
Procurando contar uma história até então invisível
O Acervo da Laje é montado a partir de uma curadoria afetiva, com obras de artistas do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Trata-se de um espaço museal que olha para a poética da periferia soteropolitana e reflete as tensões, expressões e anseios do seu território e a partir do seu território.
Uma importante referência na cena cultural de Salvador e do Brasil, o espaço cultural tem bibliotecas, hemeroteca, coleção de CDs e discos, manuscritos, croquis, conchas, tijolos, azulejos e porcelanas antigas, artefatos históricos, quadros, esculturas em madeira e alumínio, fotografias e objetos que dialogam com toda a Salvador. A Associação Cultural Acervo da Laje é formada por duas casas. A aquisição das peças também é diversa: algumas são compradas, outras são doadas e muitas são encontradas no lixo.
Fundado em 2010, em São João do Cabrito, o espaço surgiu a partir da iniciativa do pedagogo, professor e pesquisador José Eduardo Ferreira, que contou com a esposa, a professora Vilma Soares, com o objetivo preservar a memória artística e a história da cultura da região. Hoje o Acervo da Laje contribui para o fortalecimento da identidade afrodescendente e valorização da diversidade cultural.
Exposição “Memórias para Dona Antônia”
A exposição permanente “Memórias para Dona Antônia” é uma homenagem para Dona Antônia, mãe de Vilma, uma das mentes por trás do Acervo da Laje, que desempenhou um papel fundamental, fornecendo o terreno onde a Casa 2 foi construída.
Por lá acontecem leitura de textos críticos, conversa com artistas e expografia. O espaço fica na Casa 2, Rua Sá Oliveira, 2A, São João do Cabrito, no Subúrbio de Salvador. A exposição foi aberta oficialmente no dia 25 de novembro de 2023.
Projetos importantes
Entre os seus muitos projetos, há o Escolafro, uma ação metodológica com foco em fortalecer a autoestima e estimular a valorização e o reconhecimento das identidades étnico-raciais, voltada para crianças negras do subúrbio ferroviário de Salvador, por meio de oficinas, mostra de filmes e contação de histórias.
Serviço:
Acervo da Laje
Endereço: Rua Sá Oliveira, 2 – São João do Cabrito
Instagram: @acervodalaje
Site: www.acervodalaje.com.br
Telefone: (71) 3401-7804
WhatsApp: (71) 99382-8185
E-mail: contato@acervodalaje.com.br
YouTube: www.youtube.com/OcupaLajes
Facebook neste link.