Criatividade em pauta: nomes nacionais e internacionais
Um encontro que conecta cultura, inovação e desenvolvimento urbano
Ver essa foto no Instagram
De 20 a 23 de agosto, Salvador recebe a Conferência Internacional Distritos Criativos – Conectando Iniciativas, Impulsionando Ecossistemas, um encontro que reunirá cerca de 200 participantes entre gestores culturais, empreendedores, artistas e representantes de instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior.
O evento busca promover conexões, impulsionar negócios e estimular colaborações nos territórios criativos. Prepare-se para mergulhar em ideias que transformam realidades e ajudam a construir uma cidade ainda mais vibrante e criativa.
A programação começa no dia 20 (quarta-feira) com uma imersão nos ativos culturais e criativos de Salvador, incluindo visitas guiadas a espaços como a Casa das Histórias, Cidade da Música, Mercado Modelo, HUB Salvador e Trapiche Barnabé. À noite, no DOCA 1, acontece a cerimônia oficial de abertura, com falas da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo Ana Paula Matos, do diretor da OEI no Brasil, Rodrigo Rossi, e da cofundadora da Conexiones Creativas, Paula Trujillo. A noite será encerrada com coquetel e show da cantora Melly, além da assinatura de adesão à plataforma Conexiones Criativas.
No dia 21 (quinta-feira), no auditório do DOCA 1, o destaque é para o debate sobre tendências globais da economia criativa, com palestra magna de Raphael Callou , diretor-geral de Cultura da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI) em Madri, e mesas que reúnem especialistas como Bruno Truzzi (Itaú Cultural), Daniele Canedo (Observatório da Economia Criativa) e Patrícia Albernaz (MinC). Também participam nomes como Antonio Pita (Diaspora.Black) e Gracy Moreira (Casa da Tia Ciata), trazendo a potência ancestral e o afroturismo para o centro das discussões. À noite, DJ Belle comanda o happy hour. Inscrição para as mesas neste link.
No dia 22 (sexta-feira), a programação promove trocas entre Salvador e experiências internacionais. Entre os convidados, estão Vanessa Vieira (Projeto Mural), Adriana Barbosa (Feira Preta), María Teresa Fernández (Metadistritos – Chile), Cinzia Lagioia (Puglia Creativa – Itália) e Érika Jaramillo (Distrito Creativo Perpétuo Socorro – Colômbia). As mesas abordam temas como dinamização dos distritos criativos, experiências internacionais e governança. O dia termina com DJ Nai Kiese no happy hour.
Encerrando a conferência, no dia 23 (sábado), ocorre o workshop de cocriação liderado por Paula Trujillo e Conrado Uribe, junto a facilitadores do Brasil, Chile, Itália e Colômbia. O objetivo é transformar em ações concretas os aprendizados dos dias anteriores, com a definição de um plano de governança cultural e estratégias de desenvolvimento para o Distrito Criativo de Salvador. A programação se encerra com a assinatura de uma carta de intenções e happy hour com a DJ Libre Ana.
A conferência integra a programação do Salvador Criativa e é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Economia Criativa, com apoio de parceiros institucionais e agentes culturais do território.
Veja a programação completa:
Quarta-feira, dia 20/08
Imersão no Território
Manhã
9h – 12:30h
Recepção da comitiva e visita guiada pelos Equipamentos Culturais.
Tarde
14h – 18h
Visita guiada ao distrito criativo do comércio: espaços culturais, empreendimentos
criativos, pontos turísticos e centros de inovação.
Noite
18h – 22h
Cerimônia de Abertura com show de Yaya Muxima e Melly
Quinta-feira, dia 21/08
Economia Criativa
Manhã
10h – 11h
Palestra Magna: Economia Criativa e tendências globais com Raphael Callou (Diretor-Geral de Cultura na OEI)
11h – 12:30h
Mesa: Dados que transformam: Economia Criativa em Números
● Bruno Truzzi (Analista de dados no Observatório do Itaú Cultural)
● Leonardo Costa (Pesquisador do OBEC e diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA)
● Joana Siqueira (Consultora de Estudos e Pesquisas na FIRJAN)
Tarde
14h30 – 16:30h
Mesa – Distritos Criativos e Potência Ancestral (Curadoria Diaspora.Black)
● Antônio Pita – Fundador da Diaspora.Black e representante da Iniciativa Viva
Pequena África
● Marcos Motta – Gestor do BNDES para as iniciativas da Pequena África
● Gracy Moreira – Gestora da Casa da Tia Ciata, na Pequena África
16:30h – 18:30h
Mesa – Afroturismo e Economia Criativa: Impactos Tangíveis
(A definir)
Noite
18:30h – 20h
Happy hour com DJ Belle
Sexta-feira, dia 22/08
Conexões do Ecossistema
Manhã
9h – 40h
Painel Salvador em Rede com Iuri Mattos (Diretor da Prodetur) e Luciana Buck (Diretora de Desenvolvimento Econômico de Salvador)
9:40h – 10:30h
Apresentação: Distritos Culturais e Criativos: Desafios Globais com Paula Trujillo (Conexiones Creativa)
10:30h – 11:30h
Mesa com o tema “Poder público e distritos criativos – Cultura e Dinamização”
Felipe Dias (Diretor de Economia Criativa da Secult Salvador)
Chicco Assis (Diretor de Cidadania e Cultura da Secult Salvador)
Isaac Edington (Presidente da Saltur)
Fernando Guerreiro (Presidente da Fundação Gregório de Matos)
Mediação de Paula Trujillo (Conexiones Creativa)
11:30h – 12:30h
Apresentação da Secult | Diretoria de Economia Criativa com Felipe Dias (Diretor de Economia Criativa) e Thiago Pilloni (Gerente de Distritos Criativos e Monitoramento)
Tarde
14h – 15:30h
MESA – O papel dos eventos como estratégia de dinamização dos distritos criativos
Fabio Arboleda AKA Zatelithe – Negro fest (Medellín)
Vanessa Vieira – Projeto Mural
Adriana Barbosa (Feira Preta)
Fernanda Félix (SSA Mapping)
Mediação – Felipe Dias (SECULT)
15:30h – 16:30h
MESA – Distritos criativos pelo mundo
María Teresa Fernández – Metadistritos (Chile)
Cinzia Lagioia – Distretto Produttivo Puglia Creativa
Joana Braga – Coordenadora de Economia Criativa de Porto Alegre (Brasil)
Mediação – Conrado Uribe (Conexiones Creativas)
16:30h – 17:30h
MESA – Distritos criativos e Governança
– Juliana Sehn – (Coordenadora do Programa RS Criativo)
– Érika Jaramillo – Distrito Creativo Perpetuo Socorro (Colombia)
– Marcelo Pedrazzi – Distrito Criativo do Rio
Mediação – Paula Trujillo (Conexiones Creativas)
Noite
18:30h – 20h
Happy hour com DJ Nai Kiese
Sábado, dia 23/08
Cocriação e Plano de Ação
Manhã
9h -12:30h
Definindo a Governança Cultural
Objetivo: Estabelecer as bases para um modelo de governança participativo e eficaz.
Tarde
14h – 17h
A Estratégica e Fundacional
Objetivo: Mapear a maturidade atual e definir um plano de ação estratégico.
Noite
17h – 20h
Encerramento Oficial
● Assinatura de carta de intenção dos Distritos Criativos
● Happy hour com DJ Libre Ana
Serviço:
A programação completa será divulgada nos canais oficiais da Secult.
Instagram: @secultsalvador
Inscrição para as mesas neste link.
Confira a programação completa neste link.