Igreja do Boqueirão

Salvar nos favoritos

Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão dos Homens Pardos

A igreja que divide Salvador em duas

Em 1726, em um lugar onde havia uma trincheira de defesa de Salvador, a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos pediu ao Vice-Rei do Brasil, Vasco F. Cesar de Menezes, a autorização para construir uma igreja no local, que era agraciado com uma vista estonteante da Baía de Todos-os-Santos. Ali, foi construída a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão dos Homens Pardos, no Santo Antônio Além do Carmo.

A arquitetura do local é semelhante à da Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. A edificação do templo católico foi finalizada entre fins do século XVIII e meados do século XIX, com a construção das duas torres na fachada principal, revestidas por azulejos brancos, seguindo o estilo rococó. No seu interior, a igreja é decorada em estilo neoclássico e barroco. Uma curiosidade é que a igreja recebeu o nome de Boqueirão porque foi construída em uma grande encosta, onde ficava a antiga trincheira na falha geológica que faz a divisão entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.

A igreja tem três altares ricos em detalhes e folheados a ouro, além de pinturas que foram descobertas depois da restauração, em 2009. No teto, é possível admirar pinturas da Virgem Maria, sob o título de Imaculada Conceição, sendo glorificada junto à Santíssima Trindade. O templo conta com dois subsolos, andar térreo e primeiro pavimento. A igreja possui sacristia, galerias, coro e sala do consistório. O último subsolo foi transformado em catacumba no século XIX.

Quando a construção da igreja estava sendo finalizada, a irmandade dos Homens Pardos foi elevada à condição de Venerável Ordem Terceira. Por isso, o templo é de extrema importância, pois representa as pessoas pardas, que constituíam uma faixa majoritária da população, mas não possuíam poder político. Na época em que o espaço religioso foi construído, já havia sido fundada a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

A igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) devido à sua importância cultural e histórica. Atualmente, o templo é utilizado para cultos religiosos e como sede da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos.

Serviço

Endereço: Rua Direita de Santo Antônio, Santo Antônio Além do Carmo
Telefone: (71) 3241-5603

Seu bolso
Localização
R. Direita de Santo Antônio - Santo Antonio, Salvador - BA, 40301-155

Outras experiências

Ver Agenda completa
03dez
04dez
05dez
06dez
07dez
08dez
09dez
10dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.