#salvadoremcasa: Diários da Quarentena

Salvar nos favoritos

Música, gastronomia, cultura e fotografia: bons conteúdos para acompanhar estando em casa

Reunimos aqui alguns perfis na internet que estão produzindo conteúdo de qualidade durante este momento de isolamento social.

Restaurante Mar

Já pensou em aprender a fazer novas receitas com um chef de cozinha renomado? Isso está sendo possível através do Instagram do restaurante M’ar Gastronomia. Para este período de quarentena, o chef Peu Mesquita postará no IGTV do restaurante algumas receitas especiais. No primeiro vídeo, ele ensina fazer o peixe ao papilote. Assista ao vídeo completo neste link.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por M’ar (@margastronomia) em

Além disso, ainda tem dado dicas de séries e filmes para serem “maratonados” em casa pelos amantes do mundo gastronômico. O restaurante também está oferecendo uma ação bem bacana para seus clientes. Através do site apoieumrestaurante.com.br você pode adquirir um voucher de R$100 pagando somente R$50 para utilizar no restaurante quando ele reabrir após a quarentena. O voucher será válido até o final de 2020.

Pesquisa musical da melhor qualidade

Ritmos Tropicais, Africanos, Brasilidades e Black Music fazem parte da seleção musical do pesquisador musical e Dj Vinícius da Silveira, conhecido como Niti seletor (@nitiseletor). Niti costuma participar de vários eventos e é certo encontrá-lo na feira que acontece na Rua Direita do Santo Antônio Além do Carmo, no evento “Rua Livre”. Suas apresentações podem ser acompanhadas de uma excelente cerveja artesanal, ou um gengibre Néctar, todos negócios de amigos próximos.

Ele, que se auto intitula “um baiano nascido em Porto Alegre”, adotou essa terra por causa da cultura de música existente aqui, assim como a cultura de rua, festas de largo, o sagrado e o profano e a baianidade em si.

“A cultura da música está dentro de todo mundo aqui em Salvador”, conta Niti.

Sem poder ir para a rua durante essa fase de isolamento social, Niti vem fazendo lives chamadas “Sons da Quarentena” para serem ouvidas de casa. Em cada sessão, sempre às 16:20, apresenta um ritmo diferente. Para saber os dias, você precisa acompanhar o perfil dele. A primeira sessão foi carimbó, seguida por cúmbia, depois afrobeat e baile black. Para as próximas, estão previstas lives de sambareaggae, nordeste moderno e sambajazz.

Você pode assistir pelo Instagram ou pelo canal dele no YouTube. Se você perdeu as apresentações, é possível ouvir e conhecer mais do trabalho pelo MIXDCLOUD: www.mixcloud.com/NITISELETOR , estão todas lá.

Aprendendo com as crianças

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mana a Mana (@manaamana_) em

O advogado e fotógrafo Pedro Nunes é conhecido por suas imagens fortes e belas da Bahia, principalmente de pessoas. O diferencial do seu trabalho é a proximidade que o fotógrafo constrói com cada um dos fotografados, contando suas histórias em cliques e também nos textos que escreve em seu perfil no Instagram @pedronunesfotografia, que tem mais de 17 mil seguidores. Com a mesma ideia de contar histórias, mas com uma galeria apenas de retratos, ele tem o perfil @pedronobranco, só de fotos em preto e branco. Lindo de viver.

Em 2017, Pedro criou um perfil no Instagram a pedido de Luna, sua filha mais velha, o @manaamana_. Este não foi alimentado como a filha queria, mas o perfil continuou guardado. Foi aí que, durante a quarentena do COVID-19, Pedro resolveu fazer fotografias do dia a dia em casa. Assim, foi reinventado o Mana a Mana (@manaamana_), um perfil para compartilhar histórias de 2 irmãs. Luna e Brisa.

Segundo o fotógrafo, a ideia é capturar emoções e fazer desse momento bem delicado, algo menos doloroso. O resultado são fotos em preto e branco que retratam a simplicidade da vida. O perfil ainda é pequeno, mas com certeza vai inspirar vários pais a fazerem belos registros dos seus pequenos durante esse período de isolamento social.

Salvador em casa

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Visit Salvador da Bahia (@visitsalvadordabahia) em

O Visit Salvador da Bahia está fazendo uma série de listas perfeitas para este momento de isolamento social. O projeto, que sempre chamou moradores e visitantes para irem conhecer a cidade, mostrando tudo com um olhar diferenciado e poético, agora vem mostrando como continuar sonhando com Salvador mesmo estando dentro de casa.

São listas de documentários, livros, clipes e séries com muita informação e curiosidades sobre essa cidade que, a cada ano, se reinventa e mostra sua potência. Bateu curiosidade? Então fiquem ligados nos conteúdos “Salvador em Casa”, vocês vão adorar!

Outra coisa superbacana é que o perfil está postando tudo o que as pessoas de Salvador estão vendo pela janela. Com a marcação #salvadordajanela, as pessoas estão compartilhando imagens de pôr do sol, do mar, na rua, fazendo um diário da quarentena em tempo real. As pessoas estão mostrando a beleza da cidade mesmo estando em casa.

Papo fotográfico

Quem curte fotografia, profissional ou não, vale acompanhar a série de conversas ao vivo que o fotógrafo Uiler Costa ( @uilercosta / www.uiler.com ) vem fazendo em parceria com a plataforma Salvador Meu Amor (@salvadormeuamor). Perfeito para quem tem a fotografia como paixão e ama Salvador, essa LIVE tem sempre dois fotógrafxs, amantes da imagem e da Bahia.

Uiler convida outros fotógrafos queridos e renomados da cidade para bate-papos que envolvem as histórias de cada um, tipo de trabalho, mercado e curiosidades. Já recebeu os fotógrafos Lu Brito (@lubrito30), Helen Salomão (@visionariadequebrada) e Pedro Nunes (@pedronunesfotografia). Fiquem ligados nos stories para saberem os próximos convidados.

Processos criativos

Workshop Amanda Tropicana – Foto – Divulgação – Salvador Bahia

Amanda Tropicana é carioca, mas mora em Salvador desde os nove anos de idade. Foi se descobrindo fotógrafa “aos poucos”, como ela mesma diz. Iniciou sua jornada com a fotografia em 2005. De lá para cá, ela participou de 25 exposições, dentre elas: “The Fifth Annual Exposure Photography Award”, no Museu do Louvre, Paris. Tem como norte em seu trabalho a cultura e a religião afro-brasileira na Bahia.

Durante a quarentena, ela resolveu compartilhar seus conhecimentos. Depois de uma enquete nos stories do seu perfil do Instagram @amandatropicana, Amanda desenvolveu um e-book. Com o material, você vai aprender a importância de mergulhar em seus processos criativos. O conteúdo está liberado gratuitamente no Instagram dela, em destaques . Corre lá!

Por Fernanda Slama
Coordenadora de conteúdo



Experiências em Salvador

Agenda

07
jul
08
jul
09
jul
10
jul
11
jul
13
jul
14
jul
Ver mais em Agenda