Espaços Culturais de Salvador. Casa do Carnaval da Bahia. Foto acervo Visit Salvador da Bahia.
Espaços Culturais de Salvador. Casa do Carnaval da Bahia. Foto acervo Visit Salvador da Bahia.

Turismo Musical: Salvador no 'Hidden Gems of Music Tourism'

Publicado em 22.08.2025 às 16h 06 - atualizado em 04.09.2025 às 16h 13

Música

Experiências únicas que conectam os viajantes à vibrante cena musical local

Em 2025, o Turismo Musical transcendeu a definição de um nicho para se consolidar como um movimento global. Este fenômeno está remodelando a forma como cidades e regiões atraem visitantes, geram receita e, crucialmente, constroem e solidificam suas identidades culturais. Mais do que simplesmente viajar para assistir a shows de artistas favoritos, o Turismo Musical é uma imersão profunda no DNA sonoro de um destino, conectando viajantes às cenas musicais locais e às pessoas que as moldam.

Salvador, a capital baiana, é com certeza um dos destinos mais musicais do Brasil. Em 2016 foi reconhecida pela UNESCO como Cidade da Música, Salvador foi a primeira cidade brasileira a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO no segmento musical.

É nesse contexto que surge ‘The Hidden Gems of Music Tourism‘ (As Joias Escondidas do Turismo Musical), um guia de viagem inovador focado em apresentar os melhores destinos musicais para explorar. O guia internacional, que reúne 40 roteiros musicais pelo mundo, destacou Salvador como um dos destinos imperdíveis. A cidade ganhou um roteiro exclusivo de um dia, onde a lista de sugestões propõe experiências autênticas que conectam viajantes à riqueza da cena musical local, revelando a identidade cultural da capital baiana ao mundo.

Veja as sugestões para um dia em Salvador:

Espaços Culturais de Salvador. Cidade da Música da Bahia. Foto acervo Visit Salvador da Bahia.

O roteiro proposto para Salvador é uma imersão cultural e musical que começa na Cidade da Música da Bahia. Este equipamento cultural é um berço de grandes artistas da MPB, samba-reggae, pagode, axé e tantos outros gêneros e ritmos que marcam a identidade musical do estado e do país. Em outubro de 2023, este equipamento ganhou o prêmio internacional “Music Cities Awards” na categoria “Melhor Iniciativa de Turismo Musical” em uma cerimônia nos Estados Unidos.

Em seguida, o Elevador Lacerda leva os exploradores à Casa do Carnaval da Bahia, um espaço que oferece uma jornada musical, visual e sensorial pelas festividades, a essência da cultura popular, a sociedade e a formação de identidades. Para o almoço, a sugestão do guia internacional é o restaurante Mãe Comida Afetiva, localizado no terraço, que proporciona uma vista deslumbrante da Baía de Todos-os-Santos, acompanhada de música ao vivo e um cardápio inspirado em receitas de família e na gastronomia ancestral da Bahia.

Casa do Carnaval – coleções, Foto: Fábio Marconi

A tarde no Pelourinho é dedicada a experiências percussivas. Oficinas de percussão afro e de dança podem ser encontradas na região, assim como ensaios com a Banda Didá, criada em 1993 e reconhecida como a primeira banda afro-percussiva feminina do Brasil. O grupo já se apresentou com o Olodum, que oferece uma vivência musical marcada pela fusão de diferentes sons e ritmos. Em 2023, a Didá também foi uma das atrações do evento de Beyoncé em Salvador, durante a turnê Renaissance, participando da festa Club Renaissance.

Para completar a imersão, o roteiro do catálogo ‘The Hidden Gems of Music Tourism‘ recomenda assistir às apresentações do Projeto PRADARRUM. Idealizado pelo mestre Gabi Guedesreferência da percussão na Bahia —, o projeto nasceu do desejo de preservar, difundir e valorizar a musicalidade dos terreiros de candomblé, inspirado nos ritmos ancestrais da diáspora. Por meio dos toques e sons dos tambores, além de cursos e oficinas, o PRADARRUM encanta ao propor uma nova forma de vivenciar a música de terreiro, sem ferir nem expor o sagrado.

Outros Destinos Destacados

Além de Salvador, o catálogo The Hidden Gems of Music Tourism 2025 inclui uma vasta lista de cidades ao redor do mundo, reforçando a abrangência global do turismo musical. Entre elas estão:

Anchorage, Anguilla, Auckland, Baku, Beirute, Bogotá, Bristol, Buffalo, Ilha de Cape Breton, Casablanca, Cluj-Napoca, Dubai, Dublin, Fayetteville, Halifax, Hamilton, Havana, Istambul, Lima, Londres, Macon, Mbabane, Melbourne, Memphis, Cidade do México, Miami, Montreal, Monterrey, Norrköping, Riade, São Paulo, San Juan, Shelby, Manchester, Paris, Shillong, Tóquio, Ulaanbaatar, Viena.

Dica de Hospedagem: Casa Di Vina

Casa di Vina. Memorial. Foto Amanda Oliveira.

Para os viajantes que buscam uma experiência de hospedagem diferenciada em Salvador, o roteiro destaca o Boutique Hotel Casa Di Vina, localizado no bairro de Itapuã. Este charmoso hotel, que também funciona como restaurante e memorial, foi a antiga residência do poeta e músico Vinícius de Moraes e de Gessy Gesse, oferecendo uma conexão especial com a história e a cultura local.

Endereço: Rua Flamengo, 44, Farol de Itapuã, Salvador, Bahia, Brazil 41635-480