Banner - Beleza Negra em Salvador e o Afro Fashion Day
EVENTOS

Beleza Negra em Salvador e o Afro Fashion Day

           

Afro Fashion Day em Salvador

A valorização da beleza negra em Salvador transforma a vida de jovens negros

 

O desfile do Afro Fashion Day acontece amanhã (25 de novembro), no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador. Aberto ao público, o evento de moda vai homenagear a Mãe África, trazendo para a passarela marcas locais e novos talentos.

Historicamente, a estética negra passou por um processo de negação proporcionada pelo racismo. Os séculos escravocratas construíram uma visão de que ser negro é ser feio. Sendo assim, todos os elementos da identidade negra, como cor de pele, traços e cabelo foram estigmatizados.

A história da beleza negra, sendo vista como algo positivo, é fruto e conquista de vários movimentos negros que lutaram estrategicamente pelos direitos da população e, entre eles, a valorização da beleza negra. Na Bahia, mais especificamente em Salvador, a partir dos anos 1970, as coisas começaram a tomar outros rumos. Inspirados nos movimentos de luta negra nos Estados Unidos, como “Black is Beautiful”, “Panteras Negras” e “Movimento Black Power”, mulheres e homens negros passaram a ter atitudes revolucionarias e começaram a usar o cabelo natural e partiram para um processo de aceitação e valorização.

Esses movimentos foram fundamentais para gerar esse acontecimento estético e político na cidade de Salvador. A partir deles, foi criado em 1974, o primeiro bloco afro da Bahia: Ilê Aiyê e após isso, tivemos várias conquistas individuais e coletivas relacionadas à estética negra. O Afro Fashion Day é uma delas.

Afro Fashion Day

Realizado pela Rede Bahia pela primeira vez em 2015, o Afro Fashion Day se tornou um dos maiores desfiles de moda e representatividade em Salvador, impulsionando a carreira de estilistas pretos e revelando talentos desde sua primeira edição, transformando, assim, a vida de muitos jovens negros.

Neste ano, acontecerá a 9º edição do Afro Fashion Day, no dia 25 de novembro e será uma potência. Três seletivas de modelos foram realizadas nas estações do metrô de Salvador. Foram mais de 550 inscrições de aspirantes a modelos recebidas para essa etapa, que selecionou 16 novos talentos das passarelas.

O desfile deste ano terá 75 looks criados por 43 marcas de roupas e acessórios, dentre elas, os designers vencedores do concurso Estilista Afro Fashion Day 2023. O evento apresentará 75 modelos de agências da cidade, além dos 16 vencedores das seletivas públicas e de convidados, como o coreógrafo Zebrinha.

Com apoio da SECULT, o Afro Fashion Day terá também um match com o projeto Afrobiz, cujos empreendedores participarão de uma feira. Serão 23 barracas no total, sendo 18 do AfroBiz e 5 dos estilistas do desfile. Confira abaixo a programação:

SERVIÇOS:

25/11 – Afro Fashion Day
Horário Feira da Sé AfroBiz: 10h às 20h
Desfile: 16h
Local: Terreiro de Jesus