Forte São Marcelo

Salvar nos favoritos

Um ponto turístico rodeado pelas águas do mar

Forte de São Marcelo. Comércio Salvador Bahia. Foto Fábio Marconi.

Quem admira a grandeza da Baía de Todos os Santos, do alto do Elevador Lacerda, repara logo em uma fortaleza, de formato arredondado, sobre as águas azuis do mar. Trata-se do Forte São Marcelo, um cartão postal cheio de charme, apelidado pelo escritor Jorge Amado como “o umbigo da Bahia”.

Construído nos primeiros anos do século XVII, com o objetivo de defender Salvador de inimigos estrangeiros, a edificação no estilo renascentista resistiu a fortes emoções registradas nos livros de história do Brasil. Foi ocupado pelos holandeses em 1624, atravessou a Guerra da Independência, serviu como prisão política durante um longo período e teve encarcerado, em suas instalações, até o líder farroupilha Bento Gonçalves, que escapou com vida após sofrer uma tentativa de envenenamento.

Com o selo de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, conquistado em 1938, não é à toa que todo mundo deseja dar um pulinho no Forte São Marcelo e conferir essa beleza toda de perto. O espaço passou por diversas tentativas de recuperação para possibilitar o acesso de visitantes, o que ocorreu durante um curto período de tempo. Ali já funcionaram museus, com restaurante e lojinhas de souvenirs, além de ter sido palco da gravação do DVD da banda Cheiro de Amor. Imagina que vibe!

Desde 2011, a fortaleza encontra-se fechada para balanço, arrancando suspiros daqueles que namoram esta fortificação à distância, de diversos pontos da região do Comércio, como a Ladeira da Montanha, a Praça Castro Alves e a Avenida Contorno. Posicionado sobre uma coroa de areia, a aproximadamente 300 metros da costa, é possível acessar o lado externo do forte – respeitando uma distância considerável, através de passeios em veleiros ou demais embarcações. Aí dá para garantir aquela foto bacana, tendo como plano de fundo uma das mais belas fortificações da nossa Salvador.

Serviço

Forte São Marcelo
Funcionamento: fechado para visitação
Endereço: Salvador – BA, 40301-110
Em frente ao Mercado Modelo, próximo ao Terminal Turístico Náutico da Bahia (Avenida França, s/n. Comércio, Salvador/BA CEP: 40.010-000).

Forte de São Marcelo. Comércio Salvador Bahia. Foto Uiler Costa.

1
2
3
4
5
6
7
7
Seu bolso
Localização
Salvador - BA, 40301-110

Outras experiências

Agenda

30
set
01
out
02
out
03
out
05
out
06
out
07
out
Ver mais em Agenda