Tradicionalmente servido em setembro, em homenagem a santos católicos e divindades do candomblé, o caruru de São Cosme e Damião foi reconhecido em 2024 como patrimônio imaterial da Bahia. Mais do que um prato, traz em si histórias, afeto, acolhimento e união. Representa fartura, prosperidade e renovação.
A celebração é uma das mais antigas e importantes manifestações religiosas populares do estado, marcada pela mistura de símbolos místicos e pela riqueza do sincretismo baiano — um modo de festejar, agradecer e renovar a fé. Na Igreja Católica, a comemoração acontece no dia 26 de setembro; já na tradição popular e nas religiões de matriz africana, o ritual se dá no dia 27. O caruru, nesses contextos, é oferenda e promessa, conhecido também como “caruru de sete meninos”.
E para quem não que perder nenhum caruru, o Visit Salvador da Bahia preparou uma lista de onde encontrar os melhores em Salvador — de restaurantes a espaços que, mantendo a tradição, distribuem o caruru gratuitamente pela cidade.
Caruru de promessa: ofertado
De geração em geração
O legado da saudosa Cira do Acarajé permanece vivo em Itapuã. Há mais de 80 anos, sua família mantém a tradição de oferecer um caruru em homenagem aos santos gêmeos, cumprindo a promessa feita pela avó da baiana Cira, na casa onde ela morava. A celebração acontece em dois momentos: no dia 22, é realizado o caruru — cuja preparação começa às 4h da manhã e a distribuição ocorre às 18h, em Itapuã. Já no dia 23, acontece a entrega dos tradicionais saquinhos de doce.
Endereço: Rua do tamarineiro, número 10, Itapuã (Do lado da antiga Coelba).
Mercado das Sete Portas
Se você procura uma experiência imersiva, nossa dica é ir a um dos mais clássicos carurus da cidade, no Mercado das Sete Portas, no bairro de Nazaré, em Salvador. Este caruru é oferecido lá há mais de 20 anos, é gratuito e chega a servir por volta de 700 pessoas. A barraca Chapéu de Couro – que vende artefatos, folhas e imagens dos ritos sagrados, começa a servir a partir do meio-dia. Aproveite para conversar com o André Nery, o comerciante e babalorixá que tem muitas histórias para contar.
Endereço: Barraca Chapéu de Couro. Feira das Sete Portas, boxe 82, Nazaré. Em 2025, a distribuição do caruru está marcada para sexta-feira (26), às 12h30.
Projeto Social e Cultural Galo de Diumbanda
O Galo de Diumbanda é uma celebração coletiva na qual os sons se entrelaçam e Diumbanda abre o caminho trazendo sua história, sucessos e carisma. O público é recebido com o caruru de Cosme e Damião com mais 30 mil quiabos. O evento, comandado pelo cantor e compositor Diumbanda, ex-líder da banda Companhia do Pagode, reúne tradição, solidariedade e música baiana. Em 2025, o bairro das Sete Portas vai se transformar em palco de alegria, fé e cultura no dia 27 de setembro (sexta-feira), com a celebração dos 22 anos do Galo de Diumbanda.
Endereço: Comunidade Pela Porco, no bairro das Sete Portas. Mais informações: @diumbandaoficial
Píer da Feira de São Joaquim
Já o Píer da Feira de São Joaquim é palco de uma das festas mais tradicionais e aguardadas do calendário cultural baiano: o Caruru da Feira de São Joaquim. A festa conta com a distribuição de um grande caruru preparado com cerca de 10 mil quiabos, atraindo feirantes, clientes e turistas para celebrar em um ambiente de festa e devoção.
Endereço: . Em 2025 acontece no sábado (27), às 15h. Além do sabor da culinária afro-baiana, o público poderá curtir apresentações musicais. Mais informações: @sambadafeira.ba
Restaurantes que servem caruru:
Para quem já lançou nas redes a frase “aceito convites para caruru” mas ainda não conseguiu comer o caruru na casa de ninguém, sugerimos alguns lugares bem legais para comer o prato queridinho de setembro.
Casa de Tereza
No restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho, tem uma opção que se chama: Banquete dos Ibejis. Nele vem: acarajé e abará, vatapá, vinagrete, xinxim, feijão-fradinho, caruru, arroz, farofa de dendê e banana frita. De sobremesa ainda tem o sorvete de tapioca com calda de rapadura. Tudo uma delícia.
Endereço: Restaurante Casa de Tereza. R. Odilon Santos, 45 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-350. Telefone: (71) 3329-3016.
Dona Mariquita
No mesmo bairro, o restaurante Dona Mariquita prepara um prato com doze itens, o Caruru de Cosme e Damião, que é servido durante todo o mês de setembro. Leva caruru, vatapá, xinxim de galinha, feijão preto, feijão fradinho, farofa, pipoca, rapadura, banana frita, acarajé, abará e arroz.
Endereço: restaurante Dona Mariquita. R. do Meio, 178 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41490-426. Consulte os dias pelo telefone: (71) 3334-6947.
Em 2025, no Dona Mariquita – Casa de Veraneio, de frente para o Porto de Salvador, a delícia é servida pela chef Leila Carreiro, referência em comida patrimonial, até o dia 30 de setembro, de segunda-feira a sábado. Saiba mais neste link.
Axego Restaurante
O restaurante que se apresenta como o “mais tradicional” do Pelourinho serve comida baiana todas as sextas-feiras, sendo uma ótima opção para saborear um bom caruru.
Endereço: Rua J. Castro Rabelo, nº 16 (ao lado da Praça Quincas Berro D’Água). Mais informações: @axegorestaurante