Igreja de São Domingos Gusmão

Salvar nos favoritos

A igreja de uma só torre que mistura rococó com neoclássico no coração de Salvador

Local está aberto à visitação de domingo a domingo

No Terreiro de Jesus, dividindo espaço com a Catedral Basílica de Salvador e Faculdade de Medicina da Bahia, aparece uma igreja que, à primeira vista, chama mais atenção por parecer ter uma torre faltando. A “monotorre” em questão é a Igreja de São Domingos Gusmão, ou simplesmente São Domingos, para os íntimos.

Construída em 1731, ela tem fachada no estilo rococó, enquanto o interior segue o estilo neoclássico. Mas o grande destaque vai para o teto da nave, que é revestido com uma pintura de 173 metros quadrados, em técnica do ilusionismo barroco, atribuída a José Joaquim da Rocha, considerado o maior pintor do barroco brasileiro.

A obra representa uma visão católica de vida após a morte, com o paraíso. Na representação, o José Joaquim se valeu do formato côncavo do teto para dar uma ideia de profundidade e de que o “Paraíso” não tem fim.

Após apreciar todos os detalhes da pintura e da decoração do local – e ajoelhar-se nos bancos de jacarandá para fazer sua oração – o visitante pode conhecer a sacristia e a Capela da Boa Morte, onde muitos velórios eram realizados antigamente. Esta tradição ocorria pois, antigamente, a sede do Instituto Médico Legal (IML) era no Pelourinho, facilitando o traslado do caixão.

Hoje, a capela funciona como uma espécie de museu que reúne diversos santos da Ordem Dominicana, como São Martinho de Lima, São Tomás de Aquino, Santa Catarina de Sena, Santa Paula e Santa Cecília.

E por falar em morte, os visitantes mais corajosos podem ir às catacumbas para visitar vários túmulos do século XVIII.

A torre da igreja tem quatro sinos. Para chegar lá, no entanto, é preciso fôlego: são 75 degraus. A ‘monotorre’ foi feita em formato de cubo, com quatro janelas, cada uma ocupada por um sino diferente. O maior deles, com 1,2 toneladas, foi instalado no local em 1789. No entanto, ele é o único que não foi restaurado e, por isso, não toca.

A igreja é administrada pela Ordem Terceira de São Domingos e está aberta a visitações. Ela fica aberta de segunda a sexta, das 8h30 às 18h e aos sábados, das 9h às 13. Já domingo é dia de missa, às 8h.

Para conhecer o local, basta entrar e pagar uma taxa de R$ 5 que é revertida para a conservação da igreja.

Serviço

Igreja de São Domingos Gusmão
Endereço: Terreiro de Jesus, Pelourinho. Centro Histórico de Salvador.
Reza terço: dom – 7h30 e qua – 16h
Missa: dom – 8h
Visitação: taxa 3,00 Seg a sex – 10h às 12h e 13h às 16h.

Igreja de São Domingues de Gusmão. Pelourinho Salvador Bahia. Foto Mandinga.

1
2
3
4
5
6
6
Seu bolso
Localização
Largo Terreiro de Jesus, s/n - Pelourinho, Salvador - BA, 40026-010

Outras experiências

Ver Agenda completa
06jun
07jun
08jun
09jun
10jun
11jun
12jun
13jun

Nosso blog

Blog
Lavagem do Bonfim Bonfim 2020. Salvador Bahia Foto: Amanda Oliveira.

Lavagem do Bonfim Bonfim 2020. Salvador Bahia Foto: Amanda Oliveira.

Parque dos Ventos. Boca do Rio. Salvador Bahia. Foto Valter Pontes Secom.

Parque dos Ventos. Boca do Rio. Salvador Bahia. Foto Valter Pontes Secom.

Pelourinho. Salvador Bahia. Foto: Uiler Costa

Pelourinho. Salvador Bahia. Foto: Uiler Costa

Farol da Barra visto de cima. Foto: Uiler Costa

Farol da Barra visto de cima. Foto: Uiler Costa

Moqueca de Camarão com Maturi. Donas do Sabor. Foto Bruna Leitinho.

Moqueca de Camarão com Maturi. Donas do Sabor. Foto Bruna Leitinho.