Banner - Quilombo no Subúrbio Ferroviário de Salvador

Quilombo no Subúrbio Ferroviário de Salvador

Quilombo do Urubu

O Subúrbio tem ancestralidade e resistência que vem de um quilombo.

No século XIX, o Quilombo do Urubu era o principal quilombo baiano e ficava localizado nas Matas Suburbanas, onde fica o atual Parque São Bartolomeu em Pirajá. Esse quilombo foi fundado e era liderado por uma mulher, a líder Zeferina. Ela gerava e desenvolvia junto com a sua comunidade formas próprias de organização social, religiosa e econômica.

O Quilombo do Urubu contava com um terreiro de candomblé e era um local de sobrevivência, resistência e herança ancestral, onde a fé nos orixás e a luta por libertação andavam juntas, como afirma o professor José Eduardo Ferreira dos Santos: “No Quilombo do Urubu, por exemplo, documentos atestam a existência de um candomblé, no ano da batalha que ocasionou a sua destruição. Esse fato atesta a peculiaridade de que, na área de São Bartolomeu, os negros encontraram um local propicio à reconstrução da sua identidade”.

Em dezembro de 1826, ocorreu a principal revolta no local por conta de ataques policiais que tinham o objetivo de destruir o quilombo. Segundo relatos, Zeferina liderou a luta junto com sua comunidade armada apenas com arco e flecha e foi a última a desistir.

A líder Zeferina continua viva em cada mulher do Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde seu poder é reconstruído através da resistência e herança ancestral da sua comunidade. Hoje ela dá nome a um conjunto habitacional e esse nome foi escolhido pela própria comunidade.

Conheça o Parque São Bartolomeu

Considerado a única reserva de Mata Atlântica em área urbana do Brasil, o Parque São Bartolomeu é um lugar que, além de ser rico em preservação ambiental, carrega muita história que até hoje tem um importante reflexo na sua comunidade. Foi lá onde se instalaram os primeiros indígenas tupinambás e logo depois os quilombolas.

Salvador Capital Afro

O Quilombo do Urubu, liderado por Zeferina, fez a sua história dentro do parque, afinal as matas eram favoráveis e o espaço considerado seguro. Lá temos a resistência, luta, história, religiosidade e ancestralidade do nosso povo.

Salvador Capital Afro

O parque reúne centenas de vegetais, cachoeiras e trilhas, o que é uma ótima opção de passeio. Além disso, é santuário para o povo de candomblé, as cachoeiras possuem nomes de orixás como Nanã, Oxumarê e Oxum, e lá alguns rituais são praticados. Tem passeios ecológicos e o melhor: a entrada é gratuita. Se você não conhece, vale a pena ir e conhecer um dos lugares mais lindos e potentes da nossa cidade.

Serviços:

Parque São Bartolomeu
Endereço: R. São Bartolomeu – São Bartolomeu, Salvador – BA, 40717-633
Funcionamento: Segunda a Sábado das 08:00 às 17:00
Entrada gratuita
Contato: (71) 98371-7858

Saiba mais:

“Novos Alagados: histórias do povo e do lugar”/ José Eduardo Ferreira Santos
Link para mini documentário da Prefeitura: https://www.youtube.com/watch?v=sNpfSE2p4-s&t=660s
“Zeferinas – Guerreiras da Vida”