Bloco Afro Os Negões

Salvar nos favoritos

Uma das instituições mais respeitadas mundialmente em política social e racial de Salvador.

Bloco Afro Os Negões. Carnaval 2013. Salvador Bahia Foto arquivo.

O bloco afro Os Negões foi criado por um grupo de militantes, artistas e esportistas (em sua maioria jogadores de basquete) que frequentavam juntos as festas de largo de Salvador, mas no Carnaval sempre se dividiam entre os diversos blocos afro da cidade. Para não continuarem separados durante a folia, decidiram criar o bloco Os Negões de 1,80m. Em 1995, passaram a permitir o ingresso de mulheres e homens com menos de 1,80m de altura. Em 2000, o bloco criou o Fórum das Entidades Negras, juntamente com Ilê Aiyê, Muzenza e Malê Debalê.

Paulo Roberto Pereira do Nascimento, presidente do bloco, conta que para entrar para o grupo a pessoa tinha que ser convidada por um dos membros já existentes. O critério para a admissão era que a pessoa tivesse identificação com a cultura afro-brasileira, conhecimentos históricos e culturais e sobre questões étnico-raciais.

“Nós nos reuníamos no Terreiro de Jesus, lá era nosso point. Até hoje há uma marca na parede, próximo ao (icônico) Bar Cantina da Lua onde medíamos as pessoas. No fundo isso era uma brincadeira, um símbolo de pertencimento já que os primeiros membros eram pessoas de 1,80. Quando nos juntávamos era diferente, então resolvemos colocar isso como um dos critérios.”, conta Paulo Nascimento que hoje tem sua filha, Luma Nascimento, como vice presidente.

A Poderosa Banda Afro Os Negões, que puxa o desfile do bloco no Carnaval, tem mais de 200 músicos cadastrados, e as cores oficiais são o verde e o branco. É bem peculiar o Carnaval deste bloco. Quando você chega a sensação é que você está em casa, isso porque 80% dos participantes realmente se conhecem, são amigos, moradores do mesmo bairro, fazem parte do Movimento Negro e da Associação de moradores. Cerca de 80% das fantasias são doadas. Outra questão é que o carnaval para eles é considerado uma celebração ao ano que passou.

“Nós passamos o ano trabalhando em atividades sociais para além do carnaval. Temos projetos como “Capoeira e Cidadania”, que envolve a alfabetização de jovens e adultos; qualificação de presidiárias; pré-vestibular em parceria com a Faculdade Estadual da Bahia e Oficinas de percussão e de dança. Não fazemos carnaval, prestamos contas a ele”, explica Beto Preto, diretor Cultural do Bloco e professor de história.

Curiosidades

O Bloco afro os Negões é uma das instituições mais respeitadas mundialmente em política social e racial de Salvador. Foi tema de reportagem da TV KBS, da Coréia do Sul, sobre a questão racial no Brasil, além de participações em festivais pelo mundo, tendo sido reconhecido como a melhor banda afro percussiva por festivais de música nos Estados Unidos e no Festival Ibero-americano de Teatro de Bogotá na Colômbia, Festival de Nova Orleans e Festival “Gurús 10” na Espanha. O Bloco também foi responsável por um dos maiores movimentos de samba junino da cidade, fazendo uma caminhada de São João todos os anos pelas ruas do Pelourinho.

Negro Lindo

Todos os anos, antes do carnaval, o Bloco Afro ‘Os Negões’ escolhe o seu representante (Negro Lindo), que reinará durante o carnaval e participará das viagens e shows com a banda Os Negões. O evento acontece em uma grande festa com a participação da Poderosa Banda Afro Os Negões, que apresenta sempre um pouco do que será mostrado no carnaval, exibindo as alas de dança, além das fantasias que terão a assinatura de um artista plástico.

Serviço

Endereço: Largo de Monte Belém. Av. Vasco da Gama, nº 400, 1º/2º andar.
No Carnaval saem na sexta-feira, no domingo e na terça-feira de carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande).

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Bloco Afro Os Negões Salvador Bahia Foto aquivo.

1
2
3
4
5
6
7
7
Seu bolso
Localização
Av. Vasco da Gama, 400 - 2º andar - Engenho Velho de Brotas Salvador - BA, 40240-090

Outras experiências

Agenda

10
ago
11
ago
12
ago
13
ago
14
ago
15
ago
16
ago
Ver mais em Agenda