Conheça os 3 faróis de Salvador

Salvar nos favoritos
Farol de Itapuã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Guias dos marinheiros e cartões postais, os faróis são belas atrações na cidade

Os faróis são os guardiões da costa brasileira. Sempre situados em locais estratégicos, sinalizam os perigos próximos e ajudam a confirmar a navegação que todos fazem com cautela.

Além de auxiliarem os navegantes, sejam amadores ou profissionais, pequenos veleiros ou grandes navios mercantes, ainda são cartões postais da cidade de Salvador. Um em cada ponto da cidade: Humaitá (na Cidade Baixa), Barra e Itapuã, são paradas obrigatórias para visitantes que buscam cenários lindos e ao mesmo tempo cheios de história. Conheça aqui os 3 faróis de Salvador.

Farol da Barra

Do alto do Farol da Barra. Museu Náutico de Salvador Foto: Amanda Oliveira

O Farol da Barra faz parte do Forte Santo Antônio da Barra. Este local marca a entrada da Baía de Todos os Santos. Ficou conhecido como a Ponta do Padrão e, depois, Ponta de Santo Antônio.

Ele foi construído antes mesmo de a própria cidade de Salvador ser fundada. É muita história! Segundo o portal da Marinha do Brasil, foi erguido em 1536, sendo a primeira fortificação do País, e é um dos principais pontos turísticos de Salvador.

A torre atual, com seus 22 metros de altura, foi instalada em 2 de dezembro de 1839, em homenagem ao nascimento de D. Pedro II. Esse importante auxílio à navegação emite feixes luminosos nas cores branco e vermelho, podendo ser avistados a 70,3 quilômetros (38 milhas náuticas) de distância.

A fortificação abriga o Museu Náutico da Bahia, que conta com um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, alguns deles submersos por até 300 anos, e que ajudam a compreender a relação do homem com o mar e da Bahia com o Farol.

A visita ao alto do farol é permitida. De lá, você tem uma visão de 360°, com ampla vista par a Baía de Todos os Santos de um lado e, do outro, para o bairro da Barra. Uma boa sugestão é chegar para o pôr do sol.

Farol da Barra

Farol de Itapuã

Praia de Itapuã. Salvador, Farol de Itapuã como cenário. Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Em 1823, o Farol de Itapuã foi inaugurado. Instalado na Pedra Piraboca, o farol tem 21 metros de altura, apresenta a forma de uma torre, toda em ferro fundido, para orientar os navegantes na região de mar calmo, mas repleto de rochedos. Junto com os bancos de areia desta região, estes rochedos causaram diversos naufrágios até que o farol foi erguido para alertar sobre os perigos.

Desde 1950, ele tem a cor atual: branco e vermelho. Além de útil para a navegação, ele também virou cenário, cartão postal de Salvador.

Nossa sugestão para aproveitar o bairro de Itapuã é acordar cedo para ver os pescadores na puxada de rede, checar a tábua de maré para curtir as piscinas naturais que se formam na maré seca e ainda aproveitar para praticar SUP ou Windsurf. No passeio, você vai ver o Farol de Itapuã de vários ângulos. Suas fotos vão ficar lindas!

Uma saudade chamada Itapuã

Farol do Humaitá

Farol Ponta do Humaita. Foto: Fábio Marconi

O Farol da Ponta de Humaitá é o único dos 3 faróis da cidade situado dentro da água do mar, às margens da praia de Mont Serrat. Quando a maré sobe, parte da estrutura do farol fica submersa e o cenário torna-se ainda mais fascinante. Atualmente, o farol está sob a guarda do Parque Regional de Manutenção do Exército e faz parte do complexo arquitetônico da Ponta de Humaitá, no extremo da Península de Itapagipe.

Apesar de servir para orientação náutica e sinalização dos perigos, o Farol do Humaitá é mais conhecido como Farol dos Namorados. Coisas da Bahia. O pôr do sol visto de lá é um dos mais bonitos da cidade, atraindo casais apaixonados por conta da excelente vista. A balaustrada também propicia bons papos. Ela protege do mar e também serve de banco para quem quiser sentar, única deste tipo na cidade.

Farol da Ponta de Humaitá

Cuidados importantes

Com a pandemia do covid-19, a capital baiana vem se adaptando a este novo normal. Turistas e moradores devem estar atentos quanto ao uso da máscara, álcool 70º e o distanciamento seguro de outras pessoas.

É necessário ligar antes para o Forte Santo Antônio da Barra caso você queira visitá-lo. Por conta da pandemia, os horários de funcionamento podem ter mudado.

Este é o Plano de Retomada das atividades. Entenda todos os protocolos de funcionamento neste link.


Farol Ponta do Humaita. Foto: Fábio Marconi

1
2
3
4
5
5
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso
Localização
Largo do Farol da Barra, S/N - Barra, Salvador - BA, 40140-650

Outros Roteiros

Agenda

04
dez
05
dez
07
dez
08
dez
09
dez
10
dez
11
dez
Ver mais em Agenda