Exposição virtual "Pequeno Elfo"

 https://charlesmorais.com/pequenoelfo
Acesso gratuito
Agenda

Acesso gratuito

“Pequeno Elfo” é o nome da exposição online que mergulha no universo do horror, do grotesco e do fantástico, utilizando esses elementos como forma de expressão e resistência, questionando as normas de gênero e sexualidade. O site apresenta ilustrações do artista trans baiano Stavo Arguin, conhecido como Pequeno Elfo, além de um documentário e discussões sobre vivências transviadas. Desenvolvido pelu produtore cultural e mestrande da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Charles Morais, o portal é resultado de sua pesquisa “Pequeno Elfo: a monstruosidade na ilustração de corpas trans”, produzida para o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRB. Para conferir a exposição, basta acessar a página indexada ao site de Morais (https://charlesmorais.com/pequenoelfo).

Em uma colaboração entre Stavo Arguin e Charles Morais, o projeto mergulha na representação trans na mídia e na arte. A pesquisa completa e a exposição das ilustrações estão disponíveis a qualquer momento no site. Já o documentário Stavo (2023, Charles Morais) – que retrata um pouco das vivências do artista enquanto pessoa trans –, poderá ser assistido até o dia 28 de junho e, após esse período, estará disponível apenas em circuitos de mostras, festivais e cineclubes. Nas artes expostas no portal, Stavo utiliza imagens monstruosas para expressar sua identidade e emoções, explorando e desafiando convenções estabelecidas em relação ao trans e à monstruosidade.

As ilustrações de Pequeno Elfo se alinham ao não/humano para questionar os padrões de humanidade impostos pela cultura dominante. Acesse a pesquisa completa e a exposição das ilustrações: https://charlesmorais.com/pequenoelfo.