Centro Cultural Casa da Nigéria

Publicado em 27.10.2025 às 18h 07 - atualizado em 29.10.2025 às 18h 08

Afroturismo
História e Cultura

Conheça a grandiosidade da história pré-colonial da Nigéria

A Nigéria é atualmente o país mais populoso da África, com mais de 220 milhões de habitantes. Sua diversidade é impressionante: abriga mais de 250 grupos étnicos e cerca de 500 línguas faladas. Essa riqueza cultural faz da Nigéria um dos países mais diversos do mundo, com tradições e expressões culturais extremamente variadas, que continuam a influenciar tanto o continente africano quanto a diáspora global.

No cenário vibrante e histórico do Pelourinho, região marcada por uma forte conexão transatlântica, encontra-se um espaço que celebra a ancestralidade e projeta o futuro: o Centro Cultural Casa da Nigéria. O local se propõe a ser um pedaço da África Ocidental na Bahia, atuando como ponte para a cultura de um dos países africanos de maior influência na formação do Brasil.

A principal missão da Casa da Nigéria é estreitar os laços históricos entre o Brasil e o país africano, além de promover uma maior compreensão da cultura negra por meio da difusão da língua e cultura iorubanas, da dança e música afro, bem como de um acervo de livros e exposições de objetos do artesanato nigeriano.

Imersão

A Casa da Nigéria existe desde 2000 como uma representação do país na cidade, mas foi somente em 2008 que foi oficialmente inaugurada, após reforma, quando a gestão passou para o Ministério da Cultura da Nigéria. A inauguração contou com a presença de uma comitiva oficial da República Federativa da Nigéria e do príncipe Adetokumbo Kayode, então ministro da Cultura.

Localizada na Rua Alfredo de Brito, a edificação pertence à Santa Casa da Misericórdia da Bahia e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O espaço foi criado para ser um centro de difusão da cultura nigeriana, com foco especial na cultura e na língua iorubanas, que têm forte presença nas tradições religiosas e culturais da Bahia.

O Centro Cultural abriga:

• Acervo Museológico: O Museu de História Pré-Colonial da Nigéria. Coleção de peças do artesanato nigeriano, funcionando como museu e vitrine da arte do país.

• Acervo Bibliográfico: Biblioteca com livros e materiais informativos sobre a Nigéria, ideal para estudantes e pesquisadores.

• Atividades Culturais: Espaço dedicado à promoção de cursos de línguas (como o iorubá), dança e música afro, além de exposições temporárias e eventos.

Outros espaços relevantes na cidade

A ideia de estabelecer diversas casas representantes de países africanos no Pelourinho é antiga e tem relevância dentro do Centro Histórico de Salvador, a exemplo da Casa de Angola (inaugurada em 1999) e da Casa do Benin (inaugurada em 1988). A presença dessas três casas de cultura africana ajuda a reforçar os vínculos da Bahia com o Benin, Nigéria e Angola, países que mantêm relações históricas com a cidade de longa data.

Serviço:

Centro Cultural Casa da Nigéria
@casadanigeria.ba
Visitação gratuita
Funcionamento:
Museu / Artefatos: quarta-feira e domingo, das 11h às 16h.
Biblioteca / Pesquisa: por agendamento
Lounge/Bar: sexta-feira e sábado, a partir das 20h
Rua Alfredo do Brito, 26, largo do Pelourinho, Salvador, Bahia, Brasil 40026280

Local
Rua Alfredo do Brito, 26, largo do Pelourinho, Salvador, Bahia, Brasil 40026280

Vivencie novas experiências

Descubra atividades e lugares incríveis para aproveitar o melhor de Salvador e viver momentos únicos.