Programação do 2 de Julho 2026: desfile, shows e ações de preservação ao patrimônio histórico
Publicado em 30.06.2026 às 13h 01 - atualizado em 30.06.2026 às 15h 01
Eventos começaram nesta terça-feira (30) e vão até domingo (5)
O feriado do Dois de Julho, na quinta-feira (2), marca a expulsão das tropas portuguesas na Bahia. Durante as celebrações da Independência da Bahia, o Brasil inteiro volta os olhos para Pirajá, Lapinha, Soledade, Pelourinho, e Campo Grande, reconhecendo que é aqui que a nossa liberdade foi verdadeiramente consolidada.
As celebrações pela Independência do Brasil na Bahia, em Salvador, contarão com uma programação repleta de atrações em torno do trajeto percorrido pelo Fogo Simbólico, com ações pontuais nas áreas cívica, popular e religiosa, já a partir desta terça-feira (30). Além dos tradicionais desfiles dos caboclos, a festa terá como um dos destaques a abertura do processo de tombamento da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lapinha, assim como apresentações musicais e encontro de filarmônicas.
De acordo com o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, o desfile do 2 de Julho em 2026 terá como tema “A libertação da Bahia”, e será centrado em patrimônio.
“Haverá uma série de ações. Anúncios como o processo de tombamento da Igreja da Lapinha e recuperação de monumentos ligados à festa. Vamos lançar ainda alguns editais envolvendo exposições e documentários, trabalhando a memória da festa, a importância histórica e patrimonial do 2 de julho, além de homenagear as figuras ícones da Independência”, disse Guerreiro.
Veja a programação:
Ver essa foto no Instagram
Nesta terça (30), a programação tem início com a saída do Fogo Simbólico do Recôncavo Leste de Cachoeira e do Recôncavo Norte de Mata de São João em direção a Pirajá. À tarde, às 18h30, ocorre a entrega da requalificação da Praça General Labatut, em Pirajá.
Na quarta-feira (1º), o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha, celebra o Te Deum, na Catedral Basílica do Salvador, com participação do Coral da Basílica do Bonfim.
No mesmo dia, ocorre o encontro dos Fogos Simbólicos em Simões Filho e, à tarde, a cerimônia de chegada da chama ao Largo de Pirajá, com hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional, acendimento da pira e homenagem ao general Labatut. Encerrando a noite, o público acompanhará um show do Cortejo Afro, com participação especial de Narcizinho.
2 de Julho: desfile cívico, homenagens e apresentação das Filarmônicas
No dia em que se comemora 203 anos da Independência do Brasil na Bahia, na quinta-feira (2), a maior festa cívica do estado tem início às 6h, com uma alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha. Às 8h, iniciam-se as cerimônias cívicas com hasteamento das bandeiras por autoridades, com execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
Às 9h, o povo invade as ruas com o início do desfile cívico, com a participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras municipais, estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, filarmônicas e grupos populares, com homenagem aos Heróis da Independência e breve parada em frente ao Convento da Soledade.
Nas ruas, a decoração de fachadas ao longo do percurso foi idealizada pelos artistas Ray Vianna e Lorena Peixoto.
Durante o percurso, haverá paradas em frente à Ordem Terceira do Carmo e à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos para homenagens institucionais. Também integra a programação a Marujada da Independência, realizada entre 11h e 19h, no Santo Antônio Além do Carmo.
À tarde, o desfile segue em direção ao Campo Grande, onde acontecem as principais cerimônias oficiais. Às 16h, serão realizados o hasteamento das bandeiras, a execução dos hinos militares, a deposição de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho e o acendimento da Pira do Fogo Simbólico pelo atleta Antônio Lourenço Pereira, conhecido como “Trem de Ferro”, homenageado deste ano.
Na sequência, a partir das 17h30, o tradicional Encontro de Filarmônicas acontecerá sob a direção artística do maestro Fred Dantas. O encerramento da noite contará com apresentação do cantor Mário Bezerra, acompanhado da Oficina de Frevos e Dobrados.
Celebração do 2 de Julho de 2026 – confira shows, festas e mais
A celebração continua…
Na sexta-feira (3), começa o processo de abertura de tombamento da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lapinha. Às 18h do mesmo dia, ocorre a apresentação do Coral da Cidade do Salvador. Às 19h, o cantor Gerônimo e a Banda Montserrat se apresentam no Palco Campo Grande. Mais tarde, às 20h30, acontece o tradicional Baile da Independência, com a Orquestra do Maestro Fred Dantas e convidados.
No domingo (5), acontece a tradicional Volta da Cabocla, com o retorno dos carros dos caboclos do Campo Grande para o Pavilhão da Lapinha, com a participação da orquestra do maestro Reginaldo de Xangô.
Entre os dias 10 e 12, acontece a Festa de Labatut, no final de Linha de Pirajá, sendo que no dia 11 acontecerá o 4º Festival de Fanfarras e Balizadores, no Campo Grande.
Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS
Matéria com base no texto de Eduardo Santos/ Secom PMS
Confira Outras Postagens
Acompanhe dicas, curiosidades e histórias sobre Salvador que vão inspirar sua próxima visita.
Cadastrar
Não tem uma conta? Inscreva-se agora.