Vem para Salvador. Aqui o verão já chegou!

Salvar nos favoritos

Grandes eventos, festivais, festas e shows na capital onde é festa o ano todo

O melhor verão do mundo voltou e a programação deste ano promete. Para mostrar um pouco do que faz a primeira capital do Brasil ser um lugar especial, preparamos uma lista com grandes eventos, festivais, festas e shows, como o Festival Virada Salvador e o Carnaval, que são destaques na capital onde é festa o ano todo. Assim, você pode se planejar e organizar para vivenciar as melhores experiências em Salvador.

Vem com a gente e descubra o que fazer mês a mês:

Festival Afropunk Bahia

26 e 27 de novembro
Parque de exposições

Em 2022, o festival chega ainda mais forte, potente e revolucionário.

Da quebradeira ao punk, do pop ao samba, serão mais de 20 horas de evento e mais de 30 atrações entre grandes nomes nacionais e internacionais, como Ludmilla, Baco Exu do Blues, Emicida, Psirico, Liniker, Mart’nália, Masego, Dawer x Damper, Ministério Público, Black Pantera, encontros imperdíveis como A Dama com Mc Carol e Attooxxá com Karol Conká, e muito mais.

Festival Afropunk

Festival Salvador Capital Afro

30 de novembro a 4 de dezembro

Considerado um grande marco do Salvador Capital Afro – Movimento que busca projetar a cidade como destino em referência nacional e internacional no turismo afro –, o festival será totalmente gratuito e está previsto para acontecer no Centro Histórico. O evento reunirá diversas atividades voltadas para valorização e fomento da economia criativa preta da cidade, assim como para estímulo ao desenvolvimento de políticas públicas necessárias para o posicionamento de Salvador como uma cidade antirracista.

Festival Salvador Capital Afro

Festival Salvador Jazz

3 a 4 de dezembro

O bairro mais boêmio de Salvador, o Rio Vermelho, será palco da sexta edição do Festival Salvador Jazz, que acontecerá no Largo da Mariquita. Um evento democrático para todas as famílias, gêneros, idades e raças.

Festival Salvador Jazz

Natal de Salvador

Dezembro e Janeiro

Chegou o Natal e as ruas de Salvador serão tomadas por uma série de eventos, shows e apresentações. Os festejos e celebrações seguem até o dia 6 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis. Na tradição cristã, é nessa data que as decorações natalinas são retiradas. Dentre as ações previstas, estão o uso de 7 milhões de lâmpadas sustentáveis de LED, avenidas e praças iluminadas, o projeto Catedral de Luz e Som, tudo isso feito com tecnologia acessível e inclusão social.

Serviço
Natal em Salvador
Período: dezembro e janeiro
Gratuito

Natal em Salvador

Festival Virada Salvador

A contagem regressiva para a maior festa de rua de Réveillon do país já começou. O Festival Virada Salvador é o único do mundo a contar com cinco dias de festa com shows de fogos todos os dias, entre 28 de dezembro e 1º de janeiro. Ao todo, o evento contará com cerca de 100 horas de música e deverá ter a participação de dois milhões de pessoas na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, orla da capital. Além dos shows musicais e pirotécnicos, o Virada Salvador contará com um espaço especial de lazer com Skate Mania, Roda Gigante, Game e até mesmo “Divertilândia”, que reunirá tirolesa, rapel e carrossel. Outros atrativos são a Vila Gastronômica e a Feira Criativa.

A festa será comandada por grandes nomes da música baiana e também de referências nacionais em diferentes estilos musicais. No dia 28 de dezembro, quem sobe ao palco principal é o bloco afro Ilê Aiyê, os cantores Bell Marques, Igor Kannário e Nattan, o grupo É o Tchan, a cantora Ivete Sangalo e um dos expoentes do gênero piseiro, Tarcísio do Acordeon. Já no dia 29, os shows serão do DJ Alok, do sertanejo Gusttavo Lima, do axé da dupla Rafa e Pippo, o forró de Xand Avião, o pagode do Parangolé e a sofrência de Simone Mendes, em carreira solo. Para o dia 30, a programação conta com a animação de Durval Lélys e Xanddy Harmonia, da dupla Jorge & Mateus, da batida percussiva do Psirico, e do forró-piseiro-sertanejo dos cantores Mari Fernandez, Vítor Fernandes e Thiago Brava.

A virada no dia 31 será comandada pela cantora Cláudia Leitte e o dia ainda conta com Lincoln, Léo Santana, Wesley Safadão, João Gomes, Zé Vaqueiro e Thiago Aquino. Para encerrar a maratona, no dia 1º, o clima da Bahia domina o palco com os shows de Daniela Mercury, Saulo, Olodum, Timbalada, Danniel Vieira e La Fúria.

A novidade da edição deste ano do Virada Salvador é a presença de um segundo palco, denominado Brisa, que levará aos soteropolitanos e turistas o frescor da nova música baiana. Entre os nomes já confirmados estão Afrocidade, Melly, Nêssa, Gibi, Sistema Pagotrap, O Kannalha e Oh Polêmico, em um total de 40 shows durante os cinco dias de festa.

Lavagem do Bonfim

Dia: 12 de janeiro
Local: Caminhada do Comércio até a Igreja do Bonfim.

Festa típica popular: comemorado na segunda quinta-feira do ano, a tradicional lavagem das escadarias do Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O festejo começa em frente à Igreja da Conceição da Praia, onde acontece um Culto Ecumênico. Depois, dá-se início a uma caminhada de 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Saiba mais neste link.

Lavagem do Bonfim

Festa de Yemanjá

02 de fevereiro
Local: Rio Vermelho

Desde a madrugada, adeptos do candomblé, turistas e devotos formam filas imensas para colocar oferendas e pedidos nos balaios que ficam na Casa do Peso, no Bairro do Rio Vermelho, a Casa de Iemanjá. Toda a orla é tomada por gente, vendedores de comida baiana e muita música. No final do dia, um cortejo de barcos leva os balaios cheios de flores para alto mar. Emocionante! Saiba mais neste link.

https://www.salvadordabahia.com/eventos/yemanja/

Carnaval

Para a folia de Momo mais aguardada do país, dois eventos de pré-Carnaval vão acontecer nos dias 11 e 12 de fevereiro. Chamados de Fuzuê e Furdunço, os projetos acontecem à tarde, respectivamente no sábado e domingo que antecedem a abertura oficial da festa, levando uma multidão de foliões fantasiados e famílias inteiras para o circuito Ondina-Barra. Na última edição, em 2019, os eventos contaram com a participação de 60 atrações.

Na terça-feira que antecede o Carnaval, acontece o Pipoco, quando o cantor Léo Santana leva o folião pipoca novamente para as ruas da Barra em um show incrível sobre o trio elétrico. Os dias oficiais do Carnaval de Salvador são de 15 a 21 de fevereiro e prometem ser os mais grandiosos da história.

Veja mais eventos:

Travessia Itaparica Salvador

10 de dezembro

A Travessia Itaparica Salvador é a prova de natação em mar aberto mais importante do país. Com 12km de extensão, a travessia é realizada na Baía de Todos-os-Santos (Salvador-Bahia), onde a Ilha de Itaparica, na Gameleira, é o local de partida, e a praia do Porto da Barra é a chegada no continente. Com 67 anos de tradição, o objetivo principal é contribuir para o fortalecimento do turismo esportivo, bem como para a estratégia de desenvolvimento da Baía de Todos-os-Santos, além de promover a saúde e a qualidade de vida.

Travessia Itaparica-Salvador

Lavagem de Itapuã

9 de fevereiro
Local: Itapuã

A secular Lavagem de Itapuã é comemorada na quinta-feira antes do início do Carnaval de Salvador e, em 2020, completou 115 anos. A festa começa ainda na madrugada, quando os moradores saem pelo bairro em um Bando Anunciador, convidando a comunidade para a festa. A celebração dura o dia inteiro na orla que liga o bairro de Piatã a Itapuã. Na programação, há diversos atos como missas, cortejos e café da manhã.

Lavagem de Itapuã

Ensaios Cortejo Afro

Todas as segundas-feiras
A partir de 28 de novembro de 2022, até 13 de fevereiro de 2023.
Local: Centro Histórico – Pelourinho. (Salvador – Bahia)

A banda Cortejo Afro traz uma batida percussiva que se diferencia das demais, por apresentar uma mistura de ritmos africanos mesclados às batidas eletrônicas e ao pop, intitulada de “revolução musical afro-baiana”. Foi criada em 02 de julho de 1998, na comunidade de Pirajá.

O Grupo é parte integrante do Bloco Cortejo Afro e apresenta releitura de experiências musicais e da estética afrodescendente, transmitindo alto-astral através de suas músicas e coreografias ricas em movimentos ligados à cultura afro.

Ensaios do Cortejo Afro

Ensaios da Timbalada

Dezembro e Janeiro

A Timbalada traz axé pra você, e será assim, revitalizando tudo, que a tradicional banda percussiva – liderada por Denny Denan e Buja Ferreira, abrirá sua temporada de ensaios de verão. A primeira edição acontecerá no dia 04 de dezembro e marcará o início da estação mais quente do ano para o grupo. O ensaio volta às suas origens e acontecerá onde tudo começou, no Candyall Guetho Square – berço da Timbalada e de toda nação timbaleira.

Ensaio da Timbalada

Ensaio da Timbalada

Mistura Salvador

8 de dezembro

O feriado do dia 08 de dezembro recebe o animado evento Mistura Salvador na Arena Fonte Nova. Para recepcionar o verão baiano, Salvador contará com shows de bandas baianas e do cenário nacional, promovendo uma mistura de ritmos. Joelma, Calcinha Preta, Simone Mendes, Bell Marques, Thiago Aquino e Escandurras compõem o quadro de bandas e cantores do Mistura Salvador e garantem a agitação do público soteropolitano.

Mistura Salvador

Ensaio da Anitta

7 de janeiro

O Centro de Convenções Salvador será palco do maior pré-carnaval da Anitta de todos os tempos. No dia 7 de janeiro, a artista desembarca em Salvador para fazer a primeira edição do “Ensaios da Anitta” de 2023. Anitta fará um show pra lá de animado com um repertório cheio de hits e sucessos da cantora, que tem carreira nacional e internacional. Além disso, ela também receberá convidados no show. Para quem é fã da artista, o evento é imperdível, com uma vibe diferenciada, animada e perfeita para dançar muito.

Ensaio de Anitta

Melhor Segunda-feira do Mundo

09 de Janeiro

Celebrando seus 20 anos de história, o projeto “A Melhor Segunda”, temporada de ensaios de verão de Xanddy Harmonia, volta repaginado em 2023. O evento, que vai acontecer em formato itinerante, confirma sua primeira edição no dia 09 de janeiro, na Arena Fonte Nova.

Melhor Segunda-feira do Mundo

Festival Êta – 30 anos do É o Tchan

11, 18 e 25 de Janeiro
Local: Arena Fonte Nova

O Festival Êta irá celebrar os 30 anos de carreira do grupo É o Tchan, e acontecerá nos dias 11, 18 e 25 de janeiro, na Arena Fonte Nova, com convidados especiais. Já confirmados estão: João Gomes, Thiago Aquino, Jorge e Mateus, Simone Mendes e Mari Fernandez. O Festival Êta iria acontecer no ano passado, mas devido à pandemia, foi adiado para 2023. Com convidados especiais e em um novo local, a banda veterana É o Tchan vai deixar as quartas-feiras de janeiro mais divertidas, com toda a sua irreverência e o repertório cheio de clássicos como “Pau que Nasce Torto”, “A Dança do Bumbum” e “Bota a Cara no Sol”, atraindo a galera mais animada da cidade.

O início das vendas será ainda na primeira quinzena de novembro, e informações como valores e demais convidados serão divulgadas em breve. A realização é da On Line Entretenimento e Arena Fonte Nova.

Festival Êta – 30 anos do É o Tchan

Festival de Verão Salvador

28 e 29 de janeiro

Uma das principais marcas do #FV23 será o ineditismo das apresentações. No palco, os cruzamentos musicais são de múltiplas naturezas, como os de Criolo com Ney Matogrosso, Ludmilla com Glória Groove, Saulo com Marina Sena e Jão com Pitty. A batida percussiva de Salvador terá seu espaço demarcado nos encontros entre Baiana System e Olodum e de Carlinhos Brown com Duda Beat e a banda Àttooxxá. A baianidade e a potência feminina estarão representadas no show em que Ivete Sangalo convida Luedji Luna e na reunião das mulheres pretas no espetáculo que terá Margareth Menezes, Majur e Larissa Luz. E a tradição da música local também ganha os holofotes com a reunião de Gilberto Gil com Caetano Veloso, além de um show de Bell Marques. Os amantes do rap nacional serão agraciados com shows de Orochi com Djonga, Felipe Ret com Caio Lucas, e Xamã, cuja companhia no palco ainda será anunciada. A programação do festival contempla ainda o pop de Luísa Sonza e os diferentes estilos de pagode de Leo Santana e de Ferrugem, que convida Xande de Pilares.

Festival de Verão Salvador 2023

Carnavalito

17, 18 e 20 de fevereiro de 2023 (sexta, sábado e segunda-feira de Carnaval)

A terceira edição do Carnavalito vai manter sua marca registrada com uma grade de atrações repleta de mistura de ritmos e apresentações nos trios-elétricos pranchões, para matar a saudade da folia, curtindo os shows pertinho dos seus ídolos. Além de toda a animação, o público poderá fazer muitos clicks na cenografia em homenagem aos pontos turísticos de Salvador

Carnavalito 2023



Coloque outras experiências na sua agenda

Ver Agenda completa
02dez
03dez
04dez
05dez
06dez
07dez
08dez
09dez