Salvador ganha novo centro cultural do SESI com teatro e museu tecnológico 4.0
Na Cidade Baixa, um espaço perfeito para toda a família
Um espaço para aprender, se divertir e interagir. Esta é a proposta da Estação Ciência, o novo museu interativo de Ciência e Tecnologia que o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), por meio da Gerência de Educação e Cultura, acaba de abrir ao público em Salvador. A Estação Ciência faz parte do Centro Cultural SESI Casa Branca, o mais novo espaço cultural de Salvador, localizado na Av. Caminho de Areia, 1.454, na Cidade Baixa.
As obras garantiram a preservação patrimonial do Solar Machado, com construção dos novos espaços. O local é também composto pela Varanda Casa Branca – espaço para apresentações artísticas e eventos corporativos –, a Sala Letieres Leite –, uma sala de arte com 127 lugares, e a Praça da Ciência, dotada de vários experimentos ao ar livre, que exploram conceitos da física, além de uma geodésia, que reproduz estrelas e constelações do céu noturno de Salvador.
Sede também da Orquestra Jovem SESI, o Centro Cultural SESI Casa Branca faz parte do complexo de educação, esportes e lazer do SESI de Itapagipe, que foi a primeira unidade do Sistema Indústria na Bahia, localizada no bairro onde a indústria baiana começou a se estruturar.
Saiba mais sobre a Estação Ciência
Espaço que inspira modernidade e insere a região no circuito da programação cultural de Salvador, a Estação Ciência foi concebida sob a curadoria da museóloga e historiadora Heloísa Helena Costa, também conhecida como Helô da Paz, um apelido que ganhou do escritor e cartunista Maurício de Souza.
Ela reuniu uma equipe de especialistas e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento para criar o museu interativo de Ciência e Tecnologia. “A concepção da Estação Ciência parte da ideia de que Salvador é uma cidade soberana, tem um papel importante na formação do Brasil, mas, ao mesmo tempo, se moderniza sem esquecer os ícones do passado”, explica Heloisa Costa.
A proposta é proporcionar ao visitante uma viagem pelos grandes experimentos que marcaram a humanidade, sempre tendo Salvador como referência, utilizando recursos avançados, como tecnologia 4.0 e imagens em 3D, touchscreen e realidade virtual, além de experimentos lúdicos e interativos voltados para a ciência.
A Estação Ciência também presta homenagem a expoentes baianos ou radicados na Bahia em diversas áreas de conhecimento, como Medicina, Música, Ciências e Geografia, a exemplo de Teodoro Sampaio, Milton Santos, Bautista Vidal, Diógenes Rebouças e o psiquiatra Antonio Nery Filho, dentre outros.
Sítio Arquitetônico
Localizado na Península de Itapagipe, na Cidade Baixa, o espaço cultural ocupa a área de entorno do Solar Machado, pérola arquitetônica do Caminho de Areia, do início do século 20, e faz parte do complexo de educação e esportes do Serviço Social da Indústria, SESI Bahia, onde funcionam a Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino e o Centro de Esportes do SESI Itapagipe.
O Solar Machado – que pertenceu à família do industrial português Manuel Machado e mais tarde viria a se unir à família Martins Catharino – passou a abrigar o SESI a partir dos anos 1970, quando foi alugado para instalação de um Centro de Artesanato.
Serviço
Centro Cultural SESI Casa Branca
Instagram: @sesicasabranca
Site: www.sesicasabranca.com.br
Endereço: Av. Caminho de Areia, 1454 – Caminho de Areia, Salvador – BA, 40440-360
Funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 17h
Ingressos: R$20 (inteira) e R$ 10 (meia)
www.sesicasabranca.com.br/o-centro-cultural
A Estação Ciência foi aberta ao público em 10 de dezembro de 2022 e funciona de quarta-feira a domingo, no horário das 10 às 17h. Além da visitação individual, o espaço também foi pensado para acolher grupos escolares. O início das atividades dos demais espaços do centro cultural e a respectiva programação serão comunicados posteriormente.