07 lugares super charmosos para comer em Salvador

Salvar nos favoritos
Restaurante da Preta, Ilha de Maré. Foto: Fábio Marconi

Faça uma bela refeição onde comer é ter uma experiência sensorial

A gastronomia já deixou há muito tempo de ser apenas um ato de se alimentar e passou a ser um evento, o programa principal, virando uma experiência sensorial. Por isso, neste roteiro, reunimos lugares que, além de servirem refeições saborosas, ainda são encantadores, seja por sua localização ou pelo processo de elaboração dos pratos.

Um maravilhoso restaurante em uma ilha!

Restaurante da Preta. Moqueca dos deuses e deusas! Foto: Angeluci Figueiredo / Divulgação

O Restaurante da Preta é um daqueles esconderijos na Baía de Todos os Santos, localizado em uma das Ilhas mais lindas da baía, a Ilha dos Frades. O restaurante fica na praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, uma das cinco praias de Bandeira Azul do Brasil, símbolo de preservação ambiental.

Comer em Preta faz parte de uma bela programação, desde o passeio de barco saindo de Salvador, que garante lindos horizontes, até a caminhada na praia de areia clara e águas cristalinas. Ao chegar ao restaurante, você vai sentir vontade de morar ali, de tão lindo que é. Todo decorado com antiguidades, artesanato, guarda-chuvas coloridos, tudo preparado com muito carinho para receber os clientes. Até que sua refeição chega e você entra em outra viagem, pois os sabores te levam para um outro plano. Nossa dica é a moqueca de camarão com polvo. De sobremesa, o sorvete de coco verde com tapioca e mel de caldo de cana com gengibre. Para finalizar, um chá de abacaxi, mel, cravo, canela e gengibre. Vá com tempo, ou melhor: perca a noção do tempo…

Serviço
Restaurante da Preta
Endereço: Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades, Salvador.
Telefone: (71) 99326-7461 – apenas com reservas.

Pratos saborosos, drinks incríveis em um lounge de frente para o mar

Terraço Blue Rio Vermelho Salvador Bahia Foto: Amanda Oliveira.

De frente para a praia do Buracão, no Rio Vermelho, o Blue Praia Bar inaugurou recentemente um espaço premium, o Terraço Blue. O janelão de fora a fora do salão tem uma vista deslumbrante entre os coqueiros e o mar e a decoração impecável com sofás e mesas faz do estabelecimento um lugar ideal para relaxar, ouvir o barulho do mar e, ao mesmo tempo, se deliciar com a culinária desenvolvida exatamente para momentos como esses.

O Terraço Blue carrega muito da vibe do Blue Praia Bar que, mesmo tendo um acesso próprio para a bela Praia do Buracão, não é um clube ou uma “extensão da praia”, mas sim um bar conceito, charmoso e exclusivo. Aproveite o momento e a brisa gostosa para pedir um drink de Gin com Hibisco que, além de saboroso, ainda faz bem para os olhos – e para as fotos!!! Para comer, peça o prato de polvo com caju, a união perfeita para fazer sua experiência completa. O Terraço é uma ótima opção para fechar seus dias ou começar sua noite com chave de ouro.

Serviço
Terraço Blue
Endereço: R. Barro Vermelho, 310 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-340
Horário de funcionamento: abre todos os dias, das 10h às 18h. Sexta e Sábado, das 10h às 20h.
Contato: (71) 3034-3054

Para comer rezando

Restaurante Origens. Foto: Assessoria

O azeite de dendê, o leite de coco, os frutos do mar, os doces e quitutes… tudo isso está na origem da gastronomia baiana e inspirou o conceito do Restaurante Origem. O cardápio combina ingredientes frescos que compõem o patrimônio da Bahia, famosa por sua mesa farta de sabores. Uma opção é experimentar o Menu Degustação, criado diariamente pelos chefs Lisiane Arouca e Fabrício Lemos a partir da sazonalidade dos ingredientes locais. Este menu tem como fundamento o respeito à sazonalidade, o frescor e a explosão de sabores de ingredientes genuinamente locais, aliados às técnicas contemporâneas de preparo. Para viver o Origem, é fundamental fazer reserva. Então ligue, marque e esteja preparado para se deliciar.

Serviço
Restaurante Origem
Endereço: Alameda das Algarobas, 74 – Pituba, Salvador – BA, 41820-500
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 19h30 à 0h.
Importante: apenas reservas. Telefone: (71) 99202-4587

O sentimento é de estar em casa de vó

Solange Café. Graça, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O Solange Café, mais conhecido como Solange Biscoitos Finos, é um daqueles lugares com cara de casa, onde dá vontade de morar. Decorado com extremo bom gosto, oferecendo produtos de vários lugares do Brasil e excelente serviço, vem se tornando o destino para quem quer passar bons momentos tomando um café, comendo um bolinho e tendo uma boa conversa.

Os quitutes foram inspirados no caderno de receitas da avó da proprietária, que começou a fazer os sequilhos e todos os biscoitos contidos naquele acervo culinário que tanto era apreciado por toda a família. De lá para cá, as encomendas foram chegando com frequência e assim nasceu o Solange Café que, além do salão principal, ainda tem um segundo andar onde podem ser feitos eventos corporativos, comemorações ou outros eventos previamente marcados. O tempo passou, mas os biscoitos permaneceram exatamente iguais aos ensinados pela família, em formato e sabor.

Serviço
Solange Biscoitos
Rua da Paz, na Graça.
@solangebiscoitos

Transformando uma refeição em experiência sensorial

Restaurante Manga. Rio Vermelho. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O restaurante Manga é uma experiência gastronômica que reflete a vida e os sonhos do casal de cozinheiros Katrin e Dante Bassi. Ela nasceu na Alemanha e ele em Salvador. Eles passaram por grandes experiências profissionais e se conheceram quando trabalhavam no D.O.M (restaurante do chef Alex Atala), em São Paulo, ele como sous chef e ela como chef de menu. É desde lá também a parceria com o baiano Pedro Mesquita, hoje sous chef do Manga.

Com almas pertencentes ao mundo, montaram um menu degustação completo. O menu é surpresa e adaptado aos gostos e restrições de cada cliente – Sim! Ao reservar, você pode dizer o que pode ou não comer, como glúten, lactose e afins.

As criações são autorais, como é o caso do curioso prato de Pé de galinha frito com creme de abacate e páprica, que leva aproximadamente 12h para ficar pronto. O Manga prima pela valorização dos alimentos de qualidade, orgânicos, e processos feitos na casa, como a arte da charcutaria com salames e outros embutidos. O restaurante produz pães e sorvetes, além das suas próprias carnes maturadas a seco.

Serviço
Restaurante Manga
Endereço: Rua Professora Almerinda Dultra, 40, Rio Vermelho – Salvador.
Referência: em frente à Igreja de Nossa Senhora de Santana
Funcionamento: Segunda e terça fechado. Quarta e quinta: das 18 às 23h (bar) / das 19 à 23h (restaurante). Sexta e Sábado (almoço): das 12 à 15h. Sexta e Sábado (noite): das 18 à 24h (bar) / das 19h à 24h (restaurante). Domingo (almoço): das 12 à 16h30

Atendimento e comida excelentes no bistrô e drinks criativos no moderno bar!

Larribar Garcia Salvador Bahia Foto: Amanda Oliveira.

No LarriQuerrí, pequeno bistrô da família Guerra, o menu é anotado na lousa. A chef e matriarca Rosa prepara pessoalmente a porção e ainda te ajuda a harmonizar seu prato com o vinho. No menu, um delicioso talharim ao molho de gorgonzola, passas e nozes te espera. Para a sobremesa, o sorvete de coco artesanal, regado a redução de vinho composto com jurubeba Leão do Norte, sai da cozinha com farofa de amendoim e flor de sal.

Ali do lado, pequeno, porém bem movimentado, o Larribar é uma ótima opção para começar a noite antes do jantar. Com um balcão apenas – maravilhoso, diga-se de passagem – o local oferece bons e criativos drinks e petiscos. O atendimento é simpático (os bartenders são supergentis), a decoração é linda e moderna.

Serviço
LarriQuerrí
Endereço: Praça Alexandre Fernandes, 26, Garcia, Salvador-BA, 40100-130, Brasil
É imprescindível que se faça reserva com alguns dias de antecedência!
Telefone: 71 3043-0934
Larri Bar
Endereço: Praça Alexandre Fernandes 160, Garcia, Salvador-BA, 40100-130, Brasil
Telefone: 71 3263-5632

Charme e simplicidade no Carmo

Restaurante Poró, Carmo. Foto: Fábio Marconi

O restaurante Poró, de comida brasileira, conta com uma ambientação que mistura guarda-chuvas coloridos e flores em uma explosão de cores que se harmonizam com os sabores do menu. O ambiente é muito agradável e está em um dos bairros mais legais de Salvador, o Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico.

A comida é original e muito boa. Destaque para as entradas e a Costelinha Bêbada, que vem com duas ripas de costelinha suína assadas na caipirinha acompanhadas de batata doce frita, farofa e couve manteiga salteada. Ou o Robalo fresco grelhado com vatapá de inhame. O filé alto também é uma excelente opção. Termine com a deliciosa sobremesa de banana com sorvete de canela.

Serviço
Restaurante Poró
R. do Carmo, 13 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA, 40301-380
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 16h e das 19h às 23h.


Restaurante Origem. Foto: Assessoria

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
40
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

02
dez
03
dez
04
dez
05
dez
07
dez
08
dez
09
dez
Ver mais em Agenda