Coronavírus em Salvador – a rotina da cidade começa a mudar

Geral

Medidas Emergenciais para a prevenção do Coronavírus

Cidade de Salvador, com o Farol da Barra visto de cima. Foto: Uiler Costa

A rotina de todas as cidades mudou desde que o novo Coronavírus chegou. Todos os esforços que vêm sendo praticados pelas autoridades de saúde até o momento são para evitar que ocorra a transmissão de pessoa a pessoa dentro do Brasil. Por esse motivo, ficar isolados uns dos outros tem sido a melhor solução.

Não abraçar, apertar as mãos ou beijar são agora medidas de segurança. Isso tudo pode parecer bem simples em outros países, mas, para nós baianos, afetuosos, carinhosos e festeiros que somos, isso já representa uma grande mudança de hábitos.

Então, aqui reunimos tudo que você precisa saber para a prevenção do Coronavírus em Salvador. Desejamos também que, além da consciência de coletividade – onde todos somos necessários para conter a doença – você continue sonhando e mantendo-se alegre, pois é isso que nos move. Cuide-se agora, para realizar depois. O engajamento da população é parte fundamental para o êxito desta ação.

Aconselhamos que todos busquem informação em sites e perfis do Instagram que sejam oficias como Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal de Salvador e Secretaria de Saúde (SMS). Não acreditem em textos cheios de informações vindas pelo Whatsapp. Informe-se sobre a maneira correta de lavar as mãos, o uso de álcool em gel a 70% e outras medidas de segurança no perfil @smssalvador ou neste link.

Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19)

Quando procurar atendimento?

1. Coriza
FICAR EM CASA

2. Coriza + Febre
FICAR EM ALERTA EM CASA

3. Coriza + Febre + Tosse
POSTO DE SAÚDE

4. Coriza + Febre + Tosse + Falta de Ar
SERVIÇO DE URGÊNCIA

Disque Salvador 160

A Prefeitura disponibilizou um canal exclusivo para que a população possa tirar dúvidas e prestar informações sobre o coronavírus: o Disque Salvador 160. O serviço vai funcionar 24 horas por dia.

Tele Coronavírus – ligue 155

Você não está só. Este é o canal de informações e acolhimento no combate ao Coronavírus (COVID-19)

Fique por dentro do que muda na rotina da cidade

• Suspensão das aulas das redes públicas e privada por 15 dias, a partir desta quarta, dia 18 de março;

• Fechamento de academias e cinemas por 15 dias, a partir desta quarta, dia 18 de março;

• Fechamento dos parques públicos a partir desta quarta, dia 18 de março, por tempo indeterminado;

• Suspensão de férias e licenças de profissionais da Saúde, Guarda Civil Municipal, Sempre, Defesa Civil e Gabinete do Prefeito;

• Trabalho remoto para servidores acima de 65 anos, desde que não desenvolvam atividades essenciais e estratégicas;

• Inaugurações sem presença de público

• Suspensão do recadastramento para aposentados e pensionistas.

Decretos para evitar propagação de Coronavírus

Para evitar a propagação do Coronavírus em Salvador, foi feito um decreto publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Município (DOM), de número 32.256.

Além do fechamento dos parques públicos municipais, as escolas geridas pela Prefeitura também terão as aulas suspensas por 15 dias, a contar a partir desta quarta-feira (18). O decreto estabelece ainda o fechamento, por 15 dias corridos, contados a partir desta quarta (18), de escolas e universidades privadas, academias de ginástica, cinemas, teatros e demais casas de espetáculos e parques infantis privados.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) já começou a notificar os estabelecimentos enquadrados no decreto sobre as medidas. O objetivo é informar e solicitar a colaboração de cada um, reforçando o pedido público feito pelo prefeito, já que o combate ao Coronavírus exige a colaboração de todos. Em caso de descumprimento, serão tomadas as medidas administrativas cabíveis, desde multas a retirada da licença de funcionamento.

Parques municipais já estão fechados para evitar proliferação do coronavírus

Parque da Cidade.. Salvador Bahia Foto: Amanda Oliveira.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação, Sustentabilidade e Resiliência (Secis), informa que os parques geridos pelo município foram fechados no início da tarde do dia 16, para evitar o risco de proliferação do Coronavírus (Covid-19). Os parques que deixam de funcionar por tempo indeterminado são: o da Cidade (Itaigara), das Dunas (Abaeté) e dos Ventos (Boca do Rio), este último inaugurado recentemente.

Além disso, a Praça Dois de Julho, no Campo Grande, outro equipamento gerido pela Secis, também foi fechada por tempo indeterminado. Eventos programados para esses equipamentos estão automaticamente cancelados.

Mercado Modelo e o Elevador Lacerda

Mercado Modelo. Fotos: Fábio Marconi

O Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, equipamentos administrados pela Prefeitura, também terão as atividades interrompidas por tempo indeterminado a partir de sábado (21), assim como os serviços de atendimento ao cidadão que não sejam essenciais, a exemplo do SIMM e das Prefeituras-Bairro. Unidades de saúde e espaços geridos pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) seguem funcionando normalmente.

Praias

ACM Neto informou que seis praias serão interditadas a partir de sábado (21). São elas: as do Porto da Barra, Farol da Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Piatã e Ribeira, consideradas as mais movimentadas da cidade.

O fechamento será sinalizado visualmente e haverá fiscalização por parte da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Os kits distribuídos pela Prefeitura aos comerciantes que atuam nas praias serão retirados e não haverá cobrança de taxas a esses profissionais enquanto durar a medida, com tempo inicial de 15 dias.

Além das praias, os clubes sociais, recreativos e esportivos também devem fechar as portas ao público por 15 dias, contados a partir de sábado (21).

“Essas medidas não significam férias. Ou seja, não adianta deixar de ir trabalhar ou estudar para se deslocar à praia. As pessoas devem ficar em casa, se proteger, cuidar da família. Precisamos do apoio de todos”, reforçou o prefeito.

Transporte hidroviário

O transporte hidroviário para Morro de São Paulo e Barra Grande será suspenso, conforme decreto publicado no Diário Oficial na quinta-feira (19).

O funcionamento do ferry-boat e das lanchas para Vera Cruz vai ocorrer com redução de horários. Uma resolução está sendo produzida pela Agerba sobre a definição dos novos horários de travessia.

A medida é válida pelo período de 10 dias da seguinte forma: a partir da primeira hora desta sexta-feira (20), a circulação e a saída, e, a partir das 9h de sexta (20), a chegada.

Espaços culturais administrados pela Prefeitura suspendem atividades

Rua do Couro à direita da foto, a Igreja da Barroquinha e a escadaria que dá acesso ao Teatro Gregório de Mattos. Foto: Fábio Marconi

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) informa que, a partir do dia 18 de março a programação dos espaços culturais geridos pelo município, bem como as atividades artísticas desenvolvidas pela instituição, estarão suspensas por 15 dias, conforme o decreto de número 32.256 publicado no Diário Oficial (DOM). A medida, assim como as demais já divulgadas e anunciadas, visa conter a proliferação do Coronavírus na cidade.

Os espaços culturais geridos pela Prefeitura, por meio da FGM, são: Casa do Benin, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos, Espaços Culturais Boca de Brasa (Subúrbio 360, Centro, CEU de Valéria, Muncab, Casa do Sol, Picolino e Quabales), Café Teatro Nilda Spencer e Sala Multiuso, os dois últimos na sede da própria fundação, na Barroquinha.

Casa do Carnaval e Memorial de Jorge Amado também têm atividades suspensas

Casa do Carnaval – fachada. Foto: Fábio Marconi

Os equipamentos culturais geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) também estarão fechados pelo prazo de 15 dias a partir desta quarta (18).

Dessa forma, a Casa do Carnaval, no Pelourinho; a Casa do Rio Vermelho – Memorial Jorge Amado e Zélia Gattai, no bairro de mesmo nome; o espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana e o Espaço Carybé das Artes, ambos na Barra, estarão com as atividades suspensas neste período.

Ações também em empresas de ônibus

Com o intuito de implementar medidas emergenciais para evitar a disseminação do Coronavírus (Covid-19) no transporte de massa de Salvador, foi elaborada uma lista com práticas de higiene que serão adotadas nos ônibus, Elevador Lacerda e planos inclinados.

Os ônibus de Salvador passarão por limpeza intensificada nas garagens (lavagens dos veículos com água e sabão), antes de sair, e ao longo dos trajetos nos terminais e estações.

O decreto estabelecerá que os transportes de massa devem manter uma política de limpeza diária e frequente com produtos saneantes nas superfícies de contato dos passageiros. É necessário proceder a limpeza com água e sabão, ou álcool em gel a 70%, de superfícies que são tocadas com muita intensidade.

Segundo a diretoria de Vigilância da Secretaria de Saúde (SMS), Luiza Caroline Côrtes, a lavagem é tão eficaz quanto uso do álcool. “Se lavar com água corrente e sabão funciona. O álcool é só algo mais cômodo e que se levarmos na bolsa podemos fazer a higiene em qualquer lugar, dispensando a necessidade de uma torneira”, explica.

Ainda segundo o decreto a ser publicado, a administradora dos terminais de ônibus e metrô deve considerar a ampliação da quantidade dos locais para a higienização das mãos ou disponibilizar pontos com álcool em gel a 70%. É importante que os locais disponham de sabonete e água corrente para estimular a correta higienização das mãos. A autoridade local deve estabelecer regras próprias para portos, aeroportos e rodoviárias com triagem e testagem de passageiros oriundos de cidades onde já se saiba da ocorrência de transmissão comunitária da Covid-19.

Shoppings fechados

O prefeito ACM Neto determinou o fechamento dos shoppings pelo período de 15 dias, contados a partir de sábado (21), com exceção de clínicas médicas que funcionam dentro desses estabelecimentos.
“Avaliamos a possibilidade de redução da jornada de trabalho dos shoppings, mas entendemos que, agora, a medida tem que ser mais dura e a decisão é de fechamento completo deles e dos centros comerciais.

Essa medida tem a concordância dos dirigentes desses estabelecimentos e dos lojistas”, anunciou ACM Neto, que participou da coletiva ao lado do vice-prefeito Bruno Reis, do secretário municipal de Saúde, Leo Prates, do presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior, e outras autoridades municipais.

Vacinação

Idosos em Salvador já podem ser vacinados sem sair do carro

O início da campanha nacional de vacinação contra a influenza, antecipada para esta segunda-feira (23) devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), pode ser feita sem sair do carro.
A aplicação das doses aos maiores de 60 anos através de esquema drive-thru – dentro do próprio veículo – está disponível inicialmente pela Prefeitura em quatro pontos da cidade:

· 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris
· Arena Fonte Nova, em Nazaré
· Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio
· Escola Bahiana de Medicina, em Brotas

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A campanha de vacinação contra a influenza seguirá até dia 22 de maio, sendo 9 de maio o dia “D” de mobilização nacional.

A vacinação para os maiores de 60 anos ocorrerá de acordo com o seguinte calendário. Até sexta-feira (27), serão imunizados idosos nascidos em janeiro, fevereiro e março. De segunda-feira (30) até o próximo dia 3, é a vez dos nascidos em abril, maio e junho. Dos dias 6 a 10 de abril, o imunobiológico será aplicado aos nascidos em julho, agosto e setembro. Por fim, a vacinação para os nascidos em outubro, novembro e dezembro acontece nos dias 13 a 18 de abril.

Suspensão de voos da Bahia para RJ e SP

O governador Rui Costa anunciou, no início da tarde de quarta-feira (18), que vai solicitar às agências nacionais de Aviação Civil (Anac) e de Vigilância Sanitária (Anvisa) a suspensão, em caráter emergencial, de voos saindo ou chegando de aeroportos baianos para o exterior e para cidades brasileiras com casos de contaminação comunitária, como Rio de Janeiro e São Paulo.

O governo da Bahia também anunciou que as rodoviárias de Salvador, Porto Seguro, Prado e Feira de Santana, cidades com casos confirmados de Coronavírus, serão fechadas totalmente, como medida de prevenção.

Arena Aquática e Hub Salvador fechados temporariamente

A Arena Aquática, localizada na orla da Pituba, terá as aulas suspensas por tempo ainda indeterminado. Os serviços sociais do Escritório Público, Minha Casa Minha Vida (MCMV) e Casa Legal, todos ofertados através da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), também serão suspensos até a gestão municipal reavaliar a situação de Salvador no enfrentamento do vírus. Se houver alguma urgência nos serviços destas estruturas, os casos poderão ser solucionados com atendimento prévio através do telefone (71) 3202-4600.

Do mesmo modo, o Hub Salvador, localizado no Comércio, não terá funcionamento nos próximos dias. Todas as atividades de aglomeração junto ao público externo, como visitas técnicas, happy hour e talks estão cancelados até o fim deste mês de março.

Ainda seguindo a recomendação da Prefeitura, o atendimento presencial da Ouvidoria Geral do Município (OGM) está suspensa. Os cidadãos poderão resolver as demandas com comodidade e segurança através do telefone gratuito 156, utilizando a opção 8 do menu disponível, ou pelo site www.fala.salvador.ba.gov.br.

Funcionamento de bares, restaurantes e lojas de conveniência

A partir de quarta-feira (25) e por um período inicial de 15 dias, estão proibidas atividades sonoras nas ruas e haverá restrição no funcionamento de bares e restaurantes. Estes não poderão servir alimentos ou bebidas dentro dos estabelecimentos.

“Nós temos adotado medidas duras, que provocam transtornos na vida das pessoas, mas cujo objetivo é essencial: evitar aglomerações. Recebemos denúncias e presenciamos cenas preocupantes de muitas pessoas reunidas em praças, em bares e equipamentos esportivos. Por isso, achamos necessário adotar novas medidas de contenção”, explicou o Prefeito ACM Neto, que estava ao lado do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal de Saúde, Leo Prates.

Os bares e restaurantes só poderão funcionar se for para entregas ou se o cliente fizer o pedido por telefone e se dirigir ao estabelecimento apenas para retirar o alimento.

“Os salões de convivência estarão interditados”, disse o Prefeito.

Lojas de conveniência dos postos de gasolina

No caso das lojas de conveniência dos postos de gasolina, a regra é a mesma dos bares e restaurantes, ficando proibida a comercialização de bebidas alcoólicas avulsas dentro desses estabelecimentos. As vendas no balcão estão autorizadas.

Quem descumprir as determinações estará sujeito a interdição e perda de alvará de funcionamento.

Mercados municipais

O prefeito determinou ainda o fechamento dos mercados administrados pela Prefeitura que não comercializam produtos de primeira necessidade. A partir de quarta (25/03), fecham temporariamente as portas os mercados municipais de Itapuã, Cajazeiras, Bonfim, Liberdade e das Flores (Largo Dois de Julho).

Medidas preventivas

· Proibição de qualquer atividade sonora, exceto para utilidade pública
· Suspensão das atividades de casas de shows e espetáculos
· Proibição de obra civil, exceto as de caráter emergencial, nos prédios já habilitados
· Fechamento de academias de prédios e condomínios

Templos religiosos

O decreto do Governo do Estado limita em 50 pessoas a quantidade de participantes em eventos e reuniões que envolvem igrejas e demais templos religiosos, além de feiras, e observando a distância mínima de dois metros entre os presentes.

Antes, o limite estipulado pela Prefeitura era de 500 pessoas. Templos religiosos que descumprirem a medida podem ter o alvará cassado. A medida, para todos os templos religiosos em Salvador, começa a vigorar a partir de quarta-feira (25/03).


Data e horário

Preço

Destaques

Experiências em Salvador

Agenda

03
abr
04
abr
05
abr
06
abr
07
abr
08
abr
09
abr
10
abr
11
abr
12
abr
13
abr
14
abr
15
abr
16
abr
17
abr
18
abr
19
abr
20
abr
21
abr
22
abr
23
abr
24
abr
25
abr
26
abr
27
abr
28
abr
29
abr
30
abr
01
Maio
02
Maio
16
ago
08
dez
Ver mais em Agenda