Comida grega e mapping no Porto

Salvar nos favoritos
Restaurante Egeu - Foto: Assessoria

Sobre o passeio

Inaugurado em Janeiro de 2017, o restaurante Egeu, de comida mediterrânea, fica num local privilegiado: na Ladeira da Barra, de frente para a Baía de Todos os Santos. A cozinha é comandada pelo chef Antônio Santiago, com receitas mediterrâneas tradicionais e contemporâneas, feitas com ingredientes frescos para pratos deliciosos.

Foto: Assessoria/ Divulgação

A concepção da casa tem toques da Grécia não só no cardápio, mas também na decoração. Tanto na varanda, quanto nas mesas de dentro, se tem uma vista linda da baía. Nossa dica é fazer um almoço daqueles demorados, com muita prosa, comendo um dos pratos saborosos do restaurante e depois se entregar à História da Bahia contada em fotos, logo ali pertinho.

Foto: Assessoria/ Divulgação

A história contada em imagens épicas deste lindo Estado

Logo ali pertinho, no Porto da Barra, o Forte de Santa Maria abriga o Espaço Pierre Verger, Museu da Fotografia da Bahia. Em um único lugar, é possível viajar por todo o Estado, e por cada canto dessa cidade: as fotografias são de tirar o fôlego. Grandes profissionais captaram imagens da Bahia por diferentes olhares, mostrando a diversidade cultural dessa terra maravilhosa.

Foto: Fábio Marconi.

Bem tecnológico, tem projeções, salinha-cinema, mapa interativo e realidade virtual. Além do legado do etnólogo e fotógrafo franco-baiano Pierre Verger, tem também o olhar de mais 60 fotógrafos que tenham nascido ou fixado residência na Bahia. Depois do passeio, vale também se debruçar na fortificação e olhar a praia e o Farol da Barra de um outro ângulo. Também é muito interessante parar ali para ver o movimento do mar na maré vazante e sentir a força mutante que a natureza tem. Tente sair antes do pôr-do-sol, para dar tempo de ir com calma ao outro forte, ali na outra extremidade dessa baía. Todas as informações, neste link.

Um universo virtual de relevos, texturas e as cores

Caminhe pela orla e vá para o outro forte, o São Diego. Lá tem o cimento, os relevos, a textura e as cores de Hector Julio Páride Bernabó, o Carybé, representados neste que é o Centro Tecnológico de referência da vida e da obra do artista. Tem vários recursos de mídia digital e realidade virtual. É um ótimo passeio também para as crianças, que ficam loucas interagindo com sua própria forma, projetada na parede.

Foto: Fábio Marconi.

Se você tiver seguindo esse roteirinho, não vai precisar pagar novamente: o ingresso dá direito aos dois espaços, tanto o da fotografia, quanto o do Carybé. Para completar, diariamente, das 18h15 às 19h, imagens do acervo são projetadas na técnica de vídeo mapping, na fachada desses dois fortes. Tão colorido!!! Lindo, lindo! Neste forte, o deck de madeira é uma excelente opção para assistir. Rola de sentar por ali mesmo no chão… ou ver um pouquinho ali e depois sair correndo para terminar o dia vendo a projeção também do outro forte.

Foto: Fernanda Slama

Serviço:

Restaurante Egeu
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2830 – Vitória, Salvador-BA
Horário de funcionamento: quarta, das 12h à 0h. De quinta a sábado, das 12h às 2h. Domingo, das 12h às 20h.

Museu da Fotografia da Bahia – Espaço Pierre Verger
Endereço: Forte de Santa Maria. Salvador-BA, 40130-000
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 11h às 19h.

Espaço Carybé das Artes
Endereço: Forte de São Diego. Salvador-BA, 40130-170
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 11h às 19h

Por Fernanda Slama
Coordenadora de Conteúdo

Fotos do Museu da Fotografia da Bahia e do Espaço Carybé das Artes por Fábio Marconi


Restaurante Egeu - Foto: Assessoria

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
15
Duração aproximada
4
Seu bolso
Localização
Av. Sete de Setembro, 2830 - Vitória, Salvador – BA

Outros Roteiros

Agenda

26
out
27
out
28
out
29
out
30
out
01
nov
02
nov
Ver mais em Agenda