Pelô para maiores

Salvar nos favoritos
Bar O Cravinho. Foto: Fábio Marconi

Sobre o passeio

As festas soteropolitanas têm um clima “railander”. Isso porque, em muitos casos, elas começam muito cedo, logo depois do pôr-do-sol. O que é o caso quando são no Centro Histórico. Os Largos fecham à 0h, a exemplo do Largo Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro D’Água. Então se liga no relógio da “naite” local, para não perder o horário e dar com a cara na porta ou não ter mais ingressos para entrar.

Um cravinho para começar

O Bar O Cravinho sempre é destino certo das prés das Festas no Pelourinho. Foto: Fábio Marconi

Este é um daqueles pontos de encontro, tanto de visitantes quanto de moradores. O bar fica cheio em festas nas praças, quanto em celebrações religiosas, a exemplo da Festa de Santa Bárbara, que já estava cheio desde às 11h, horário em que abre. Criado nos anos 80, é conhecido por suas infusões e por sua decoração. A que mais sai é a que dá nome ao local, feita com cachaça, cravo, mel e limão.

As famosas festas de largo

Largo Pedro Arcanjo, durante o show do grande Gerônimo, o “Pagador de Promessas”. Foto: Fábio Marconi

São vários os shows frequentes pelo Pelourinho. No Largo Tereza Batista, normalmente acontecem os Ensaios do Olodum. Já no Pedro Arcanjo, às terças, o show fica por conta do grande Gerônimo, o “Pagador de Promessas”. Este ano, os largos vão receber expoentes da música contemporânea baiana, assim como grandes nomes da música nacional. Fique ligado na nossa programação lá no Vai Rolar.

Festas e badalação

Uma das edições do Biergarten, no Trapiche Barnabé. Foto: Uran Rodrigues

Quando os shows terminam, é hora de caçar o que está acontecendo na cidade. Essa é uma lista de festas que vêm abalando as estruturas por onde passam. Muitas delas de relevância cultural, posicionamento estético e artístico. Cada uma é de uma tribo diferente, então pesquise, ache a sua e divirta-se. Anota aí no seu caderninho: Festa Batekoo, Kalor, Jabuticaba Sound System e Nozmoskada. As que rolam logo depois do pôr-do-sol são: Bailinho de Quinta, Ministereo Público Sistema de Som, Festival Flow e Biergarten. E o que elas têm em comum? Além da pura diversão e da qualidade musical, todas já ocuparam ou ainda ocupam espaços no Centro Histórico como: Oficina de Investigação Cultural, Jardim das Delícias, Ladeira da Misericórdia, Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, as escadarias da Barroquinha e o Trapiche Barnabé. Fica o desejo que o movimento continue pelo Centro Histórico. Nossa programação de Verão agradece!

Serviço:

Bar Cravinho
Endereço: Largo Terreiro de Jesus, 03 – Pelourinho, Salvador-BA, 40026-010

Largo Tereza Batista
Endereço: Rua Gregório de Matos, 6 – Pelourinho, Salvador-BA, 40026-010

Largo Pedro Arcanjo
Endereço: 010, Rua Gregório de Matos – Pelourinho, Salvador-BA

Largo Quincas Berro D’Água
Endereço: Rua do Açouguinho, 12 – Pelourinho, Salvador-BA, 40025-180

Por Fernanda Slama
Coordenadora de Conteúdo

Fotos: Fábio Marconi


Quincas Berro D'Água. Foto: Fábio Marconi

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
10
Duração aproximada
4 horas - 6 horas
Seu bolso
Localização
Largo Terreiro de Jesus, 03 - Pelourinho, Salvador - BA, 40026-010

Outros Roteiros

Agenda

10
ago
11
ago
12
ago
13
ago
14
ago
15
ago
16
ago
Ver mais em Agenda