Praia de Salvador é eleita a melhor das Américas e reforça potencial turístico do Brasil
Publicado em 16.01.2026 às 14h 58 - atualizado em 16.01.2026 às 16h 47
Com o verão em alta, as praias de Salvador seguem entre os destinos mais procurados por quem quer aproveitar o sol, o mar e as paisagens naturais na Bahia. E hoje o Visit Salvador da Bahia te convida a conhecer a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na paradisíaca Ilha dos Frades, em Salvador.
Essa praia elevou o patamar do turismo baiano ao conquistar o prestigiado selo Bandeira Azul em 2015 e, mais recentemente, ao ser eleita a melhor praia das Américas e da Península Ibérica em um ranking internacional. O “Ranking das Melhores Praias – 2025” avaliou 200 praias em 11 países das Américas e da Península Ibérica.
O que antes já era um destino de beleza inquestionável na Baía de Todos-os-Santos, hoje é também um símbolo global de excelência em gestão ambiental, segurança e qualidade da água.
A Campeã Mundial: Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe
Em junho de 2025, a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe alcançou um feito inédito ao ser eleita a melhor praia das Américas e Península Ibérica. O levantamento é resultado de uma parceria entre o Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas) e a Rede Iberoamericana de Gestão e Certificação de Praias (Proplayas).
A praia, que já havia recebido o selo Bandeira Azul em 2015, foi avaliada por 71 profissionais, incluindo oceanógrafos, geógrafos e engenheiros, que analisaram 200 praias em 11 países. A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe obteve a nota de 0,97 (sendo 1 o valor máximo), destacando-se na categoria de “melhor praia de enclave” – aquelas localizadas em ambientes que estão em desacordo com o padrão de uso, como um grande resort em uma área natural.
Outras praias famosas da capital baiana também figuraram na relação do CIF Playas, como o Farol de Itapuã (103º), a Praia da Paciência (117º), o Porto da Barra (118º), a Praia do Flamengo (121º) e Piatã (122º).
Selo de excelência: Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul é o mais prestigiado e reconhecido sistema de certificação de qualidade ambiental para praias, marinas e embarcações de turismo sustentável em todo o mundo. Criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma organização não governamental e sem fins lucrativos com sede na Dinamarca, o selo é um indicativo de que o local atende a rigorosos padrões de qualidade.
Para obter e manter a Bandeira Azul, o local deve cumprir anualmente 34 critérios distribuídos em quatro áreas principais: Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental; Segurança e Serviços.
Como Chegar ao Paraíso
Preparamos um guia de acesso à Ilha dos Frades, onde está localizada a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. É importante lembrar que há a cobrança de uma Taxa de Preservação Ambiental: ao desembarcar na Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, o visitante paga uma taxa cujo valor é revertido para a manutenção da infraestrutura e para projetos de sustentabilidade da ilha.
A praia fica a cerca de 1h40 a 2h de barco a partir do bairro do Comércio, em Salvador. O acesso é exclusivamente marítimo, e o visitante tem três principais opções para chegar a esse destino premiado:
1. Passeio de Escuna ou Catamarã (Opção Turística)
Esta é a forma mais popular e cômoda para o turista. As escunas e catamarãs partem diariamente do Terminal Náutico do Comércio, em Salvador. Endereço: Av. da França, s/n – Comércio, Salvador – BA, 40010-000. Telefone: (71) 3241-9783.
Características: Os passeios costumam ser de dia inteiro, frequentemente incluindo uma parada na Ilha de Itaparica. É uma opção com serviço de bordo e guia turístico.
2. Barcos particulares
Para quem busca otimizar o tempo de viagem, as lanchas rápidas são a melhor escolha. Podem partir do Terminal Náutico ou de marinas privadas, como a Bahia Marina.
Características: Geralmente são passeios privativos ou em grupos menores, oferecendo maior flexibilidade de horário e um trajeto mais direto.
3. Via Madre de Deus
Uma alternativa mais econômica e utilizada pelos moradores locais é fazer a travessia a partir do município vizinho, na cidade de Madre de Deus, que fica mais próximo da Ilha dos Frades.
Trajeto Terrestre: É necessário ir de carro ou ônibus de Salvador até o Terminal Marítimo de Madre de Deus (cerca de 1h30 a 2h de viagem terrestre). Lá você dá início ao Trajeto Marítimo: a travessia de barco ou lancha de Madre de Deus para a Ilha dos Frades é bem mais curta, durando cerca de 15 a 30 minutos. No próprio terminal você vai ver algumas empresas de barco.
Confira Outras Postagens
Acompanhe dicas, curiosidades e histórias sobre Salvador que vão inspirar sua próxima visita.