A potência da conexão preta

SAIBA MAIS SOBRE
O FESTIVAL




CHEGUE JUNTO
INSCRIÇÕES
Veja os selecionados
Veja os selecionados para as Rodadas de Negócios de Audiovisual neste link.
Veja os selecionados para o programa gratuito de mentorias para o Afroturismo neste link.
Veja os selecionados para o programa gratuito de mentorias de empreendedorismo neste link.
Veja os selecionados para as Rodadas de Negócios de Música neste link.

FIQUE DE OLHO
Quem vem

Cronista do Morro
Nascida e vivenciada pelas ruas no bairro da Liberdade. Começou na música aos 14 anos através do Funk, hoje conduz suas composições por meio do hip-hop. Seus versos falam sobre a luta pela sobrevivência e pela liberdade da população negra. Como artista mulher negra, periférica e lésbica o discurso sucede em confronto à precariedade e a violência cotidiana. Com muita força ao que se propõe, Cronista do Morro dividiu palco com ícones da música baiana e brasileira, como Luedji Luna, Margareth Menezes, Mahal Pita, Rico Dalasam, Badsista, Deekapz, entre outros, e agora se prepara para gravar um disco.

Antônio Pita
Co-fundador da Diaspora.Black, startup de turismo e cultura negra presente em 45 países. Soteropolitano, é formado em jornalismo na Universidade Federal da Bahia, trabalhou cinco anos como repórter de economia, política e segurança no Rio de Janeiro, no Estadão, e como consultor no Canal Futura. Vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2022, realizado pela Folha de São Paulo, na categoria Soluções Comunitárias.

Aládia Araújo
Coordenadora de Comunicação e Projetos na Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial da cidade do Rio de Janeiro, Fundadora do Coletivo Aziza, Produtora Cultural e graduanda em Ciências Políticas, é também Coordenadora de Comunicação da Rede Cidades Antirracistas.

Juliana Ribeiro
Cantora e compositora baiana de carreira internacional, Juliana também surpreende quando faz da música um veículo para pesquisa como Historiadora, Arte-Educadora e Mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA. Em sua pesquisa, a origem do samba é narrada através da própria música, num repertório que engloba três séculos de canção através de ritmos como Lundu, Jongo, Maxixe, Sembas Angolanos, Batuque e Umbigadas.

Negra Jhô
Trancista, dançarina, atriz e líder religiosa, é uma das expoentes da emancipação da identidade negra em Salvador. Com um estúdio no Pelourinho, Negra Jhô também está à frente do Instituto Kimundo, organização que mantém e preserva a cultura africana através de atividades que valorizam a autoestima e beleza da mulher negra a partir das tranças, turbantes, torços e indumentárias.

Rita Batista
Mulher, negra e comunicadora. Jornalista soteropolitana com uma carreira diversificada entre rádio, TV e palco, Rita sempre esteve comprometida com o combate ao racismo, sexismo e intolerâncias de toda ordem. Atualmente apresenta o programa “É de Casa”, da TV Globo.

Xarope MC
O rapper baiano Xarope MC, é um dos nomes de destaque do hip hop nacional e acaba de lançar seu single “Escritores da Liberdade” com a participação do mineiro Djonga.

Aspiral do Reggae
Idealizado pelo cantor e compositor Kamaphew Tawa, a banda Aspiral do Reggae tem como objetivo divulgar a música reggae para o mundo, tendo se apresentado em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, e em outros países, como a Tunísia, na África.

Udi Santos
Mulher preta do subúrbio de Salvador, rapper, cantora, compositora e representante da Bahia na Frente Nacional de Mulheres no Hip-hop. Udi já passou por palcos como BKDP Festival, Festival Elas Por Elas (RN), fez a abertura do show de Flora Matos em Salvador e está produzindo seu primeiro álbum.

Larissa Luz
Cantora, atriz, apresentadora, escritora, compositora e produtora musical. Se tornou uma grande representante da música negra contemporânea da Bahia, com projeção nacional. Com o álbum “Território Conquistado”, recebeu o Prêmio Caymmi e foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Português, e ao Prêmio da Música Brasileira.

Raphaela Leite
Cinéfila, Raphaela Leite iniciou a carreira audiovisual fazendo pesquisa de imagem para o longa-metragem “Boa Sorte” (2014), de Carol Jabor. Entre 2015 e 2017 foi consultora artística da agência de talentos Twogether, assessorando atores e atrizes na escolha de projetos audiovisuais. Em 2017 é convidada a integrar o Departamento de Desenvolvimento Artístico da Rede Globo, onde passa a fazer consultoria artística em diversos projetos televisivos, incluindo a série “Assédio” (2018), de Maria Camargo com direção de Amora Mautner, a novela “A Dona do Pedaço” (2019) de Walcyr Carrasco, e “Segunda Chamada” (2019), série dirigida por Joana Jabace. Atualmente apoia a Direção de Núcleo de Dramaturgia na conceituação e realização de séries, super séries e dramaturgias longas como Verdades Secretas 2 (2021) e “Todas as Flores” direção artística de Carlos Araújo.
Mentoria Globo

Fabricio Santiago
Nascido, criado e morador da favela do Vidigal, Rio de Janeiro. É integrante do Grupo de teatro Nós do Morro desde o ano de 1998, onde cursou as disciplinas que integra a grade curricular de formação artística do grupo. Roteirista, ator e produtor, fez parte das equipes de roteiros das novelas “Bom Sucesso”, “Totalmente Demais” (indicado ao Emmy 2017), “Malhação – Sonhos” (indicado ao Emmy Kids 2016 e da quarta temporada da série “Mister Brau” na Rede Globo. Premiado no Brasil e no exterior como roteirista, ator e produtor do curta-metragem “Meu Preço”. Atuou nos longas-metragens “Simonal”, “Totalmente Inocentes”, “Vamos Fazer um Brinde”, na televisão participou do elenco de duas temporadas de “Malhação”, na minissérie “Cinquentinha” e apresentou o programa infantil “TV Globinho”. No teatro fez parte de diversos espetáculos, entre eles “Encontros – 32 anos depois” como dramaturgo e como ator fez “Os Malditos Sheaksperianos”, “Favela – O musical”, “Como nossos Pais”, “Vestido de Noiva”, “A Casa de Bernarda Alba”, “Eles contra Eles” e “É Proibido Brincar” além de ser um dos idealizadores e produtor executivo do festival de teatro “Fest Favela”.
Mentoria Globo

Nohoa Arcanjo
Co-fundadora e Líder de Growth da Creators.LLC – plataforma de matchmaking entre creators e marcas através de algoritmos inteligentes e curadoria especializada que cresceu 402%. Certificada em Growth pela Growth Academy – no Vale do Silício. É investida pelo Google for Startups. Colunista da Fast Company Brasil. Lidera uma Startup selecionada pela Endeavor Scale Up, como uma que mais cresceu no país em 2022, e escolhida como Emerging Giant pela KPMG. Como executiva de marketing trabalhou em multinacionais como a joalheria Pandora e Coca-Cola Clothes, onde liderou projetos com a ONU Mulheres.
Creator – SP

Tania Neres
52 anos morando num corpo de uma mulher preta , 33 anos dedicados ao mercado turístico, professora acadêmica, 2 vezes eleita uma das 100 pessoas mais poderosas do turismo pela Revista Panrotas 2021 e 2022, Blogueira do Check In Afro , integrante do Coletivo ao Afroturismo e Gerente Comercial da Bahiatravel Operadora.

Carlos Humberto – Diaspora.Black
Carlos Humberto da Silva Filho
CEO Co-Founder Diaspora.Black
Apaixonado por viajar, Carlos Humberto já visitou 22 países, mais de 250 cidades e hoje empreende a maior Startup da América Latina especializada em Turismo e Experiências Afro. Nascido em Nova Iguaçu – RJ, formou-se em Geografia e Meio Ambiente pela PUC-Rio. Morou em Boston, onde fez intercâmbio na Universidade de Harvard. Em sua trajetória profissional trabalhou na Diretoria de Geociências, do IBGE com indicadores socioeconômicos; na Fundação Roberto Marinho como analista de projetos do Canal Futura, na Fundação Vale na área de gestão territorial. Hoje lidera a empresa que foi reconhecida como uma das 6 empresas que mais fazem bem ao país e receberam uma menção honrosa no maior desafio de inovação nacional para negócios do turismo, uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a OMT.
Sobre a Diaspora.Black
Startup de tecnologia para venda de turismo, cultura afro, treinamentos e eventos online. Somos especialistas em promover as melhores experiências de hospedagens, roteiros afros, treinamentos para empresas e em diversos eventos que acontecem online. Em três anos, conquistamos mais de 7 mil clientes em 15 países e 145 cidades, com uma rede de 30 mil pessoas engajadas.

Tiago Rogero
Tiago Rogero é jornalista. Criador e coordenador do projeto Querino, publicado em podcast (produzido pela Rádio Novelo) e reportagens (na revista piauí). Gerente de criação na Rádio Novelo. Idealizador e apresentador dos podcasts narrativos Vidas Negras (original Spotify produzido pela Rádio Novelo) e Negra Voz (pelo jornal O Globo). Foi repórter de O Globo, O Estado de S. Paulo e BandNews FM. Vencedor do 42o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog (2020) com o Negra Voz, e finalista do prêmio do Third Coast International Audio Festival (2021) com o Vidas Negras. Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) no biênio 2022-2023.

Nadine Nascimento
Preta lésbica, jornalista, foi prounista da PUC-SP. Nadine Nascimento já trabalhou em redações da imprensa alternativa, foi assessora parlamentar da deputada Erica Malunguinho e foi da comunicação do MST, maior movimento social do Brasil. Atualmente é editora da Alma Preta Jornalismo.

Briona Lamback
Briona Lamback is an award-winning travel journalist, poet, and entrepreneur who lets her love of culture, food, and human connection take her around the world. She’s a Baltimore, Maryland native and former Londoner who’s written about travel, food & drink, and Black history for Condé Nast Traveler, Atlas Obscura, Fodor’s Travel, PushBlack, and more.
Briona is the founder of a travel community, Buoyant, where she hosts group trips, events, and meet-ups worldwide to connect Black travelers across the diaspora.
Instagram: @briaripoetry
Tiktok: @briaripoetry
Linkedin: brionalamback
Twitter: poetbriari

Solange Barbosa
Solange Barbosa, turismóloga, licenciada em História, ex-consultora da Unesco para o Programa Rota do Escravo, especialista em Afroturismo, CEO da Rota da Liberdade, atualmente ocupa o cargo de Diretora de Planejamento Gestão e Turismo da Estância Turística de Paraibuna. Eleita em 2021 como 1 das 40 personalidades mais influentes em Turismo Sustentável pelo Global Shakers e 1 das 100 pessoas mais influentes do Turismo Brasileiro pelo Portal Panrotas.
Licenciada em História, Guia de Turismo, Turismologa, CEO da Rota da Liberdade, programa Cultural e Turístico de mapeamento da diaspora africana no Estado de São Paulo, ex-consultora da UNESCO para o programa Rota do Escravo onde atuou na elaboração do Guia Metodológico para Desenvolvimento de Sítios de Memória da Diáspora- especialista Brasil/América do Sul, eleita em 2021 como 1 das 100 personalidades + importantes do Turismo pelo Portal Pan Rotas, eleita 1 das 40 pessoas mais influentes do Turismo Sustentável no mundo pela Global Shakers, atualmente Diretora de Gestão, Planejamento e Turismo na Estância Turística de Paraibuna, Interlocutora Regional da RT Rios do Vale.
@rotadadaliberdade_br
Rota da Liberdade (SP)

Bárbara Sereno
Bárbara Sereno trabalha há 1 ano e 11 meses no Grupo Globo, onde ocupa posição de Analista de Conteúdo na área de Produtos e Serviços Digitais. É formada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero e Pós-Graduanda Lato Sensu em Cinematografia e Produção Cinematográfica pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO
toda nossa
programação



De 30 de novembro a 04 de dezembro
Totalmente gratuito