Um convite ao reencontro da população com o espaço urbano
Programação ocupa a Praça Municipal e a Rua Chile com arte, gastronomia, design e muita música
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançará uma nova edição do “Viver Salvador”, uma ocupação cultural que vai transformar o coração da cidade em um grande quintal urbano. Na Rua Chile, a iniciativa será inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (5/09), às 17h, com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura, Ana Paula Matos. De 5 de setembro a 9 de novembro, o Centro Histórico será palco de atividades gratuitas, com programação que reúne arte, música, gastronomia, design, oficinas, feiras, experiências infantis e ações de bem-estar.
O projeto ocupa a Praça Municipal, Rua Chile e áreas adjacentes com estruturas cenográficas e intervenções urbanas que promovem pertencimento, memória, diversidade e conexão intergeracional. A proposta é democratizar o acesso à cultura e estimular a economia criativa de forma afetiva e inovadora.
A abertura acontece nesta sexta (5/09), com cortejo do Ballet Folclórico da Bahia pela Rua Chile, culminando com uma apresentação especial no Palco Duomo, instalado na Praça Municipal. O cantor Jau também se apresenta no dia do lançamento do Viver Salvador na Rua Chile.
De acordo com Ana Paula Matos, o projeto é mais do que uma programação cultural. É um convite ao reencontro da população com o espaço urbano.
“O Viver Salvador é um convite para que todos nós saiamos de casa e ocupemos com alegria e afeto os espaços públicos da nossa cidade. A Rua Chile vai pulsar cultura, história e beleza, mostrando o quanto Salvador é viva, criativa e cheia de possibilidades. Essa é uma iniciativa que reforça nosso compromisso em aproximar a arte das pessoas e em incentivar que cada soteropolitano viva, de fato, o dia a dia da cidade”, destaca a vice-prefeita.
Ocupações criativas e sensoriais
Entre os destaques do projeto, estão: túnel cenográfico com cobertura tensionada em lycra branca e lustres pendentes gigantes, ao longo da Rua Chile, transformando o local em uma galeria a céu aberto; instalações instagramáveis como a Casa Submersa (espaço infantil interativo), o Coco Gigante (ponto de informações turísticas) e esculturas monumentais com humor visual; painel de street art na Rua das Vassouras; Palco Oca, com estrutura translúcida e iluminação cênica, onde ocorrem shows, corais e oficinas musicais; Mobiliário urbano afetivo, com bancos e chapéus gigantes inspirados na obra do arquiteto Lelé; Paisagismo com gigantismo, incluindo vasos de até 2 metros com espécies tropicais.
A cada semana, o Viver Salvador traz uma temática diferente. Primavera e bem-estar, design e artesanato, Outubro Rosa, Dia das Crianças, Consciência Negra e Memórias afetivas de Salvador estão entre as temáticas que serão abordadas.
Entre as atividades, o público poderá participar de feiras de artesanato e antiguidades, oficinas criativas, aulas de yoga, apresentações musicais, sessões de cinema ao ar livre, contação de histórias, rodas de conversa, oficinas infantis e muito mais.
O projeto também promove a culinária local com a Vila Gastronômica “Delícias da Bahia” e um festival ao ar livre com edições especiais como a “Grande Churrascada” e a “Parrilhada no Belvedere”. Barracas padronizadas com identidade visual retrô completam a cenografia das feiras.
Confira a programação do mês de setembro
De 5 de setembro a 9 de novembro
Praça Municipal, Rua Chile e áreas adjacentes
Sexta – 05/09
18h às 19h – Dj Belle
19h às 20h – Cortejo do Balé Folclórico
20h às 20:30h – Dj Belle
20:30h às 22h – Jau
Sábado – 06/09
A partir das 17h – Dj Ian Fragas
17h30 – Jazz “Laurent Rivemales Quintet”
18h30 – DJ Ian Fragas
19h – Will Carvalho
20h – DJ Ian Fragas
20h30 – Ara Ketu
Domingo – 07/09
17h às 20h – DJ Leo Mello
20h às 21:30h – Outras Vozes
Segundo final de semana
Sexta – 12/09
18h às 20h – Dj Belle
20h às 21:30h – Wander Gutemberg
Sábado – 13/09
18h às 19h – Dj Libreana
19h às 20h – Jazz com Tito Bahiense
20h às 20:30h – Dj Libreana
20:30h às 22h – Sarajane
Domingo – 14/09
17h às 18h – Infantil – PUMM
18h às 19:30h – Dj Preta
19:30h às 21h – Aiace
Terceiro final de semana
Programação do Viver Salvador e do Festival da Primavera
A Praça Municipal, a Rua Chile e a Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico, serão palco de mais de 20 shows que acontecem desta sexta-feira (19) até domingo (21) como parte da programação do Viver Salvador e do Festival da Primavera, iniciativas da Prefeitura realizadas através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
A Feira Criativa Viver Salvador ocupa a Praça Municipal e a Rua Chile, das 16h às 22h. Já os shows iniciam sempre às 18h, exceto no domingo que a programação infantil começa às 17h. Entre as atrações estão o Dj Leo Mello, Rama Montenegro, Dj Pólen, Pradarrum de Gabi Guedes, Illy, Dj Leo Schlang e Maira Lins.
Na Praça da Cruz Caída, os artistas sobem ao palco das 18h às 21h. Do samba ao pagodão, o cartão postal será palco para os artistas Tiri, Zaí, Gabi da Oxe, Marcia Castro, Sambaiana, Nêssa, DJ Belle, O Quadro, Afrocidade, Ravi Lobo e Fantasmão.
Programação completa: Sexta-feira (19) até domingo (21)
Feira Criativa – Viver Salvador
Praça Municipal e Rua Chile
Sexta a domingo, das 16h às 22h.
Shows Viver Salvador – Praça Municipal
Sexta – 19/09:
18h às 20h – Dj Leo Mello
20h às 21:30h – Rama Montenegro
Sábado – 20/09:
18h às 19h – Dj Pólen
19h às 20h – Jazz com Pradarrum de Gabi Guedes
20h às 20:30h – Dj Pólen
20:30h às 22h – Illy
Domingo – 21/09:
17h às 18h – Infantil – Playgrude
18h às 19:30h – Dj Leo Schlang
19:30h às 21h – Maira Lins
Festival Primavera – Praça da Cruz Caída
Sexta-feira (19):
Tiri e Zaí – às 18h
Gabi da Oxe – às 19h
Roda de Samba Reggae com Márcia Castro, Sambaiana e Nêssa – às 20h
Sábado (20):
DJ Belle – às 18h
O quadro – às 19h
Afrocidade – às 21h
Ravi Lobo – às 21h
Domingo (21):
Fantasmão – 17h
Quarto final de semana
Estúdio África toma conta da Rua Chile em fim de semana com arte, tradição e identidade no Viver Salvador
Salvador se conecta às suas raízes mais profundas neste fim de semana com uma edição especial do Programa Viver Salvador na Rua Chile, tendo como destaque o Estúdio África, iniciativa que mergulha na ancestralidade afro-baiana e nos ofícios tradicionais que ainda pulsam no coração do centro histórico da cidade.
Idealizado pela antropóloga Goli Guerreiro, o Estúdio África traz para o centro da cidade um estúdio fotográfico inspirado nos tradicionais estúdios africanos — com cenários, figurinos e atmosferas que homenageiam os retratos de família, as estéticas negras e os símbolos da cultura afro-diaspórica.
Ao lado do estúdio, a feira apresenta stands com expositores que habitam esse mesmo imaginário cultural: antiquários, sebos, modistas, quituteiras, ourives, sapateiros e retratistas. Todos juntos, criando um ambiente que celebra os saberes e sabores de Salvador. Saiba todos os detalhes neste link.
Programação de sábado (27) e domingo (28)
Sábado – 27/09
10h00 às 20h30 → Feira Criativa – Estúdio África
17h00 às 19h30 → DJ Ian Fragas
19h30 às 21h00 → Show com Vitor Silva – VITAL
Domingo – 28/09
10h00 às 20h30 → Feira Criativa – Estúdio África
17h00 às 20h00 → DJ Studio Africa