Ensaios de Verão

Salvar nos favoritos

Ensaios de Verão agitam Salvador durante toda semana até a chegada do Carnaval

Verão em Salvador é um fervo só. Essa é a temporada mais esperada do ano. O que não faltam são festas, shows e ensaios. A agenda cultural da cidade infla de tal maneira que não há um dia na semana que não tenha uma programação, afinal, falta bem pouco para o Carnaval começar.

Para você que não mora em Salvador mas quer ficar por dentro do que está rolando, esta matéria conta um pouco dos mais tradicionais Ensaios de Verão da cidade e ainda inclui as novidades da estação. Os ensaios são verdadeiras prévias do que podemos esperar para os dias oficiais da folia, então vale se programar porque todos os anos a cidade pega fogo com a chegada do verão. Venha e misture-se.

Baile da Santinha

O ”Baile da Santinha Verão Salvador” acontece no Wet’n Wild, sob o comando do cantor Léo Santana, um dos ícones do Pagode Baiano, além de shows de artistas convidados, como a dupla Henrique & Juliano, o cantor Xand Avião, a banda Saia Rodada e o Dj KVSH. Até o final da temporada, o evento promete receber grandes nomes da música, na atualidade, como Zé Neto & Cristiano, Safadão, Marília Mendonça, Ferrugem, Alok, Maiara e Maraísa, Gabriel Diniz, Mariana Fagundes e muito mais!

No repertório, sucessos consagrados da carreira de Léo Santana, incluindo a atual música de trabalho, “Crush Blogueirinha”, um dos hits mais tocados do país e forte concorrente a música do carnaval 2019. As apresentações do Baile da Santinha Verão Salvador acontecem às sextas-feiras até fevereiro. Além de muitas atrações, a festa é grandiosa, com malabaristas, pernas de pau e uma estrutura pensada para o conforto com o Camarote Bloco do Nana, Lounge Frontstage e Stage Harém.

A Melhor Segunda-Feira do Mundo

Com a campanha #ensaioraiz, o Harmonia do Samba decidiu resgatar a essência dos ensaios de verão, realizando um evento mais compacto, preservando a relação com o público. A música “Respeite” faz parte do EP (disco) “Atualize-se”, recentemente lançado nas plataformas digitais, e representa a síntese do sentimento envolvido no projeto.

Músicas como “Tic Nervoso”, “Daquele Jeito” e também “Malandrinha” e “Vaqueiro Atualizado”, integram o repertório do show que acontece no Wet’n Wild e agitam o público. A cada edição do evento, o show também conta com a animação de outros grupos convidados. Além disso, tudo acontece em um palco 360º, o que possibilita ao público ficar bem próximo da banda.

Tá Batenu – ÀTTOOXXÁ

Sensação entre as festas de verão, o grupo ÀTOOXXÁ está fazendo uma série de shows durante toda a estação. Tem edições lotados de gente bonita, uma multidão que não para de dançar, “metendo dança” do começo ao fim. Chamado de “pagode do futuro”, o ritmo dessa banda vai invadir sua festa e sua cabeça com músicas de uma batida que misturam tantos ritmos que fica difícil ficar parado. Talvez você tenha conhecido os caras com a música “Elas Gostam”, em parceria com o Psirico, hit do carnaval de 2018. O recente trabalho, intitulado “Tá Batenu”, tem um repertório bombado com “Caixa Postal” e “É Sim, de Verdade!” e muitos outros hits.

Bailinho de Quinta

Indo de um universo musical para o outro, o Bailinho de Quinta é pura marchinha de Carnaval, confete, serpentina e muita alegria! Fazem festas que levam foliões inveterados às ruas de um dos bairros mais charmosos de Salvador: o Santo Antônio Além do Carmo. Também fazem shows nas praças do Pelourinho e festas pela cidade. Os shows são dançantes, com sucessos de antigos carnavais, e é comum que o público use fantasia.

Blocos Afro – Clássicos dos Clássicos

Olodum

Olodum Crédito Magali Moraes

Um dos mais famosos grupos musicais de Salvador, o Bloco Afro Olodum dispensa grandes apresentações, afinal, leva a cultura musical afro-baiana para o Brasil e para o mundo há 40 anos. Eles celebram a data no carnaval deste ano, com o tema: “As Duas Histórias: O Perfume das Rosas”. Já podemos esperar grandes surpresas. O Grupo faz seus ensaios às terças no Pelourinho, um dos clássicos imperdíveis da cidade.

Cortejo Afro

Banda Cortejo Afro – Valmir de Brito, Marquinhos Marques, Claudya Costta, Portella Açúcar e Aloísio Menezes – Fotógrafo Edgar/ Divulgação

O Cortejo Afro realiza seus Ensaios sempre às segundas-feiras, no Pelourinho, e sempre com convidados especiais. Durante o show, que tem a direção artística de Alberto Pitta, a banda agita o público com o som de suas composições, mescladas a releituras de canções da MPB, do Pop e da batida percussiva, promovendo experiências estéticas inovadoras que unem dança, música e artes visuais em um mesmo espetáculo.

Malê Debalê

Malê Debalê

O Bloco Malê Debalê tem uma agenda extensa durante todo o ano, especialmente no verão. Todos os anos, promove o Festival de Música Malê e o Concurso Negro e Negra do Malê. O bloco também integra as crianças com o Concurso Negro e Negra do Malezinho, todos eles na própria sede, em Itapuã. Os Ensaios do Malê acontecem às quintas, no Pelourinho e vão até fevereiro.

Ensaio de Filhos de Jorge

Banda Filhos de Jorge. Foto: divulgação

Filhos de Jorge se destaca na música baiana por sua percussão misturada a um som dançante com influências latinas. O grupo traz na sua linha de frente Daniel Vasco, Arthur Ramos e Marta Lan e um repertório que reúne desde aquelas canções que marcaram história até a mais nova lançada recentemente “Saudade de Você”, composição de Arthur Ramos e Neto de Lins.

Encontro de Verão – Denny Denan

Denny Denan saiu de Camaçari e foi para o Candeal, onde ficou na Timbalada por 25 anos seguidos. Agora, segue em carreira solo, com seu próprio projeto musical. No novo projeto solo, o cantor, compositor e músico multi-instrumentista resgata um antigo desejo seu de apresentar nos palcos do mundo toda a pluralidade artística e musical resultante de uma história construída com base em muito trabalho, estudo, pesquisa e aprendizado.

Jau + Convidados

Jau no Pelô. Foto: Divulgação (Matheus Leite).

De volta ao Pelourinho, para embalar as noites de quinta com seu ritmo inconfundível e batida percussiva afro-baiana, o cantor Jau faz sua temporada de ensaios de verão até fevereiro e vai contar com a participação de convidados especiais.

Jau vem dos festivais de música do Olodum. Com carreira consagrada ao longo dos anos, teve suas composições gravadas por inúmeros artistas. “Estrela Primeira”, na voz de Netinho; “A Camisa e o Botão”, com Cláudia Leitte; “Topo do Mundo”, gravada por Daniela Mercury; “Fanfarra”, pelo Araketu, entre tantos outros.

Ensaios do Parango

Os Ensaios do Grupo Parangolé, também conhecido com Parango, são a novidade do verão baiano de 2019. Sob o comando de Tony Salles, todos os domingos de janeiro, em Salvador, na Arena Fonte Nova, sua volta da praia terá ainda mais agito. Considerada uma das maiores bandas de pagode na atualidade, o Parangolé faz shows recheados de surpresas, incluindo supershows da banda anfitriã e convidados especiais.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!



Experiências em Salvador

Agenda

03
dez
04
dez
05
dez
07
dez
08
dez
09
dez
10
dez
Ver mais em Agenda