Bar Âncora do Marujo

R. Carlos Gomes, 809, Dois de Julho
Cidade da Música
Âncora do Marujo. Centro. Salvador Bahia. Foto Bia Mathieu
Âncora do Marujo. Centro. Salvador Bahia. Foto Kaysha Kutner

Resistência e diversidade no Centro de Salvador

Tradicional palco da arte transformista na Rua Carlos Gomes

Há 22 anos sendo palco da arte transformista de Salvador, o Bar Âncora do Marujo, localizado na Rua Carlos Gomes, é um espaço perfeito para quem procura artistas com performances e músicas boas, petiscos tradicionais e cerveja gelada. É um ambiente de acolhimento às pessoas LGBTQIAPN+, de representatividade, mas também atrai outros públicos.

As noites por lá são animadas. Com uma entrada de apenas R$ 10, os fãs de música pop podem curtir performances feitas por drag queens todos os dias. Além de música, o espaço também oferece petiscos, drinks e cervejas geladas. O Bar é tão especial que até já fez parte de um documentário. A produção, chamada de “Rua Carlos Gomes: Apogeu e Resistência da Comunidade LGBTQIAPN+”, idealizado pelo maquiador e drag Galdino Neto, reúne notáveis histórias da região, onde se concentrava grande parte da comunidade, dividida entre bares e casas noturnas.

O Bar, que já teve a honra de receber a visita de Caetano Veloso, se destaca por ser o único estabelecimento da rua que sobrevive. Bar da Ray, Bar Charles Chaplin, Beco da Baiúca, Adê Alô, Boate Is’Kiss, Artes & Manhas, Boate BRW e Boate Caverna são nomes de alguns dos empreendimentos que fecharam as portas na região. Além de lançar novos artistas transformistas, o ncora segue como um símbolo de resistência em Salvador.

Aberto de terça a domingo, o Marujo, como é chamado por seus clientes fiéis, é um lugar que deve ser conhecido por toda drag e comunidade LGBTQIAPN+. O espaço não tem uma luz piscante de boate e é bem colorido, numa vibe azul – como o mar, que é homenageado na decoração. Na frente, o local tem uma bilheteria. Depois, ao subir uma escadaria, você chegará na casa, onde tem bar, palco, sofás, mesas, cadeiras e camarim para as drags.
Serviço

Bar Âncora do Marujo
Endereço: R. Carlos Gomes, 809, Dois de Julho
Funcionamento: de terça a domingo, a partir das 21h
Instagram: @ancoradomarujo