Conheça 4 botecos culturais em Salvador

Salvar nos favoritos
ABOCA Centro de Artes. Santo Antônio Além do Carmo Foto: Amanda Oliveira.

Onde agito, cultura e uma boa cerveja se encontram

Sair para uma resenha com os amigos, tomar uma bebida gelada, provar da melhor gastronomia e, de quebra, ainda encontrar boas atrações musicais, exposições de arte e performances. Essa é a ideia dos “botecos culturais”, bares e restaurantes que reúnem pessoas interessantes, expressão cultural e boemia. O Visit Salvador da Bahia reuniu 4 destes lugares perfeitos para filosofar entre um agito e outro.

1.Velho Espanha Bar e Cultura

Na esquina da General Labatut, em frente à Biblioteca Central dos Barris, está o centenário Velho Espanha Bar e Cultura, um espaço que dialoga com diversas linguagens artísticas. Além da cerveja sempre gelada, das garrafas de cachaça de jabú e da excelente gastronomia, o bar recebe eventos como o Sarau Som das Sílabas, shows de artistas independentes, performance Drag Queen, rodas de chorinho, debates, exposição de artes visuais, entre outros eventos.

Os sócios Uiara Araújo e Arthur Daltro fazem parte do Movimento Etílico dos Barris (MEB), uma organização de afirmação do centro da cidade. Durante o carnaval, fique de olho nas redes sociais, e não perca o Bloco Moraes e Moreira, famoso baile de carnaval que se reúne no bar.

Serviço

Velho Espanha – Bar e Cultura
Instagram: @velhoespanha
Endereço: Rua General Labatut, 38, Barris, Salvador
Entrada: em dias de shows, ”pague quanto puder” é praxe.
Telefone: (71) 3043-7481.

2. A.B.O.C.A Centro de artes

ABOCA Centro de Artes. Santo Antônio Além do Carmo Foto: Amanda Oliveira.

Este local é realmente muito mais que um bar, é um Centro de Artes e excelente ponto de encontro de grandes criadores de Salvador. A Associação Baiana e Observatório de Cultura e Arte (ABOCA) tem o objetivo de praticar a mobilização popular, educar e incentivar novas formas de interpretações das convicções históricas, artísticas e culturais.

As noites de quarta-feira são imperdíveis. A música é excelente, com performance, poesia e toda a irreverência de Portella Açúcar e Veko Araújo (ambos integrantes do bloco Cortejo Afro), acompanhados pela Outra Banda da ABOCA, além do suingue do pandeiro de Mestre Paulinho. No repertório tem de tudo: salsa, reggae, jazz, samba, MPB e o que pintar de improviso.

Aboca conta com espaço para a exibição de vídeos e palestras e uma galeria de arte diferenciada e com acervo próprio composto por obras de renomados artistas plásticos como Carybé, Carlos Bastos, Betty King, Waldomiro de Deus, Juarez Paraíso, Reginaldo Bonfim, entre outros, proporcionando a todos o acesso direto a obras de arte, de forma gratuita.

Serviço

A.B.O.C.A Centro de Artes
Endereço: R. dos Marchantes, 12 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA, 40301-430
Instagram: @abocacentrodeartes
Telefone: (71) 2137-6808

3. Malembe foods & drinks

A abertura do Malembe foods & drinks, surgiu da vontade de Mônica Tavares, sua esposa Diana Rosa e suas amigas Daiane Menezes e Milena Moraes em criarem juntas um bar onde não houvesse espaço para o machismo, racismo e qualquer outro tipo de discriminação.

“É um restaurante no Centro Histórico de Salvador que é sinônimo de aquilombamento e celebração da nossa ancestralidade. Nele, me dedico à coquetelaria, valorizando a cachaça e nossos ingredientes regionais”, destaca Daiane Menezes

O Malembe é um bar de drinks diversos, comida internacional, brasileira e vegana. Tem mesas em ambiente interno e também na calçada, onde são disputadíssimas. Por lá, acontecem apresentações musicais de artistas locais e performance de Drag Queens. Quando bater aquela fome, entre as ótimas opções, nossa sugestão é o prato de Angola, Moamba de Ginguba, preparado com frango, quiabo e amendoim.

Serviço

Malembe Food & Drinks
Instagram: @malembesalvador
Endereço: Ladeira do Carmo, 7 – Santo Antônio, Salvador – BA, 43301-410

4. Oliveiras Bar

Quem já era frequentador deste bairro antes da pandemia com certeza conhece esse bar, fábrica de sonhos, barracão de carnaval, ninho, nascedouro de grandes encontros musicais. Ponto de encontro de artistas e boêmios de carteirinha, o local faz parte das melhores memórias deste caldeirão cultural chamado Santo Antônio Além do Carmo.

O proprietário do Oliveiras bar, Flávio Oliveiras, Flavão, Flos, o eterno Urso da Meia Noite, um dos maiores agitadores-fazedores culturais de Salvador, deixou este plano devido a complicações pela covid19 em 2021. Deixou, também, o legado de amor, construído com o carinho e a atenção tão peculiares deste grande personagem. O Oliveiras Bar é querido por todos os moradores e visitantes, você tem que conhecer.

Hoje, gerenciado por seu irmão, Fábio, e por amigos próximos, o bar volta a receber arte, com exposições e eventos de experimentos musicais. Lá, você vai encontrar o mais clássico gengibrinho da cidade, bebida indispensável para quem passeia pelo bairro. O restaurante também está de volta, capitaneado pelas meninas do Joanas (@_joanas).

Serviço

Oliveiras Bar
Instagram: @oliveiras110
Endereço: Rua Direita de Santo Antônio, nº110, Salvador, Bahia.


Velho Espanha. Foto: Ellen Barros.

1
2
3
4
5
6
6
Duração aproximada
4 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Ver Agenda completa
03dez
04dez
05dez
06dez
07dez
08dez
09dez
10dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.