

Agenda

23
out
25
out
26
out
27
out
28
out
29
out
30
out
Ver mais em Agenda