Academia Salvador - musculação e aulas gratuitas como boxe, yoga, pilates e muay thai

Blog
Banner - Academia Salvador – musculação e aulas gratuitas como boxe, yoga, pilates e muay thai
Academia Salvador. Instrutor e atleta de MMA André Miranda, o André Monstro. Foto Otávio Santos Secom PMS.

Salvador Fitness: democratizando o acesso ao bem-estar

Academia Salvador. Instrutor e atleta de MMA André Miranda, o André Monstro. Foto Otávio Santos Secom PMS.

Imagine praticar yoga, fazer um treino funcional ou até mesmo ter uma aula de boxe ao ar livre — e de graça. A capital baiana oferece uma experiência que vai além do turismo tradicional: o projeto Academia Salvador, uma iniciativa da Prefeitura que democratiza o acesso ao bem-estar.

Com 14 unidades distribuídas por bairros estratégicos, de ponta a ponta da cidade, o projeto convida moradores e visitantes a se exercitarem gratuitamente, com acompanhamento de profissionais qualificados e a energia da Bahia como incentivo.

O projeto: saúde, inclusão e a força do esporte

Ponto de encontro para caminhadas e corridas, o Dique do Tororó foi o local de lançamento do projeto, criado em 2024. A Academia Salvador, gerida pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), tornou-se um modelo de sucesso na promoção da saúde pública.

As unidades são equipadas com aparelhos de musculação e oferecem uma grade de aulas coletivas que vai do relaxamento do pilates e da yoga à energia do boxe e do muay thai. A gratuidade e a qualidade do serviço têm atraído milhares de pessoas, reforçando que o acesso ao esporte de qualidade pode — e deve — ser para todos.

Destaque: o campeão de MMA que treina Salvador

Academia Salvador. Instrutor e atleta de MMA André Miranda, o André Monstro. Foto Otávio Santos Secom PMS.

Professor em duas unidades da Academia Salvador, o instrutor e atleta de MMA André Miranda, conhecido como André Monstro, 38 anos, venceu a luta principal do Jungle Fight 142 — considerado o maior evento de MMA da América Latina — realizado em 22 de novembro de 2025, no Rio de Janeiro. A vitória sobre o mineiro Junio Mendes elevou seu cartel profissional para 14 triunfos e recolocou o lutador baiano no topo da categoria.

Além do destaque no cenário nacional, André atua como professor das academias ao ar livre, oferecendo aulas de boxe e muay thai no Dique do Tororó e no Imbuí. O domínio técnico que desenvolveu ao longo de quase uma década no MMA se reflete nas aulas que ministra na Academia Salvador, sempre muito procuradas e com turmas cheias.

Ele conduz atividades dinâmicas, explorando fundamentos do boxe e do muay thai — suas especialidades. Os exercícios fortalecem o condicionamento aeróbico e introduzem noções de defesa pessoal, tornando as aulas acessíveis e atrativas para alunos de diferentes perfis.

Como turistas e moradores podem participar

Academia Salvador. Instrutor e atleta de MMA André Miranda, o André Monstro. Foto Otávio Santos Secom PMS.

As 14 unidades da Academia Salvador oferecem musculação e aulas coletivas como boxe, yoga, pilates e muay thai, todas gratuitas.

Locais: Os espaços funcionam em Amaralina, Barros Reis, Boca do Rio, Bonfim, Cajazeiras, Calabar, Dique do Tororó, Imbuí, Itapuã, Largo do Tanque, Mané Dendê, Narandiba, São Caetano e São Tomé de Paripe.

O agendamento é feito pelo aplicativo MUDE, disponível na App Store e na Play Store. As aulas duram 50 minutos e têm capacidade pré-estabelecida.

A idade mínima para musculação é de 15 anos. Menores de 18 anos precisam realizar inscrição presencial acompanhados de um responsável, com apresentação de documento com foto. Pessoas acima de 60 anos devem apresentar atestado específico para musculação.

Horários: Os treinos da manhã podem ser agendados de segunda a sexta-feira, de 5h30 às 8h30. Nos turnos da tarde e noite, o funcionamento ocorre das 17h às 20h. Aos sábados, as aulas são oferecidas das 6h às 9h e aos domingos, das 6h às 8h. Cada aluno pode agendar até duas aulas por dia, desde que sejam de modalidades diferentes, e deve apresentar documento com foto no acesso ao espaço. A organização garante que mais pessoas possam participar das atividades.

Fotos: Otávio Santos / Secom PMS
Matéria editada da reportagem de Camila Vieira / Secom PMS