Muito mais que artesanato!

Salvar nos favoritos
Fotos: Fábio Marconi

Sobre o passeio

Comece pelo Mercado Modelo… ou termine lá!

É um mercado que abriga 263 lojas, que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, e também restaurantes. Se for continuar andando, então melhor não comprar muito e diminuir o peso. Mas se levar lembranças para deus e todo mundo é o seu perfil e faz parte da diversão, então o melhor é terminar seu dia por lá. Neste caso, inclua à sua lista, uma bebida gelada na varanda do restaurante lá de cima: a vista de onde ancoram as embarcações do Terminal Náutico é bem bacana.

Foto: Fábio Marconi

Um mercado para compras, mas cheio de mistérios

Que ele é em arquitetura do estilo neoclássico, com mais de 8 mil metros quadrados, e que já foi a Alfândega de Salvador, isso você já deve saber. Aqui, nós vamos te contar os “pulos do gato”, as dicas imperdíveis! Então, não deixe de ir no subsolo. De história controversa a respeito do tráfico de escravos, o lugar é escuro, e a história parece estar encravada nas paredes: você sente a importância e a magnitude só de descer.

Saindo dali, você dá de cara para o seu próximo ponto: o Elevador Lacerda. Mas estique um pouco mais pelas redondezas, ali pertinho, à direita, fica o Comando do 2º Distrito Naval. Dois pontos de interesse: o Fonte da Rampa do Mercado ou Monumento à Cidade do Salvador, de Mário Cravo. Ele foi da primeira geração de artistas plásticos modernistas da Bahia, ao lado de Carlos Bastos e Genaro de Carvalho. O outro ponto, que poucos dão atenção, é a “estampa” formada pelas pedras portuguesas do pavimento. São âncoras enormes, em repetição, que formam um padrão muito bonito. Se estiver viajando com um drone, faça uma foto do alto. Nada trivial, certo?!

Mosaico de pedras portuguesas… basta olhar com carinho para a cidade. Coisas lindas brotam em cada canto! Foto: Fábio Marconi

Do outro lado da rua, situada no sopé da montanha que liga a cidade Alta à Baixa, está a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a terceira construída no local. De lá, sai uma das maiores celebrações religiosas: a Lavagem do Bonfim. Desta Igreja, partem os cortejo, as comitivas, os balaios de oferendas, as baianas e também os “carrinhos de café” elétricos com som no talo. Também saem os muitos bereguedês e microtrios, na caminhada até a Igreja do Bonfim. Esta Igreja também tem sua própria festa: dia 8 de dezembro é o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira da Bahia.

Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Foto: Fábio Marconi

Logo na mesma calçada, caminhe alguns metros, reserve R$ 0,15, e suba para a Cidade Alta. Vamos conhecer o Elevador Lacerda. Lá em cima, você tem uma das vistas mais deslumbrantes da Baía de Todos os Santos. De lá, você vai andando para o famoso Pelourinho, colado à praça. Lá no alto, tem a Sorveteria da Ribeira. Aproveita para provar o sorvete de pitanga, uma gostosura! Quer saber mais sobre o Elevador Lacerda? Então clica neste link e tenha mais informações.

Serviço:

Mercado Modelo
Horário de funcionamento: abre todos os dias.
De segunda a Sábado, das 9h às 19h. Domingos, das 9h às 14h.

Elevador Lacerda
Ingresso: R$ 0,15 centavos cada viagem.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 23h (24h durante os dias de Carnaval).
Acessibilidade: trajeto com dificuldades e parapeito muito alto para cadeirante.
Da Cidade Baixa: Praça Visconde de Cayru, Comércio. Da Cidade Alta: Praça Municipal (Praça Thomé de Souza), Centro Histórico, Salvador.

Por Fernanda Slama
Coordenadora de Conteúdo

Fotos: Fábio Marconi


Fonte da Rampa do Mercado, Mário Cravo. Foto: Fábio Marconi

1
2
3
4
5
6
7
8
9
9
Seu bolso
Localização
Praça Visconde de Cayru, s/n - Comércio, Salvador - BA, 40015-170

Outros Roteiros

Agenda

03
ago
04
ago
05
ago
06
ago
07
ago
09
ago
10
ago
Ver mais em Agenda