Lavagem de Itapuã

Itapuã
Gratuito
Agenda
Banner - Lavagem de Itapuã
Lavagem de Itapuã 2020. Salvador, Bahia. Foto: Bruno Concha Secom Pms.

Festa popular secular de lavagem da escadaria da igreja da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Lavagem de Itapuã 2020. Salvador, Bahia. Foto: Bruno Concha Secom Pms.

A secular Lavagem de Itapuã é comemorada na quinta-feira antes do início do Carnaval de Salvador e, em 2022, chega aos 117 anos de tradição. A festa começa ainda na madrugada, quando os moradores saem pelo bairro em um Bando Anunciador, convidando a comunidade para a participação. A celebração dura o dia inteiro na orla que liga o bairro de Piatã a Itapuã. Na programação, há diversos atos como missas, cortejos e café da manhã. A lavagem, que acontecerá em 9 de fevereiro de 2023, é a última das festas populares de um calendário que tem início com a Festa de Santa Bárbara e Iansã, no dia 04 de dezembro.

Entendendo a festa

Lavagem de Itapuã 2020. Salvador, Bahia. Foto: Bruno Concha Secom Pms.

O Bando Anunciador inicia o ritual de despertar os moradores do bairro ao som de instrumentos de cordas como violas e bandolins e também das maracas. A celebração começa cedo na alvorada, fogos anunciam o nascer do sol. Atualmente, neste mesmo momento, no mar, existem vários grupos que saem em cortejo marítimo com pranchas, canoas e barcos que vão de encontro à Igreja de Itapuã.

Já por volta das 6h, tem início a lavagem das “Nativas”, moradoras do bairro que, há cerca de 30 anos, realizam a ação. É a pré-lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã que, por muitos anos, foi feita com a presença das Ganhadeiras de Itapuã. Essa parte da lavagem, no entanto, é extraoficial, mas também já virou tradição.

Moradores contam que esta lavagem inicial foi introduzida pela moradora, já falecida, Dona Niçu. Em seguida a pré-lavagem, há o café de Dona Niçu, tradição seguida pelos filhos dela até hoje.
Por volta das 10h20, baianas, fiéis e moradores saem em cortejo do bairro de Piatã até Itapuã, onde é feita a lavagem da escadaria. O trajeto do cortejo se dá da seguinte forma: começa em Piatã, na Praça Dorival Caymmi e segue pela orla até a Igreja de N.S. da Conceição de Itapuã.

A lavagem é bem bonita, feita por baianas vestidas a caráter que levam potes de cerâmica com flores e água de cheiro. O Afoxé Filhos de Gandhy acompanha todo o cortejo, assim como pescadores, capoeiristas e grupos de preservação que aproveitam a data para falarem sobre assuntos como a preservação de baleias, fauna e flora da Lagoa do Abaeté, entre outros.

Ao chegarem em Itapuã, as baianas realizam a segunda lavagem com muita água de cheiro, perfumando e embelezando as escadarias da igreja da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Esse momento é um dos pontos mais importantes da tradição.

À tarde, neste mesmo trajeto, é a vez dos blocos de chão e trios fazerem a festa, como o bloco afro Malê de Balê, a Escola de Samba Unidos de Itapuã, grupo Kimbaila Erê, Ecoar dos Tambores, Puxada Itapuanzeira, Pipoca de Oxeturá, entre outros, que seguem até a noite fazendo festa com música para todos os gostos.

Serviço

Lavagem de Itapuã
Local: Bairro de Itapuã
Data: 9 de fevereiro
Preço: Acesso gratuito