
Importante local de acolhimento de idosos e um dos melhores exemplos de arquitetura civil do século XIX na Bahia
Quem passa pelo Centro Histórico de Salvador fica imaginando quantas histórias guardam cada uma daquelas ruas e casarões coloniais. Em alguns pontos do passeio, é possível avistar uma grande e linda edificação amarela, repleta de janelas e, claro, a maioria das pessoas se pergunta: o que é? É possível visitar?
O Lar Franciscano Asilo Santa Isabel fica no bairro da Saúde. Suas escadarias levam a um portão com acesso secundário pela Baixa dos Sapateiros, bem próximo ao Pelourinho. O Lar é um dos melhores exemplos de arquitetura civil do século XIX na Bahia. Nos salões e cômodos do Lar Franciscano, encontram-se móveis antigos que exibem o estilo neoclássico do lugar, bem como do seu jardim localizado no centro do lar, com quatro belas esculturas de mármore representando as estações do ano. O piso do saguão em lioz colorido retrata uma imensa beleza.
A planta é do Tenente Coronel do Corpo de Engenheiros Militares do Império, João Bloem. Possui 2 salões nobres, 75 quartos e mais de 100 janelas. A escadaria de mármore italiano dá um ar de pompa à linda fachada.
Seu propósito
O Lar Franciscano Santa Izabel foi fundado em 1848 por membros da Ordem Terceira de São Francisco. Na fachada da edificação, a grafia ainda é mantida assim, mas já se chamou Casa de Asylo de Santa Izabel e hoje leva o nome de Lar Franciscano Asilo Santa Isabel. Nos primórdios, buscava dar abrigo aos membros idosos da Ordem, como faz ainda hoje. Atualmente, abriga cerca de 98 moradores e aceita pessoas também de fora da ordem religiosa.
Suas origens remontam à fundação de um hospital pela Ordem, em 1806, que foi transformado em asilo para idosos. Existia a ideia de se construir esse hospital já no século 17, quando testamentos da época registraram doações para a sua edificação.
No início do século 20, as instalações foram reformadas e ampliadas. As obras foram concluídas em 1914 e novas reformas foram feitas em 1933, com a instalação de uma biblioteca e a construção de uma nova Capela.
A construção do conjunto arquitetônico atual, em estilo neoclássico, foi iniciada em 1848 e inaugurada em 1860, incluindo a primitiva Capela de Santa Izabel. Segundo a história, o local recebeu a visita de D. Pedro II, na década da inauguração, e ganhou o nome em homenagem à filha do imperador, a princesa Isabel.
Hoje, com a denominação de Lar Franciscano, cabe às irmãs franciscanas hospitaleiras, desde 1932, zelar pela instituição e cuidar dos idosos. O imóvel foi tombado como Bem Cultural da Bahia, em 2002, pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Em 2017, foi novamente reformado, com obras na fachada e iluminação.
Visitações e missas
As missas acontecem só aos domingos, mas não são abertas ao público, sendo apenas para os residentes do lar. Antes da pandemia, a capela podia ser alugada para batizados e casamentos. O espaço só comportava as cerimônias, sem receptivo.
As visitações são bem restritas, devem ser agendadas pelo telefone 71 3243-1972 (falar de preferência com Eliane, Diretora da Instituição).
Funcionamento das visitas guiadas: os grupos devem ser organizados com até 3 pessoas. Só é possível ficar no local das 9h às 11h. Tem um monitor acompanhando e também contando a história do lugar. O passeio abrange alguns lugares internos e também a escadaria, de onde rendem belas fotos. É cobrada uma taxa de R$15,00 por pessoa.
Fotos em grupo na escadaria
Muitos grupos de formandos procuram o Lar Franciscano Asilo Santa Isabel para fazer a tradicional foto de turma nas escadarias do edifício. Neste caso, os interessados devem entrar em contato para agendamento prévio e o acesso é pelo portal da Baixa dos Sapateiros. Para este tipo de ação, não é permitida a entrada nas dependências do Lar, por uma questão de segurança dos residentes. Os horários são os mesmos, das 9h às 11h, e também é cobrada uma taxa de conservação de R$15,00 por pessoa.
Atenção:
Já pode ir para a rua, mas os protocolos de segurança contra COVID-19 devem ser mantidos
A prefeitura da capital baiana iniciou a fase verde do “Plano Salvador” de retomada das atividades econômicas no dia 23 de julho de 2021.[L1] Saiba todas informações neste link.
Lembre-se que o uso da máscara de proteção facial e do álcool 70º ainda é necessário para evitar a contaminação por Covid-19.
Só pode circular no Lar Franciscano Asilo Santa Isabel de máscara, acompanhado pelo guia e com autorização.
Serviço
Lar Franciscano Asilo Santa Isabel
Endereço: Rua Jogo do Lourenço, 22 – Saúde, Salvador – BA, 40040-600
Telefone: 71 3243-1972 (Mais informações e agendamentos).
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 11h.