24 lugares em Salvador com mesas na calçada

Salvar nos favoritos

Comida boa e diversão ao ar livre na capital baiana

A saudade de sextar na rua já estava batendo na nossa porta, não é mesmo? Depois de passar quase um ano e meio com muitas restrições por causa da pandemia da Covid-19 e, por consequência, sem poder tomar uma cerveja gelada com os amigos em um barzinho, quem está em Salvador já pode aproveitar o dia para curtir em segurança.

Como o perigo de se contaminar ainda existe, muita gente prefere fazer refeições ao ar livre. Além do mais, Salvador é uma cidade belíssima e cheia de paisagens estonteantes. Saiba que diversos estabelecimentos da capital baiana possuem mesas de atendimento nas calçadas.

Preparamos uma lista com 24 locais que estão em bairros famosos de Salvador, para que, além de curtir o bar ou restaurante, você possa aproveitar para conhecer mais a cidade.

1. Boteco do Pelourinho

A maior especialidade do Boteco do Pelourinho é servir aquela cerveja “trincando”, ou “vestida de noiva” para os mais íntimos. Com as mesas na calçada, o cliente ainda pode aproveitar para comer os pratos mais famosos do local (moqueca, acarajé e carne de sol), enquanto curte a vista de um dos bairros mais famosos da cidade.

Serviço
Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 5 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-010
Funcionamento: de quarta a domingo, das 12h às 21h
Instagram: @_botecodopelourinho
Mais informações: (71) 99989-1394

2. Café&Cana

Depois de um passeio pelo Centro Histórico de Salvador, nada melhor do que sentar em um restaurante com mesas na calçada, ao ar livre, para tomar uma cerveja gelada, comendo um delicioso baião de dois com queijo coalho ou uma carne de panela super temperada. É o que você encontra no Café&Cana localizado no Santo Antônio Além do Carmo, próximo ao Oratório da Cruz do Pascoal.

Serviço
Endereço: Rua do Carmo, 25 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA, 40301-380
Instagram: @cafeecana
Mais informações: (71) 99181-7314

3. Cruz do Pascoal

Bar Cruz do Pascoal. Santo Antônio Além do Carmo, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Fundado em 1952 pelo espanhol Porfírio Amoedo, o Bar Cruz do Pascoal é famoso pela cerveja gelada e pelos deliciosos petiscos. Mas, sem dúvida, um dos grandes destaques do espaço é a vista para a Cidade Baixa e a Baía de Todos-os-Santos, que fica na parte de trás do bar, que é ao ar livre. Além disso, tem mesas do lado de fora, para a Rua Direta do Santo Antônio, que permitem apreciar o movimento enquanto você se delicia com os escondidinhos, arrumadinhos e caldos caprichados que saem da cozinha.

Serviço
Endereço: Rua do Carmo, 2 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA, 40301-405
Mais informações: (71) 3243-2285

4. Boteco do França

Boteco do França – O famoso beco. Foto: Fábio Marconi

Localizado no boêmio bairro do Rio Vermelho, o Boteco do França é um espaço que reúne boa gastronomia, baseada na cozinha brasileira. Há mesas nos dois andares do espaço, mas o verdadeiro charme está nas mesas colocadas na viela localizada em sua frente. Além da cerveja, sempre bem gelada, você pode provar carne-de-sol acebolada, escondidinho de camarão, ensopado de cordeiro com cuscuz marroquino, além de, claro, o famoso arroz de polvo.

Serviço
Boteco do França
Rua Borges dos Reis, 24-A – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41950-600
Instagram: @botecodofrancarv
Mais informações: (71) 3334-2734

5. Puro Healthy Food

Além da quitanda natural com frutas e verduras sem agrotóxicos, o Puro Healthy Food tem um amplo cardápio de refeições e lanches para consumo nas mesas externas ou para levar para casa. O risoto com tiras de mignon com feijão verde é um dos campeões de sabor do lugar, que tem um aroma de produtos naturais maravilhoso. O restaurante fica na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, que é um dos espaços de lazer e diversão mais charmosos de Salvador.

Além de comer e beber no local, você ainda pode aproveitar para fazer umas comprinhas. São mais de 2 mil itens com foco em alimentos íntegros, sem glúten, sem lactose e diversas opções veganas, low carb e sem açúcar.

Serviço
Endereço: Rua das Hortênsias, 522 – Praça Ana Lúcia Magalhães – Pituba, Salvador – BA, 41810-010
Instagram @purosaudavel
Mais informações: (71) 30150579

6. Bar Pedra Furada

A especialidade desse bar é uma salada de frutos do mar com tomate e temperos. O bar oferece variedades de petiscos, moquecas a partir de R$ 60, drinks e cervejas. O local possui outros pratos famosos, como escabeche de peixe, camarão flambado no azeite e camarão frito ao alho e óleo.

Serviço
Endereço: Rua Rio Negro, s/n – Monte Serrat, Salvador – BA, 40425-256
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h.
Instagram: @barpedra_furada
Mais informações: (71) 99984-2080

7. La Taperia

O restaurante espanhol supercharmoso é conhecido pelos pratos deliciosos e serviço cordial, tudo no centro da boemia baiana. Localizado no Rio Vermelho, o restaurante tem como carro-chefe as tapas e a paella. O chef, o espanhol Jose Morchon, e a soteropolitana Juli Holler, donos do restaurante, primam pelo uso de ingredientes frescos, atendimento, visual dos pratos e a música. O restaurante oferece muitas opções de tapas e o carro-chefe é o polvo à galega com batatas e páprica.

Serviço
Endereço: Rua da Paciência, 251 (Rio Vermelho)
Funcionamento: de terça a sábado, das 16h às 23h.
Instagram: @lataperiasalvador
Mais informações: (71) 3334-6871 | (71) 98716-1077 | (71) 99116-5140

8. Pasta em Casa

Do café da manhã ao happy hour, o Pasta em Casa tem tudo para você comer bem e ainda apreciar a vista do Rio Vermelho, com suas mesas localizadas na calçada. O café da manhã é bem servido e tem como destaque o crostone de salmão defumado num brioche, que é um pão adocicado, e coalhada fresca. No fim de tarde, você pode experimentar drinks deliciosos e clássicos da comida italiana. Ah!O local ainda tem uma mercearia caprichada onde você pode comprar uns sabores para continuar se deliciando em casa.

Serviço
Pasta em Casa (Mercearia, Padoca, Restaurante e Forneria)
Rua Professora Almerinda Dutra 67, Rio Vermelho
Instagram: @pastaemcasa
Mais informações: (71) 3334-7232

9. Pi.zza

Bons drinks e boa pizza à moda napolitana. É isso que você vai encontrar na Pi.zza que tem unidades na Barra e no Rio Vermelho. Se você quer curtir ao ar livre, a opção é a unidade do Rio Vermelho, que tem três mesas do lado de fora. Se for beber, não deixe de provar o Yellow Goddess, drink que mistura gin, purê de manga com garam masala (principal mistura de especiarias da culinária do norte da Índia), limão taiti e espumante brut.

Serviço
Endereço: Rua da Paciência, 295, Salvador – BA, 41950-010
Instagram: @pi.zza_salvador
Mais informações: (71) 3052-6010

10. Solar Gastronomia Contemporânea

Da maniçoba ao pudim de tapioca, o Solar Gastronomia Contemporânea é um convite ao deleite sob o comando da chef Andreia Nascimento.
Filé J. Borges (filé acebolado, acompanhado de farofa de tapioca com banana da terra e feijão verde), Sanduíche de Salmão (salmão defumado, endro drill , flor de alcaparra, cream cheese, alface crespa e molho mostarda no pão ciabatta de fermentação natural) e a consagrada maniçoba compõem os destaques do cardápio que você pode aproveitar no espaço interno ou também na área externa, que é rodeada por uma cerca viva de plantas e a céu aberto.

Serviço
Endereço: Rua da Fonte do Boi, 24 – Rio Vermelho, Salvador – BA, Cep: 40.015-160
Instagram: @solargastronomia
Mais informações: (71) 99703-9847

11. Pasárgada Kebab Grill & Bar

O Rio Vermelho é um dos bairros mais diversos e plurais de Salvador. Lá, você encontra o melhor da comida persa no Pasárgada Kebab Grill & Bar. A gastronomia é uma viagem ao Oriente Médio. Você pode escolher as mesas da área externa (ao ar livre), comer dentro do restaurante decorado com vários tapetes (tipo persa) ou na varanda superior.

O carro-chefe de lá é o Kebab, que é feito de forma 100% artesanal. O restaurante também tem o falafel (bolinho de grão de bico e especiarias), as maravilhosas pastas de homus, coalhada e berinjela defumada, diversos tipos de quibe, e pratos saborosos e bem servidos com cordeiro.

Serviço
Endereço: Praça Brigadeiro Faria Rocha, 44 A, Rio Vermelho, Salvador, Bahia. CEP 41.940-440.
Instagram: @vouprapasargada
Mais informações e pedidos pelo WhatsApp (71) 99933-3353

12. O Mais Amado Boteco

Localizado no Largo da Mariquita, O Mais Amado Boteco serve fartas porções e petiscos típicos da Bahia, cervejas e caipirinhas no bairro mais boêmio da cidade. O destaque, além do espetinho de carne e da casquinha de siri de dar água na boca, vai para a música ao vivo, todas às terças e sextas-feiras. O Mais Amado Boteco fica pertinho da Casa do Rio Vermelho, espaço cultural dedicado à memória de Jorge Amado e Zélia Gattai, que você pode visitar antes de ir para o bar. Além disso, quando você estiver no boteco, pode ainda provar um dos mais famosos acarajés da cidade, o acarajé da Cira, que é vendido no Largo.

Serviço
Endereço: Largo da Mariquita, 10A – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-000
Funcionamento: todos os dias, das 11h à 0h30
Instagram: @omaisamado.boteco
Mais informações: (71) 999253210

13. Zaccaria Bar

Esse é o bar ideal para quem gosta de tomar uma cervejinha, mas não abre mão de um drink. Lá, eles servem os drinks mais conhecidos, como mojito, marguerita blue e cuba libre. Mas o estabelecimento também serve outras bebidas mais elaboradas, como o lagoa azul, sonho de amarula, cosmopolitan e muitos outros. Além disso, o Zaccaria Bar serve diversos tipos de comida, dentre elas a mais clássica: hambúrguer acompanhado com batatas fritas. E o destaque do local é o blend especial de carne acompanhado com sour cream, mix bem leve de pimenta, rúcula e bacon.

Serviço
Endereço: Rua das Margaridas, 90 – Pituba, Salvador – BA, 41810-100
Funcionamento: de terça a sexta, das 18h à 0h30 e de sábado a domingo, das 11:30 à 0h30.
Instagram: @zaccariabar
Mais informações: (71) 997354214

14. Cabral 500

O bar Cabral 500 vende pratos típicos da culinária baiana e alguns petiscos. O destaque do restaurante vai para a moqueca de peixe, que é servida com farofa, arroz e pirão. O estabelecimento também conta com um filé de peixe bem crocante acompanhado de fritas e variações de caldos, além de cervejas e coquetéis. O Largo da Mariquita é um dos pontos mais efervescentes de Salvador em qualquer época do ano. Em fevereiro, especialmente, o local fica lotado de fiéis para saudar Iemanjá. Em setembro, o Largo costuma sediar o Festival da Primavera.

Serviço
Endereço: Largo da Mariquita, 10 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-380
Funcionamento: todos os dias, das 11h à 0h30.
Instagram: @restaurantecabral500
Mais informações: (71) 3027-5266

15. Boteco do Caranguejo

Este é um dos botecos mais conhecidos de Salvador. Além de caranguejo, que é a especialidade da casa, o estabelecimento oferece cerveja gelada, drinks, petiscos e pratos com variedades de frutos do mar.

Serviço
Endereço: Edifício Bahia Flat, Condomínio Bahia de Todos os Santos – Av. Oceânica, 235 – Barra, Salvador – BA, 40140-130
Funcionamento: todos os dias, das 12h à 0h30
Instagram: @botecodocaranguejo
Mais informações: (71) 3016-0841 | (71) 3363-5151

16. Mocambinho Bar

Para quem mora mais afastado da orla, esse bar localizado no bairro Dois de Julho oferece escondidinhos, inclusive vegetarianos e veganos, caldos, sarapatel, siri, camarão e outras variedades. O destaque, no entanto, é uma cumbuca com charque desfiada, calabresa de pernil, farofa com gengibre e lascas de coco

Serviço
Endereço: Rua da Faísca, 12 – Dois de Julho, Salvador – BA, 40060-016
Funcionamento: de terça a domingo, das 18h à 0h30
Instagram: @mocambinhobar

17. Alerta Praia Bar

Para quem curte comer uma comida baiana de qualidade e ainda se deliciar com a vista do mar, o Alerta Praia Bar tem todas essas características. Localizado em Itapuã, o estabelecimento oferece, além das bebidas, entradas, que variam de R$ 10,90 a R$ 62,90; petiscos, que vão de R$ 23,90 a R$ 83; moquecas e ensopados, com preços entre R$ 80, R$ 90 e muito mais.

Serviço
Endereço: Rua Aristides Milton, 516 – Itapuã, Salvador – BA, 41301-110
Funcionamento: todos os dias, das 11h à 0h30
Instagram: @alertapraiabar
Mais informações: (71) 4103-1124

18. Caranguejo do Farol

O bar e restaurante tem pastéis de siri, caranguejo, pirão, bobó de camarão e muito mais da comida baiana. Além da comida, o Caranguejo do Farol também serve drinks e cerveja geladinha.

Serviço
Endereço: Av. Oceânica, 235 – Barra, Salvador – BA, 41950-000
Funcionamento: todos os dias, das 11h à 00h
Instagram: @caranguejodofarol
Mais informações: (71) 3264-6422 | (71) 99909-9378

19. Bar Parador Z1

Com uma localização privilegiada, você pode beber uma gelada no Bar Parador Z1 e ainda aproveitar para comer a comida mais famosa da cidade: o acarajé da Dinha. O estabelecimento, localizado no Largo de Santana, serve diversas opções de cervejas bem geladas, do jeito que o brasileiro gosta, e muitas opções de petiscos. O local também oferece som ao vivo para os amantes da música.

Serviço
Endereço: Largo de Santana, Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-100
Funcionamento: de terça a domingo, das 17:30 à 0h30.
Instagram: @paradorz1
Mais informações: (71) 3334-0549

20. Espetto Carioca

O Espetto Carioca é uma rede local de bares conhecidos por seus espetinhos especiais variados e batatas assadas recheadas. A unidade no bairro do Rio Vermelho, por exemplo, oferece mais de 50 opções de espetos tradicionais, premium, vegetarianos e até doces.

Serviço
Endereço: Rua da Fonte do Boi, 32 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-360
Funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 23h30 e domingo, das 12h às 20h
Instagram: @espettocariocasalvador
Mais informações: (71) 2132-1995

21. Caminho de Casa

Um dos estabelecimentos mais conhecidos do Itaigara, o bar e restaurante Caminho de Casa oferece pratos típicos da culinária regional, como bolinho de feijoada; carne de sol de novilho confinado, com farofa e purê de aipim; picanha argentina; carne de fumeiro; maniçoba; rabada; barriga de porco; sarapatel; feijoada; camarão; moqueca; peixe frito; vaca atolada; queijo coalho e muito mais.

Serviço
Endereço: Rua Anísio Teixeira, 161 – Itaigara, Salvador – BA, 41815-060
Funcionamento: todos os dias, das 12h à 0h30
Instagram: @caminhodecasa_
Mais informações: (71) 3353-7036

22. Preto

O boteco Preto é um barzinho de rua e oferece uma variedade de petiscos. O destaque deles é o L’Amour, uma massa folhada recheada com queijo brie quente, acompanhado de geleia vermelha agridoce e torradas. Além disso, o estabelecimento ainda vende drinks e chopps.

Serviço
Endereço: Rua Guillard Muniz, 771 – loja 6 – Pituba, Salvador – BA, 41810-110
Funcionamento: de terça a sábado, das 18h à 0h30 e domingo das 17h às 23h
Instagram: @pretobar
Mais informações: (71) 3016-2218

23. Bar e Pizzaria Deskolado

O bar, que fica na Barra, oferece bolinhos, pastéis, petiscos, açaí e sanduíches. Os destaques são a carne de sol, que sai por R$ 41,90, e o camarão alho e óleo, por R$46,90. O estabelecimento ainda vende pizzas.

Serviço
Endereço: Rua Belo Horizonte, 164 – Barra, Salvador – BA, 40140-380
Funcionamento: todos os dias, das 16h à 00h
Instagram: @deskoladobar
Mais informações: (71) 3235-5875

24. Zuka Boteco do Sertão

Se você está a fim de experimentar uma comida deliciosa com vistas para o Farol da Barra, o Boteco Zuka é o lugar certo. O local se destaca pela comida sertaneja, como carne de sol e carne de bode, mas oferece também outras opções, como filé mignon, filé de tilápia e petiscos.

Serviço
Endereço: Av. Sete de Setembro, 4347 – Barra, Salvador – BA, 40140-110
Funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 23h
Instagram: @zuka_botecodosertao
Mais informações: (71) 99140-5448

Atenção:

Já pode ir para a rua, mas os protocolos de segurança contra COVID-19 devem ser mantidos

A prefeitura da capital baiana iniciou a fase verde do “Plano Salvador” de retomada das atividades econômicas e no dia 23 de julho os bares e restaurantes da cidade começaram a funcionar até 0h30, já que o toque de recolher passou a valer de 1h às 5h. Lembre-se que o uso da máscara de proteção facial e do álcool 70º ainda é necessário para evitar a contaminação por Covid-19. Só pode tirar a máscara na hora de comer ou beber. Se for circular no bar, use a máscara.



Experiências em Salvador

Agenda

24
set
25
set
27
set
28
set
29
set
30
set
01
out
Ver mais em Agenda