Exposição “Floresta de Infinitos”

Casa das Historias de Salvador
Agenda

A Casa das Histórias de Salvador inaugura neste sábado (1º), às 11h, a exposição Floresta de Infinitos, uma experiência imersiva que convida o público a percorrer caminhos de espiritualidade, arte e ecologia. Com curadoria de Ayrson Heráclito, Marcelo Campos, Thaís Darzé e Tiganá Santana, a mostra reúne 16 artistas de diferentes regiões do Brasil e abre o Novembro Salvador Capital Afro 2025, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O acesso será gratuito no dia da abertura.

Inspirada na instalação apresentada na 35ª Bienal de São Paulo, em 2023, a nova montagem amplia o diálogo entre ancestralidade, território e natureza, evocando as forças que conectam as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas. A proposta é criar uma travessia poética que reflita sobre temas urgentes — como o desmatamento, a crise climática e a resistência dos povos da floresta.

A instalação homenageia os guardiões da floresta — humanos e não humanos — que sustentam a continuidade da vida, reverenciando nomes como Chico Mendes, Dom Phillips, Bruno Pereira, Mãe Stella de Oxóssi, Joãozinho da Goméia, Mãe Edna e Mãe Mirinha de Portão, além de seres simbólicos como o Rio Doce e o pássaro peito-vermelho-grande.

Em Salvador, Floresta de Infinitos transforma-se em uma travessia sensorial: luz, som e aromas conduzem o visitante a um território de axé e encantamento. As 60 obras reunidas — entre pinturas, esculturas, fotografias, performances e arte digital — evocam a presença dos orixás, das forças da natureza e das memórias ancestrais.

A mostra reúne artistas consagrados e emergentes, como Alana Barbo, Arissana Pataxó, Frans Krajcberg, Tiago Sant’Ana, Ventura Profana e Jaider Esbell, criando um espaço de encontro entre diferentes linguagens e gerações. Para a curadora Thaís Darzé, a exposição é um “território de partilha”, em que o Arquivo Público de Salvador também participa com imagens históricas que ampliam o diálogo entre passado e presente.

Com produção da Janela do Mundo e coprodução da Hasta La Luna, a mostra reafirma Salvador como um território de memória, espiritualidade e criação, onde a arte se entrelaça à natureza e à ancestralidade para celebrar a continuidade da vida.

Serviço:

Exposição “Floresta de Infinitos”
Casa das Historias de Salvador
R. da Bélgica, 2 – Comércio.
A partir de 01 de novembro, sábado, às 11h (Anexo do 3° andar)
Entrada gratuita no dia da abertura
Saiba mais neste link.