Festa no mar!

Salvar nos favoritos
Foto: Marcela Figueiredo e Lucas Araponga

Existem algumas coisas boas para fazer nesta cidade, mas dentre as imperdíveis, está um belo passeio de barco. A melhor pedida é juntar um bom grupo de amigos, escolher a trilha sonora e sair por essa baía linda, parando o barco para apreciar a vista ou para um mergulho.

Cruzar as águas tranquilas da baía e ainda ver um dos 20 Saveiros que restauram, é uma experiência inesquecível. Foto: Fábio Marconi.

Nada melhor que uma mesa com boa comida para juntar o grupo de amigos. Então combina com o seu grupo de já começar o dia com um café da manhã na Pousada do Boqueirão, um pequeno hotel charmoso, localizado no centro histórico. A pousada tem vista para a Baía de Todos os Santos. A mesa é farta, com frutas frescas e o pão é artesanal.

Pousada Boqueirão. Foto: Assessoria

De lá, vão de carro até a Bahia Marina para pegar o barco particular. Do Carmo para lá vocês vão passar pelo Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Avenida Contorno, só coisas lindas no caminho. Quem acordou tarde e perdeu o café, pode esperar próximo aos barcos. O local é bonito, organizado e seguro.

Forte de São Marcelo. Foto: Fábio Marconi

Na maioria dos barcos, cabem 9 pessoas, tendo outras opções para mais passageiros. Melhor checar a lotação com o marinheiro. Organizem as bebidas no gelo, aumentem o som: a diversão já começa ali. Toda a orla da cidade tem pontos lindos! Vocês vão ver o Forte de São Marcelo de pertinho. Também terão uma outra percepção do Elevador Lacerda, do Mercado Modelo, da cidade alta, do Farol do Humaitá e da orla da Ribeira, já que vão vê-los da água.

Ótimo banho de mar e saborosa refeição

Dois mirantes na Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades. Foto: Fábio Marconi

Siga direto para a Ilha dos Frades, na Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Toda requalificada, a praia acaba de ganhar a Bandeira Azul. Tá toda linda, organizada e superlimpa. Os moradores são orgulhosos e cuidadosos, deixando tudo ainda mais charmoso. Antes de atracar, não deixe de dar uma paradinha na praia de Viração para um mergulho. Aí sim, siga para o Terminal marítimo. Se quiser saber tudo da Bandeira Azul, veja neste link.

Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, entre as cinco praias de Bandeira Azul do Brasil

Em uma ponta da praia você tem a igrejinha de Nossa Senhora de Guadalupe, construída pelos portugueses em Ponta de Nossa Senhora no séc. XVII. No alto do cume em que se encontra, foi instalado um mirante. Na outra ponta da orla, outro mirante dando uma visão geral da Baía de Todos os Santos. De lá dá para ir andando para a praia de Viração por terra. Essa faixa de areia é bem mais deserta e não tem barracas ou vendedores, então leve o que forem precisar, mas não se esqueçam de deixar tudo limpo ao sair: preserve!

Praia de Viração na Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades. Foto: Fábio Marconi

Nesta hora vocês já vão estar famintos. Que tal fazer uma bela refeição e comer também com os olhos? Seu destino é o Restaurante da Preta, um daqueles esconderijos na Baía de Todos os Santos. O ambiente é lindo, todo decorado com antiguidades e artesanato. Não deixe de provar a moqueca de camarão com polvo, o sorvete de coco verde com tapioca e mel de caldo de cana com gengibre. Quer saber tudo sobre o local? Clica neste link.

Restaurante da Preta. Moqueca dos deuses e deusas! Foto: Angeluci Figueiredo / Divulgação

Na volta, um pôr do sol no mar

Para fechar com chave de ouro, voltem em tempo de pegar o pôr do sol do mar. Quem mora aqui, vai ter certeza que está no lugar certo. Os que não moram, vão querer, no mínimo, voltar, voltar e voltar… Na chegada ao Bahia Marina, o Restaurante Lafayette é a pedida.

Lafayette. Ambiente. Foto: Mr White.

Tem inspirações mediterrâneas, fica de frente para a baía e tem mesas embaixo de uma grande árvore. Um charme. Quem não quiser comer, a carta de vinhos da casa tem mais de cem rótulos. Excelente para um último drink antes da despedida ou do “te vejo mais tarde na balada”!

Serviço

Pousada do Boqueirão
Endereço: Rua Direita de Santo Antônio, 48 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador-BA, 40301-280
Telefone: (71) 3241-2262 (ligue antes para reservar o café da manhã)

Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe
Terminal Marítimo.
Importante saber que os visitantes pagam uma taxa de R$ 10,00 para entrar na ilha, e o cais fica aberto das 9h às 16h, mas você pode desembarcar direto na praia fora desses horários também, em pontos que não tenham boias de proteção para banhistas.

Restaurante da Preta
Endereço: Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades, Salvador.
Telefone: (71) 99326-7461 – apenas com reservas.

Restaurante Lafayette
Funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 15h e das 18h à 0h. Sexta e sábado das 12h a 1h. Domingo das 12h às 22h.
Endereço: Avenida Lafayete Coutinho, 1010, Bahia Marina, Comércio, Salvador
Importante: acesso para deficientes, wi-fi, ar condicionado e estacionamento.

Como chegar na ilha?

Importante: prefira agendar com pelo menos 72h de antecedência.

Para Ppasseios especiais
Lanchas, yachts e catamarãs: Passeios mais intimistas, românticos, em família ou para pequenos grupos

Marinheiro Rafael.
Liga que ele organiza tudo e faz o passeio do jeito mais adequado ao seu grupo
Rafael: 71 99403-0560

Bahia Passeios
www.bahiapasseios.com.br
Aluguéis de lanchas, yachts, escunas e catamarãs.
Telefone: (71) 99900-7741 / (71) 3179-1718

Charter Náutico
www.charternautico.com.br
Telefone: (71) 99146-5870
O veleiro é privado, foi projetado para Charter. Possui equipamentos modernos e instalações confortáveis. Alugue um veleiro tripulado, com comandante presente, assim você só se preocupa em curtir a vista e a velejada.


Foto: Marcela Figueiredo e Lucas Araponga

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
21
Duração aproximada
6 horas - 9hs
Seu bolso
Localização

Outros Roteiros

Agenda

16
Jan
17
Jan
18
Jan
19
Jan
20
Jan
21
Jan
22
Jan
23
Jan
24
Jan
25
Jan
26
Jan
27
Jan
28
Jan
29
Jan
30
Jan
31
Jan
01
Fev
02
Fev
03
Fev
06
Fev
07
Fev
08
Fev
09
Fev
10
Fev
11
Fev
12
Fev
13
Fev
14
Fev
15
Fev
16
Fev
17
Fev
21
Fev
22
Fev
23
Fev
24
Fev
26
Fev
27
Fev
01
Mar
02
Mar
03
Mar
04
Mar
05
Mar
11
Mar
12
Mar
13
Mar
01
Abr
02
Abr
03
Abr
10
Nov
18
Nov
Ver mais em Agenda