Banner - Quem Somos

Salvador Capital Afro, essência como referência para o mundo

Reconexão com a nossa riqueza ancestral

Fora dos limites do continente africano, não há lugar onde a negritude é tão visível e inserida no modo de ser, agir e pensar de uma população do que na capital da Bahia. Na fala e no jeito de se expressar, de vestir, na gastronomia e na forma de comer, na música e demais manifestações artísticas e em como isso é feito, no jeito de fazer festa e de comemorar, na fé e nos referenciais de crença. Em sua essência, em tudo que faz e é, a cidade e seu povo têm esse DNA.

Esses elementos são pilares da cultura de uma população, do seu lugar e construíram um imaginário coletivo com potencial para atrair visitantes de todo o mundo em busca de vivências únicas resultantes desse processo. Essas vivências são fruto da fusão de heranças culturais de diversos povos africanos que aqui atracaram. O movimento Salvador Capital Afro (SCA) vem para nos reconectar com essa verdade, através do fortalecimento e valorização de lugares, roteiros, manifestações culturais e de quem já está fazendo acontecer na cidade.

O encontro com uma ponte de memórias

Salvador é a capital com maior quantidade de afrodescendentes fora do continente africano, com mais de 80% da população negra, sem contar a herança gastronômica, artística e cultural de diversas culturas africanas reunidas em um mesmo espaço. O título de Capital Negra da América Latina, obtido em 2011 durante o 21° Encontro Ibero-americano de Afrodescendentes, evidencia o seu reconhecimento internacional como patrimônio mundial afrodiaspórico. Iniciativas especializadas em afroturismo emergem a cada dia, além de existir uma diversidade de equipamentos e expressões afrocentradas.

O Salvador Capital Afro chega com conteúdos diferenciados, divulgando experiências turísticas e chancelando conteúdos com narrativas que potencializam a identificação de moradores e turistas. A ideia é fazer da cidade um lugar de encontro, de reconexão com nossa riqueza ancestral. Tudo isso por meio de ações colaborativas para construir um diálogo constante com a sociedade.

Fique por dentro da programação do movimento SCA

Salvador Capital Afro Territórios:

Salvador Capital Afro. Foto Matheus Leite.

Ação cultural já em andamento, envolvendo 5 territórios estratégicos (Curuzu, Centro Histórico, Rio Vermelho, Itapuã, Ilha de Maré). O objetivo é mobilizar e evidenciar manifestações culturais, equipamentos e serviços inspirados na vocação de cada território. A atividade é construída com empreendedores e agentes culturais de cada localidade, gerando renda aos envolvidos.

Destaque Salvador Capital Afro:

Salvador Capital Afro. Foto Matheus Leite.

Ação de reconhecimento de instituições, negócios e manifestações artísticas e culturais, com foco na ampliação e fortalecimento da cultura afro em setores como moda, música, audiovisual, dança, artes visuais, gastronomia, entre outros. A seleção dos contemplados será feita por um grupo curatorial formado por especialistas de notório saber em suas áreas de atuação.

Fortalecimento do ofício das Baianas:

Salvador Capital Afro. Foto Jefferson Dias.

Ação de fortalecimento e visibilidade das baianas de acarajé, em parceria com a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam). A proposta consiste em realizar o mapeamento das profissionais que atuam na capital, melhorar a infraestrutura dos pontos de venda e o fortalecimento do ofício.

Festival Salvador Capital Afro:

Salvador Capital Afro. Foto Matheus Leite.

Evento inovador, criativo e inspirador, organizado em quatro atos – Ato de Políticas Públicas, Ato Econômico, Ato Educacional e Ato Cultural – trazendo os holofotes para Salvador como cidade destaque em Afroturismo. Além de shows, apresentações de experiências e manifestações culturais locais, o Festival proporcionará ações de relacionamento e diálogo em diversas esferas, visando a criação de políticas públicas para alavancar o afroempreendedorismo e o fortalecimento do trade turístico afro. Nesse contexto haverá encontros para debater estratégias antirracistas em Salvador, apresentar iniciativas de conexão entre as empresas e o consumidor final, palestras, workshops e cursos, além das apresentações artísticas já citadas.

Ações de fomento ao afroempreendedorismo no setor

Afrobiz Salvador

Plataforma que conecta a indústria criativa afro de Salvador com consumidores, mentores e investidores do Brasil e do mundo + Rodadas de Negócios. Saiba mais neste link.

Afroestima Salvador

entrega um plano educacional gratuito, híbrido (online e presencial) ou virtual, de capacitação e de mentoria, com conteúdo digital e físico para afroempreendedores do Turismo Étnico Afro. Mais informações neste link.