De volta à Cidade Baixa

Salvar nos favoritos

Uma lista com 10 lugares clássicos em Salvador

Viva e reviva experiências inesquecíveis

Para quem já visitou Salvador, mora aqui ou está planejando vir, com certeza vai colocar no seu próximo passeio os pontos turísticos clássicos da Cidade Baixa. A explicação da divisão entre Cidade Alta e Cidade Baixa se dá basicamente assim: na parte alta, está o Centro Histórico, que no passado foi edificado como um ponto estratégico da costa para dominar a imensa baía. Já a Cidade Baixa é litorânea, banhada pela Baía de Todos-os-Santos, e tem alguns dos atrativos turísticos mais característicos de Salvador, como, por exemplo, a Igreja do Bonfim e o Farol do Humaitá.

Mesmo para quem já conhece, existe um desejo constante de voltar para Salvador, reviver experiências e acabar com a saudade da terrinha. O Visit Salvador da Bahia reuniu aqui os passeios mais tradicionais na cidade. Desta vez, vamos voltar à Cidade Baixa para ver locais por um outro ângulo e conhecer algumas belas histórias. Vamos nessa!

Igrejas mais tradicionais na Cidade Baixa

1. Basílica do Senhor do Bonfim

Missa de sexta-feira, roupa branca, fitinha no braço e fé no Senhor do Bonfim. Pode dizer se você não vê a hora de fazer mais uma foto em frente a esta igreja tão simbólica, do gradil de fitinhas coloridas mais lindas do Brasil!?

Salvador tem muitas tradições e, certamente, uma das mais importantes é subir a Colina Sagrada para agradecer pela semana na Basílica Santuário Senhor do Bonfim. É aqui que acontece uma das maiores celebrações populares do país: a tradicional Lavagem do Bonfim, símbolo do sincretismo religioso da Bahia, onde católicos e adeptos do candomblé comungam uma mesma fé. Saiba mais neste link.

O que saber sobre a Lavagem do Bonfim

2. Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Próxima ao Mercado Modelo, ao lado do Elevador Lacerda, está a Basílica de Nossa Senhora Conceição da Praia. Você sabia que é nesta igreja que começa a famosa Lavagem do Bonfim?

Em 1549, navios portugueses atracaram em Salvador. Uma imagem da Padroeira de Lisboa acompanhava as grandes viagens da tropa. A imagem, única em todo mundo, foi assentada em uma primeira construção, cujas ruínas existem até hoje. A imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição reinou absoluta até 1946, quando a religiosa foi proclamada Padroeira da Bahia.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada na Rua Conceição da Praia, fica praticamente em frente ao mar. O seu nome foi escolhido pela própria população, por se situar próxima à praia. Construída em 1623, é uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, no Brasil.

Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia

Serviço
Basílica de Nossa Senhora Conceição da Praia
Endereço: Rua da Conceição da Praia – Igreja, s/n – Comércio – CEP: 40015-250.
Telefones: (71) 3038-6250 / 3038-6254
E-mail: pnscp@ig.com.br / Site: www.santuarioconceicaodapraia.com

Para fazer comprinhas

3. Mercado Modelo

São mais de 250 lojas de artesanato local, lembrancinhas, roupas, doces, cachaças, as famosas fitinhas do Bonfim e outras miudezas da Bahia. Agora, existe uma praça integrada ao redor do edifício, tornando ainda mais fácil achar ângulos incríveis para aquela foto clássica, com o Mercado Modelo e outros cenários turísticos ao fundo.

O Mercado Modelo está rodeado por cartões-postais da cidade, como o Elevador Lacerda e Terminal Turístico Náutico de Salvador. E agora tem também a Cidade da Música da Bahia, que acaba de ser inaugurada, um passeio mais que imperdível! Saiba mais neste link.

Cidade da Música da Bahia

4. Feira de São Joaquim

Passear pelas inúmeras vielas da Feira de São Joaquim é a certeza de encontrar um pouco de tudo o que a Bahia tem. Vai e vem de gente, ervas dos mais variados tipos, frutas frescas, potes produzidos no recôncavo baiano, animais, artesanatos de barro, cestos e bolsas de palha, artigos religiosos, iguarias de dar água na boca e um colorido de encher os olhos.

Passear por lá é uma tradição, e comer bem também. Localizados em uma pequena orla, os restaurantes da parte revitalizada da feira são imperdíveis, não só pela vista deslumbrante para a Baía de Todos-os-Santos, mas também pelo cardápio. O Pôr do Sol da Diva, por exemplo, tem a feijoada como carro-chefe, mas também serve moqueca, mocotó, pititinga e outras delícias.

Feira de São Joaquim

Serviço
Feira de São Joaquim
Endereço: 40301-155 – Calçada, Salvador – BA
Funcionamento: todos os dias, das 5h às 17h
Importante: os restaurantes da ala revitalizada não precisam de reserva, mas é bom chegar cedo para garantir lugar.

Excelente gastronomia

5. Restaurantes da Pedra Furada

Existe coisa mais a cara de Salvador do que comer algum prato feito com óleo de dendê, em um restaurante com mesas de frente para o mar? Os restaurantes da Pedra Furada ficam bem pertinho da Igreja do Bonfim e são excelentes para grupos. Você encontra a beleza natural da cidade e a deliciosa culinária típica baiana. Os peixes estão sempre muito frescos, a cerveja é gelada e as moquecas são uma boa pedida.

Restaurantes da Pedra Furada

Serviço
Bar Recanto da Lua Cheia.
Rua Rio Negro, 2 – Monte Serrat, Salvador-BA, 40325-250
Telefone: (71) 3315-1275
Pietro’s Bar
Rua Rio Negro, 6 – Pedra Furada – Monte Serrat, Salvador-BA
Telefone: (71) 3316-3395

6. Sorveteria da Ribeira

Que tal um sorvetinho de frutas tropicais para refrescar? A Sorveteria da Ribeira é uma das mais tradicionais de Salvador. Ela foi aberta em 1931. Os sorvetes de frutas tropicais são a especialidade, como o sorvete de mangaba, biribiri, cajá e graviola.

Sorveteria da Ribeira

Serviço
Sorveteria da Ribeira
Endereço: Rua da Penha, 87 – Ribeira, Salvador – BA, 40421-110
Contato: (71) 3316-5451

7. Solar Amado Bahia

Na orla da Ribeira, tem um casarão lindo de frente para o mar. Com mais de 114 anos, o Solar Amado Bahia foi construído e esculpido artesanalmente, com um projeto colonial de arquitetura eclética. Tem 52 cômodos, mais de 107 portas e uma profusão de cores, estilos e formas, tendo, em quase todos os cômodos, paredes em escaiolas (pintura que imita mármore). O imóvel possui três pavimentos, dos quais dois estão abertos ao público. Nos fundos do solar está a Sorveteria Real que, além da grande variedade de sabores, ainda tem um espaço para crianças, ideal para um passeio em família.

Solar Amado Bahia

Serviço
Solar Amado Bahia
Endereço: Rua Porto dos Tainheiros, 80, Solar Amado Bahia / Museu do Sorvete, Bairro da Ribeira
Funcionamento: de quinta a segunda, das 10h às 19h. (terças e quartas não abre)
Ingresso: o acesso à sorveteria é gratuito. Para acessar o Museu do Sorvete/Solar Amado Bahia, é cobrada uma taxa de manutenção de R$ 10,00.
Telefone: (71) 2132-0017

Belezas naturais

8. Ponta do Humaitá e Forte de Monte Serrat

Localizado às margens da praia de Monte Serrat, o Farol da Ponta do Humaitá tem um dos pores do sol mais disputados de Salvador. Isso porque ele fica em uma das extremidades da Península de Itapagipe, tendo ao fundo as ilhas de Itaparica, Frades e Maré, sendo um dos pontos de Salvador que mais adentra a Baía de Todos-os-Santos.

Dos três faróis da cidade, é o único com estrutura dentro do mar. Por conta disso, quando a maré sobe, cobre parte do farol e deixa tudo ainda mais bonito.

Para ter uma vista privilegiada no mar e do pôr do sol, outra dica é ficar lá no Forte de Monte Serrat, considerado, pelas suas linhas harmoniosas, um dos mais belos monumentos militares da Bahia. Desse forte, dá para ver Salvador de um lado e a Ilha de Itaparica do outro.

Farol da Ponta de Humaitá

9. Orla da Ribeira até a Praia da Penha

O mar tranquilo e areia branquinha da orla marítima da Cidade Baixa são um convite ao lazer. Essa enseada tem mar raso e águas claras. A Praia da Penha, por exemplo, tem boas opções de barracas com comida, bebida e serviço de cadeira e guarda-sol. Mas, olha: se quer tranquilidade, prefira ir de terça a quinta, pois nos outros dias da semana, a praia fica bem cheia e carros colocam o som alto.

Em frente à praia, separado pela Rua da Penha, encontra-se o conjunto arquitetônico formado pelo Palácio de Verão do Arcebispo e a Igreja Nossa Senhora da Penha de França.

Praia da Ribeira

Serviço
A orla da Ribeira começa na altura da Igreja do Bonfim. A faixa de areia vai até o Terminal Pesqueiro Público de Salvador.

10. Praia da Boa Viagem

E vamos de volta também à praia de Boa Viagem! Banhada pelas águas calmas da Baía de Todos-os-Santos, o local tem ao seu redor o Forte de Monte Serrat, a Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem e a vista singular dos prédios da Barra.

Praia de Boa Viagem e Praia do meio

 



Experiências em Salvador

Agenda

28
nov
29
nov
30
nov
01
dez
02
dez
03
dez
04
dez