Experiência Griô - Vivência pelos caminhos do quilombismo

Afroturismo
Banner - Experiência Griô – Vivência pelos caminhos do quilombismo
Monumento em Homenagem a Maria Felipa. Praça Visconde de Cayru. Comércio. Salvador Bahia. Foto Valter Pontes Secom.

Uma vivência ancestral pelos caminhos do quilombismo urbano em Salvador

Valorizar nosso Povo e Transmitir nossas Emoções com vivências culturais em diversas localidades e espaços negros, resgatando e valorizando a cultura. Este é o propósito deste projeto que faz um convite a redescobrir a história em vivências culturais com muito dos costumes, mitos e saberes dos povos negros.

Explorando vivências culturais por meio de narrativas, tradições, mitos e conhecimentos das comunidades negras, Experiência Griô oferece experiências relacionadas com a preservação da herança cultural africana por meio de atividades culturais em diferentes áreas da cidade de Salvador.

Quilombismo como roteiro

Mais do que uma caminhada, a Experiência Griô é definida como uma “vivência pelos caminhos do quilombismo urbano de Salvador”. O termo quilombismo, cunhado pelo intelectual e ativista Abdias Nascimento, é um um conceito científico histórico-social, que propõe uma filosofia política e social que resgata o quilombo não apenas como um refúgio de escravizados, mas como um modelo de organização social baseado na “reunião fraterna e livre, solidariedade, convivência, comunhão existencial”.

Os Griôs são indivíduos que na África Ocidental tem por vocação preservar e transmitir as histórias, conhecimentos, canções e mitos do seu povo. Dai o nome o nome deste projeto que nasce da ideia de percorrer espaços da cidade que valorizam elementos da cultura africana e afro-brasileira. O objetivo do roteiro é ocupar os museus e contar a história a partir de outras narrativas.

Saiba sobre os roteiros

A Experiência Griô explora vivências culturais por meio de narrativas, tradições, mitos e conhecimentos das comunidades negras, a exemplo da caminhada pedagógica guiada Quilombismo onde o visitante ira compreender a história de luta e resistência negra na Bahia e suas estratégias de mobilização para uma sociedade mais justa e plural. Os valores de investimento são alinhados conforme a demanda.

Conheça museus soteropolitanos, espaços públicos, monumentos que contam a história a partir da influência africana, um roteiro que apresentam uma narrativa descolada da visão eurocêntrica em Salvador. O guia dessa viagem é o historiador André Luís Carvalho, que é mestre e desenvolve pesquisa com o tema “resistência negra na escravidão”.

Um dos roteiros por exemplo, e apresenta a experiência do passeio ao Museu Afro-Brasileiro, da Universidade Federal da Bahia, ao Centro Cultural Solar do Ferrão e ao Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira, todos situados no Centro Histórico da cidade. Saiba mais neste link. Em outro, o roteiro perpassa pelos marcos da resistência como Praça Maria Felipa; Casa de Histórias Salvador; MUNCAB; Monumento a Zumbi; Atelier Cabuloso; Casa do Benin e Restaurante Zanzibar.

Serviço:

Instagram: @experienciagrio
Contato: +55 71 3506-5595 (pelo link da bio no Instagram do projeto)