Cantinho da Jô

Salvar nos favoritos

Uma história de determinação e comidas saborosas

O Cantinho da Jô completou 5 anos no dia 16 de outubro de 2021. O restaurante fica na Vila Brandão e tem uma vista para o mar maravilhosa. Um cantinho de Salvador em que você se sente como se estivesse no interior.

“Claro que no final de semana tem uma galera que toma uma e faz uma festa, mas, no fundo no fundo, é um lugar muito tranquilo”, conta Dona Jô, proprietária do espaço.

Um dos pratos mais conhecidos é a moqueca de aratu com mamão verde, cuja receita Jô traz na memória da infância vivida no interior. O mamão do quintal era muito utilizado como ingrediente, cortadinho para fazer crescer a receita. A diferença do prato servido hoje no Cantinho da Jô é que leva aratu, e o da casa dela era com peixe miraguaia.

A receita ainda leva biri-biri, pimenta-do-reino e coco ralado. O prato é cozido em camadas: aratu, mamão, temperos. Não leva água, então, são adicionados um pouco de leite de coco e pingos de azeite de dendê, para ganhar a cor dourada.

Outro prato muito famoso, que entrou para o Festival Donas do Sabor, em que Dona Jô é uma das chefs embaixadoras, é a moqueca ”cama-polvo”. Aproveite para pedir a farofa de banana-da-terra frita que é bem torrada com manteiga para ganhar uma leve crocância. O cardápio tem ainda peixe frito, carne do sol, vários petiscos bem locais e muito saborosos.

“A gente sempre trabalha com os pratos sendo preparados na hora. Sei que é mais trabalhoso, sei que às vezes demora um pouquinho, mas é uma comidinha fresca, marca do restaurante, uma comida que você faz com amor, faz com carinho, parecendo comida de vó”, explica Dona Jô.

Outro atrativo é o mar, que às vezes está meio inquieto, batendo nas pedras, noutras tranquilo, mas sempre é possível fazer belas fotos. É um bom lugar para aliviar o calor tórrido de Salvador. Muitos visitantes aproveitam para se refrescar nas águas ou antes ou depois das refeições. Vale demais o passeio.

Conheça mais desta história

A relação de Joelia Ramos Bruno Cova, a Dona Jô, com a gastronomia começou quando ela tinha uns 15 anos de idade, quando foi trabalhar em casa de família, cozinhando, aqui em Salvador. Dez anos depois, com o nascimento da filha, casada, criou uma ilusão de que conseguiria viver só do dinheiro do marido. O tempo passou e Jô sentiu a necessidade de ter seu próprio dinheiro de volta, sua independência. Foi aí que a culinária voltou a cruzar seu caminho.

“Eu já tinha dois filhos, estava com muita dificuldade, e comecei a vender lanche na porta (de casa). Vendia sonho, pastel, cachorro quente, e quem comia elogiava. Deu tão certo que consegui uma ajudante para vender fora do bairro”, explica Dona Jô.

Muita coisa aconteceu. Infelizmente, ela desistiu do negócio por bastante tempo, mas, depois do término de seu relacionamento e com os filhos mais crescidos, ela decidiu voltar a vender seus quitutes na porta de casa. E foi aí que Dona Jô não parou mais. Em 2 ou 3 anos, as coisas foram melhorando, e aí surgiu a oportunidade de comprar uma casa, que é o restaurante hoje: o Cantinho da Jô, na Vila Brandão.

No começo, era uma lanchonete, com mesas e cadeiras, onde as pessoas podiam chegar e comer o lanche ali mesmo, tranquilamente. O cardápio foi crescendo, ficando diverso, Jô começou a fazer alguns tira-gostos, vender cerveja, lanche e carne do sol com purê, que, na época, era o carro-chefe da casa. Foi então que o programa Conexão Bahia colocou o restaurante na tela da TV e começou a aparecer cada vez mais gente.

“A comida, a vista e a comunidade muito tranquila dão o encanto ao local. E aí começou o boca a boca, amigo chamando amigo, e foi criando essa relação boa”, explica.

Para completar o sucesso, impulsionada pelo quadro Panela de Bairro, da TV Bahia, a notícia de comida boa, barata e saborosa caiu na boca do povo. Hoje, o restaurante vive cheio de gente alegre, que gosta de comer bem, e também aproveitar a vista e até tomar um banho de mar.

Serviço

Cantinho da Jô
Instagram: @cantdajo
Endereço: Vila Brandão, encosta da Ladeira da Barra, entrada pelo Largo da Graça.
Funcionamento: todos os dias, das 11h às 21h
Telefone: 71 99103-6024

Cantinho da Jô. Vila Brandão. Salvador Bahia. Foto reproduzida das redes sociais do restaurante

1
1
Seu bolso
Localização
Vila Brandão - Graça, Salvador - BA, 40130-125

Outras experiências

Agenda

27
nov
28
nov
29
nov
30
nov
01
dez
02
dez
03
dez
04
dez
Ver mais em Agenda