O Visit Salvador da Bahia vai te levar para uma viagem deliciosa pela Ribeira, um dos bairros mais charmosos e autênticos de Salvador, onde a segunda-feira ganha um tempero especial: o tradicional cozido. Saiba os melhores lugares para saboreá-lo, conheça os encantos da região e descubra a história por trás desse prato que é pura alma baiana.
Onde comer cozido na Ribeira
Vários restaurantes e barracas servem o prato, que atrai tanto turistas quanto moradores locais. Confira nossas sugestões:
Ali na orla, ao longo da Rua dos Tamarindeiros da Penha, pertinho da Igreja da Penha, todos os restaurantes servem cozido além de terem uma vista linda. O Varanda Tropical é um dos mais concorridos – mas não se demore porque acaba!
Serviço:
Varanda Tropical
Instagram: @varandatropicalofc
R. dos Tamarindeiros da Penha, n° 01 – Ribeira, Salvador – BA, 40420-610
Passeando pela Ribeira, antes ou depois de curtir o pôr-do-sol na Ponta do Humaitá, uma boa pedida é dar uma paradinha para aproveitar as delícias do restaurante O Bombordo. Com diversas opções de moqueca e uma mariscada de dar água na boca, você pode sentar tanto na parte interna quanto no calçadão de um dos bairros mais charmosos da Cidade Baixa. Aberto desde 1997, este é um ponto clássico e tradicional na da Av. Beira Mar – uma das melhores vistas da Ribeira!
Serviço:
Restaurante O Bombordo
Instagram: @obombordo
Av. Beira Mar, 340 – Ribeira, Salvador – BA, 40420-340
Outras informações neste link.
Todas as segundas-feiras, o Bar e Restaurante do Boca serve o tradicional cozido, com um tempero super saboroso. Além da comida boa, bebida gelada e música de qualidade, ainda fica pertinho da praia, o que garante uma bela vista e a brisa do mar.
Serviço:
Bar e Restaurante do Boca
Instagram: @bardobocaoficial
Av. Beira Mar, 455 – Ribeira, Salvador – BA, 40420-340
Localizado na Av. Beira Mar, 473, na Ribeira, o Varanda Baiana é um dos pontos mais tradicionais para saborear o cozido. Eles destacam a tradição do prato todas as segundas-feiras.
Serviço:
Varanda Baiana
Instagram: @varandabaianacbx
Av. Beira Mar, 473- Ribeira
O Cozido Baiano
O cozido baiano é um prato robusto e reconfortante, perfeito para repor as energias. Sua receita é uma combinação de diversas carnes, como: capote, chupa molho, carne de sertão, linguiça calabresa e até mesmo carne de fumeiro. Depois de rechear as carnes, a dica é cozinhar lentamente até ficarem macias e suculentas. O segredo está no caldo rico e saboroso, que absorve todos os aromas e nutrientes das carnes e dos legumes.
Entre os vegetais que compõem essa iguaria, destacam-se batata, cenoura, repolho, quiabo, abóbora, couve, aipim, batata-doce, banana-da-terra, que adicionam cor, textura e um toque adocicado ao prato. O cozido é tradicionalmente servido com pirão, feito com o próprio caldo do cozido e farinha de mandioca, e um molho lambão para os amantes de um toque picante. É uma verdadeira celebração de sabores e uma experiência gastronômica afetiva que remete às raízes culinárias da Bahia.
Pequeno dicionário gastronômico para quem não é de Salvador:
…nesta receita
Capote (Casaco de frio (rsrs) ou carne com capa de gordura por cima)
Chupa molho (Carne de segunda com osso/costela bovina)
Carne de sertão (carne seca ou charque)
Carne de fumeiro (carne de porco defumada – iguaria típica do Recôncavo Baiano)
Rechear a carne (refogar)
Molho lambão (molho de pimenta)
Sobe desce (um tipo de cozido com os ingredientes da geladeira e inventa algo rápido)
Carne verde (carne fresca, aquelas que ficam penduradas no açougue)
….outros
Bala de coco caramelizada/ Bala de ovo (Bala baiana)
Bombom (Bala)
Queimado (Bala também rsrs)
Fatia de parida (rabanada)
Cacetinho (pão francês)
Vara (Baguete / pão mais comprido)
Punheta (Bolinho de Estudante)
Bolinho de estudante (Bolinho de tapioca)
Merendar (Lanchar)
Taboca (Biscoito japonês. Muitas vezes comparado ao cavaco chinês)
Geladinho (Sacolé)
Guaraná (Qualquer Refrigerante: “Me dê um guaraná de limão aí!”)
Água-Dura (Cachaça)
A tradição de segunda-feira e as Festas de Largo
A culinária baiana é rica em tradições, com dias específicos dedicados a pratos típicos. O cozido de segunda-feira é uma delas, e uma das explicações é a Festa da Ribeira, também conhecida como Segunda-Feira Gorda.
A festa está intrinsecamente associada ao ciclo de festividades do Senhor do Bonfim. Historicamente, ela surge como uma extensão da Lavagem do Bonfim, que ocorre em janeiro, na quinta-feira anterior. A celebração na Ribeira ganhou destaque, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, pela presença marcante do samba de roda e pela atmosfera de confraternização. Mesmo sem uma programação oficial nos dias atuais, a memória dessa comemoração é preservada por aqueles que vivenciaram seu auge, reforçando a importância cultural e social do evento como parte integrante das tradições baianas.
Assim, mesmo fora desse período, os moradores do bairro mantêm a tradição de comer cozido toda segunda-feira, o ano todo. O prato também não se restringe à Ribeira, tendo expoentes no bairro Dois de Julho, no restaurante Casa da Carmem; em São Rafael, na Cantina dos Artistas; no Rio Vermelho, no Bar do Edinho, dentro da Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha) e em Itapuã, no Axé Pelô | Point do Feijão da Quênia.
Conta pra gente:
Seu restaurante predileto não apareceu na nossa lista? Mande sua sugestão pra gente por e-mail: visitsalvadordabahia@gmail.com. Veja também:
Roteiros rápidos: Ribeira – Passeios curtos e imersivos para conhecer a cidade do seu jeito.
Fontes:
Cozido, feijoada e comida baiana: entenda essa tradição culinária. IBahia 2021 neste link.
Festa da Ribeira está associada ao Ciclo do Bonfim. Jornal A Tarde 2024 neste link.
Comida tem importância central nas celebrações de largo de Salvador. Jornal A Tarde 2024 neste link.
Sobe e desce: cozido baiano com pirão | É de Casa – Receitas – Globo neste link.
Cozido Baiano | Acompanhamentos – Receitas – Globo neste link.