Igreja da Ordem Terceira do Carmo. Carmo Salvador Bahia.
Igreja da Ordem Terceira do Carmo. Carmo Salvador Bahia.

Igreja da Ordem Terceira do Carmo

Publicado em 15.09.2021 às 20h 39 - atualizado em 09.03.2023 às 12h 15

História e Cultura
Nômades Digitais

Conheça a obra do Senhor Morto, com 2 mil fragmentos de pedras de rubi

Na ladeira do Carmo há uma parada imperdível. É a igreja da Ordem Terceira dos Irmãos Carmelitas. Contém uma riquíssima arquitetura, uma belíssima sacristia, catacumbas e a antiga senzala onde eram acolhidas pessoas escravizadas pelos irmãos carmelitas. Lá, está a imagem extraordinária do Senhor Morto, com 2 mil fragmentos de pedras de rubi em todas as chagas e gotas de sangue. Foi esculpida no século XVIII, pelo escultor Francisco Xavier das Chagas – o Cabra.

A escultura é uma peça única, em cedro, pesa 60 quilos, tem 1,80 m de altura e só sai da igreja na sexta-feira Santa. Seus braços são articulados, amarrados com couro de cordeiro.

No passado, era possível colocar a escultura com os braços abertos, ficando crucificado durante o cortejo. Segundo o Prior Paulo, o artista Francisco Xavier das Chagas – o Cabra, não tinha estudo, havia sido escravizado e teria talhado a obra com um canivete.

Aqui, ficava o Cristo na Coluna, também de autoria de Chagas, o Cabra. Hoje, a escultura está na sacristia da Igreja do Carmo, no prédio ao lado.

Saiba mais…

A Ordem Terceira do Carmo foi instituída na Bahia em 1636, sendo apenas de 1709 o início da construção da igreja, que forma um monumental conjunto arquitetônico com o convento e igreja do mesmo nome. A atual igreja, contudo, é posterior a 1788, quando um incêndio destruiu aquela primitiva, sendo inaugurada em 1803 e concluída em meados daquele século.

Em alvenaria de pedra e tijolo, o edifício atende a um vasto programa arquitetônico que, além de igreja, compreende sacristia, casa da mesa, casa dos santos, ossuário, galerias, etc. Seu partido segue a planta típica das igrejas matrizes setecentistas, com nave única com coro, corredores laterais superpostos por tribunas e sacristia transversal no fundo da capela-mor.

Serviço

Endereço: R. do Carmo – Santo Antônio Além do Carmo
Telefone: 71 3326-9432

Missas: 1º dom/mês – 9h
Visitação: 5,00 Seg a sex – 9h às 12h e das 14h às 18h. Sab – 9h às 17h e Dom – 9h às 16h

Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN neste link.

Local
R. do Carmo - Santo Antônio Além do Carmo

Vivencie novas experiências

Descubra atividades e lugares incríveis para aproveitar o melhor de Salvador e viver momentos únicos.

Bares
Clube Bar - Alta Coquetelaria
Praça Alexandre Fernandes, 160 - Box 03 - Garcia, Salvador - BA, 40100-130
Conheça mais
Gastronomia
Restaurante O Coliseu - gastronomia, cultura e show folclórico
Largo do Cruzeiro de São Francisco - Pelourinho, Salvador - BA, 40020-360
Conheça mais
Religiosidade
Memorial Mãe Menininha do Gantois
Alto do Gantois, 40213-050, Rua Mãe Menininha do Gantois, 23 - Federação, Salvador - BA, 40215-150
Conheça mais
Religiosidade
Terreiro da Casa Branca
Av. Vasco da Gama, nº463 -Engenho Velho da Federação, Salvador - BA, 40221-025
Conheça mais
Gastronomia
Àgò Restaurante - Cozinha autoral
R. das Dálias, 189 - Pituba, Salvador - BA, 41810-040
Conheça mais
Música
Uthopya - Clube RV - pub, lounge e balada
Travessa Basílio de Magalhães, 122 - Rio Vermelho, Salvador, Bahia, Brazil 41940-430
Conheça mais
Gastronomia
Restaurante Ori Rooftop
Casario da Misericórdia, nº 1, Rua Chile, Centro Histórico, Salvador.
Conheça mais
Kids
Trampolim Jump Park - maior parque de trampolins da Bahia
Shopping Bela Vista - Alameda Euvaldo Luz, 92 - Horto Bela Vista, Salvador - BA, 41098-020
Conheça mais
Bares
Chupito Music Bar - drinks, música e gastronomia
R. da Paciência - Rio Vermelho, Salvador - BA, 41950-010
Conheça mais
Gastronomia
Restaurante conceitual UNE Cozinha
Rua Alexandre de Gusmão, nº 57, Rio Vermelho, Salvador
Conheça mais